terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mônica Bergamo

Lei Maria da Penha levou 38 mil homens à prisão em 2012

O total de prisões de homens no país enquadrados na Lei Maria da Penha em 2012 deve chegar a 38 mil até dezembro. Serão também 33 mil flagrantes e 5.000 prisões preventivas. A projeção, que será divulgada nos próximos dias, é feita com base em processos judiciais em andamento.
ASSINADO
Os números são compilados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, comandada pela ministra Eleonora Menicucci, e também pelo Ministério da Justiça e pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
ASSINADO 2
Em 2011 foram 30 mil prisões, 26.269 flagrantes e 4.000 prisões preventivas.
NO MESMO LUGAR
"Não vai acontecer nada", diz interlocutor frequente de José Serra (PSDB-SP) sobre o tão esperado dia D, em que ele anunciará se vai ou não migrar do ninho tucano para outro partido. A decisão tem que ser tomada nesta semana, já que no dia 5 se esgota o prazo para que candidatos se filiem a novas legendas para se candidatar a cargos eletivos em 2014.
NA FILA
Alberto Saraiva, presidente do Habib's, é uma das estrelas do conselho gestor empossado ontem por David Uip, secretário estadual de Saúde de SP. "Ele vende 690 milhões de esfirras por ano em 400 unidades no país. Se não entender de logística e de fila, um dos nossos maiores problemas, quem entende?", diz David Uip.
QUEM PAGA
Na primeira reunião do conselho, a visão de empresários como Manuel Tavares de Almeida Filho, do Banco Luso-Brasileiro, que priorizavam problemas de gestão em suas falas, se contrapôs à dos médicos. "É importante que vocês reconheçam que o problema da saúde é a falta de recursos. Sem recurso, não há gestão", afirmou, por exemplo, Antonio Carlos Forte, superintendente da Santa Casa de SP.
QUEM PAGA 2
O governador Geraldo Alckmin, que é anestesista, deu breve aula sobre o setor. "A medicina hoje está caríssima. No meu tempo de estudante, o médico tinha um estetoscópio. Hoje são exames e mais exames. E há uma mudança demográfica. O Brasil está envelhecendo. O número de estudantes nas escolas diminui e o de pacientes em hospitais aumenta. É preciso financiar isso. O setor da saúde será um dos maiores orçamentos e também um dos maiores empregadores do mundo", afirmou.
COLARINHO
Greg Salibian/Folhapress
Seu Jorge inaugura hoje nos Jardins o primeiro bar de uma cervejaria que está abrindo em sociedade com Dinho Diniz e Otávio Veiga; os três já planejam construir uma unidade da premium Karavelle no Rio de Janeiro.
BOLADO
Depois de tuitar ao lado de Dilma Rousseff, o dono do perfil Dilma Bolada quer agora encontrar o ex-presidente Lula. "Adoraria promover a interação dele com a personagem", diz Jeferson Monteiro. O autor afirma que a sátira ganhou 15 mil seguidores no Facebook e 10 mil no Twitter desde sexta, quando ele esteve com a petista em Brasília.
TEMPO
O governo de São Paulo estipulou prazo maior para o recolhimento do ICMS dos contribuintes de Taquarituba, que foi atingida por um tornado na semana passada. Os impostos de setembro, outubro e novembro poderão ser pagos até a data do vencimento do mês seguinte.
DOCE MEL
Ignácio de Loyola Brandão passou por 46 cidades brasileiras no último ano. Os relatos do que viu e ouviu estão no livro "O Mel de Ocara - Ler, Comer e Viajar", que será lançado amanhã. "O mel foi um presente dos mais comoventes que recebi de uma analfabeta de 80 anos em Ocara, no Ceará", diz. Ao entregar a ele a lembrança, a senhora disse: "Foi feito pelas abelhinhas do meu quintal". "O melhor cachê que já recebi", afirma o escritor.
ENTRE AMIGOS
A empresária Helena Mottin recebeu convidados em festa de aniversário organizada para o marido, Edinho Veneziani, na sua casa. A estilista Cecília Neves, o casal de empresários Miguel e Carin Mofarrej, o ex-ministro Nelson Jobim e o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira foram ao evento. O editor Pedro Paulo Sena Madureira e Marcello Camargo, filho de Hebe Camargo, também estiveram lá.

Helena Mottin faz festa para o marido

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
A empresária Helena Mottin organizou festa de aniversário para o marido, Edinho Veneziani, na sexta (27), em sua casa no Itaim Bibi
CURTO-CIRCUITO
O Paço das Artes inaugura hoje, às 19h, a mostra coletiva"Arquivo Vivo".
Paulo Freire é homenageado hoje em audiência pública das comissões de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Gilberto Dimenstein e Raquel Rolnik estão na equipe do site Enem Nota Máxima, da editora LeYa.
com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário