terça-feira, 22 de outubro de 2013

Estudos revelam história do oxigênio no planeta - CARL ZIMMER

folha de são paulo

DO "NEW YORK TIMES"
Ouvir o texto
The New York Times
Para Donald E. Canfield, existe algo incrível a cada vez que respiramos. "As pessoas consideram o oxigênio um fato consumado porque ele está aí e o respiramos o tempo todo", disse o doutor Canfield, geoquímico na Universidade do Sul da Dinamarca. "Mas nós temos o único planeta conhecido que possui oxigênio."
O que é ainda mais surpreendente é que a Terra começou com uma atmosfera sem oxigênio. Passaram-se bilhões de anos antes que houvesse oxigênio suficiente para que animais como nós pudessem viver.
Os cientistas continuam fazendo descobertas. Recentemente, o doutor Canfield e seus colegas publicaram alguns estudos que forneceram pistas significativas sobre alguns dos capítulos mais importantes da história do oxigênio na Terra. Eles estão descobrindo que nossa atmosfera é o resultado de uma complexa dança entre geologia e biologia.
Para estudar a antiga atmosfera, os geoquímicos examinam as "impressões digitais químicas" deixadas nas rochas. Algumas contêm moléculas que só poderiam ter se formado na presença de oxigênio.
Quando eles examinam as rochas mais antigas da Terra, não encontram vestígios de oxigênio na atmosfera. Suas pesquisas indicam que o ar primordial da Terra era formado principalmente por dióxido de carbono, metano e nitrogênio. Os raios de sol criavam um pouco de oxigênio livre, ao separá-lo do dióxido de carbono e outras moléculas. Mas o oxigênio desaparecia logo depois de se formar.
Isso porque o oxigênio é um elemento extremamente amigável, formando ligações com um amplo leque de moléculas. Ele se ligava ao ferro nas rochas, por exemplo, criando ferrugem. Em outras palavras, nosso planeta foi um gigantesco vácuo de oxigênio em seus primeiros anos.
Isso mudou há cerca de 3 bilhões de anos. Na edição de 26 de setembro da revista "Nature", o doutor Canfield e seus colegas relataram impressões digitais de oxigênio nas rochas daquele período. Eles estimam que a atmosfera tinha apenas 0,03% dos níveis de oxigênio atuais.
Mas isso marcou uma enorme mudança na química terrestre.
A luz do sol por si só não poderia ter colocado tanto oxigênio na atmosfera.
Somente a vida poderia.
Alguns micróbios tinham desenvolvido a capacidade de realizar a fotossíntese. Flutuando na superfície do oceano, eles usavam a energia solar para crescer com dióxido de carbono e água e liberavam oxigênio como dejeto. Grande parte do oxigênio liberado por esses micróbios fotossintéticos era sugada da atmosfera pelo vácuo da Terra.
Mas uma pequena quantidade de oxigênio permanecia para trás porque parte da matéria orgânica dos micróbios mortos afundava da superfície do oceano para o leito, onde o oxigênio não podia reagir com ele.
O oxigênio permanecia no ar.
O oxigênio continuou bastante escasso durante algumas centenas de milhões de anos.
Mas, durante esse tempo, o vácuo da Terra enfraqueceu. O planeta esfriava e, por isso, os vulcões expeliam menos hidrogênio na atmosfera para sugar oxigênio.
Em seu novo livro, "Oxygen: A Four Billion Year History" [Oxigênio: uma história de quatro bilhões de anos], o doutor Canfield sugere que esse vácuo fraco promoveu um súbito aumento no oxigênio que os geoquímicos veem nas rochas de cerca de 2,3 bilhões de anos atrás. "Agora chegamos ao ponto em que a Terra se acalmou o suficiente para que o equilíbrio se incline a favor do oxigênio."
Em uma reportagem recente em "The Proceedings of the National Academies of Sciences", Canfield disse que havia tanto oxigênio na atmosfera que ele penetrou 300 metros no oceano. Segundo ele, o oxigênio pode ter sido tão abundante quanto hoje, pelo menos durante algum tempo.
Mas esse processo gerou seu próprio fim. Os micróbios desceram até o leito marinho, criando rochas ricas em carbono. Mais tarde, as rochas foram erguidas para formar terra seca, onde puderam reagir com o oxigênio, extraindo-o da atmosfera. A vida e a Terra continuaram brincando com o "botão" de oxigênio nos últimos 2 bilhões de anos.
Conforme o doutor Canfield conhece melhor a história tumultuada da Terra, ele tem menos certezas sobre seu futuro. "Não estou certo de que temos uma boa previsão", disse. "Isso depende muito dos caprichos da geografia."

Rosely Sayão

Quem precisa de balada?

FOLHA DE SÃO PAULO
Ouvir o texto

Muitos pais de adolescentes --mães, principalmente-- estão às voltas com a questão das baladas que os filhos dizem querer ir. E elas pagam muitos micos por conta disso, segundo as palavras de uma delas.
Elas vão pesquisar as baladas para saber se são consideradas boas ou se costumam apresentar problemas dos mais variados tipos, procuram saber se o clima é violento e quem costuma frequentar.
Aqui, elas procuram identificar grupos de determinadas escolas, bairros e até mesmo de classes sociais. Elas querem evitar que os filhos participem de grupos que elas consideram muito diferentes dos deles.
É que muitas delas consideram inevitável que o filho frequente as casas que produzem tais eventos e não sabem como evitar, mesmo quando elas mesmas percebem impedimentos. A idade, por exemplo.
Muitas casas de baladas só permitem a entrada de maiores de 18 anos. Mas, sabemos que os jovens conseguem facilmente documentos falsificados para ter acesso à balada que ele diz tanto querer ir. E muitas mães não só sabem disso, como até colaboram para que os filhos consigam tais documentos.
O envolvimento dessas mães com o assunto "baladas" é tão intenso que parece ser caso de extrema necessidade o filho estar presente nesse tipo de festa. Será mesmo? Vamos pensar a esse respeito.
Primeiramente, vamos lembrar que os jovens, hoje, estão totalmente submetidos à ideologia do consumo. "Consumo, logo existo" tem sido uma máxima a nos guiar em nossas vidas. Logo, na deles também.
Frequentar baladas, ingerir bebida alcoólicas muitas vezes além do limite físico --e insisto no termo ingerir em lugar de beber, porque a maioria deles ainda não sabe desfrutar de uma bebida alcoólica--, repetir os mesmos programas que os colegas, ir a lugares para "ver e ser visto": estas e outras possibilidades parecem, aos adolescentes, escolhas que são deles.
Mal sabem eles que não são eles que escolhem e sim que são os escolhidos para consumir tudo isso.
Será que eles gostam tanto assim desses programas? Tenho cá minhas dúvidas, e eles também.
Muitos até dizem que é isso o que eles têm de fazer para se divertir, relaxar do estresse da vida, ter prazer ao ficar com garotas ou garotos.
Que eles não se conheçam bem, que não percebam que ir a uma balada não é uma programação vital, que não entendam criticamente o que se passa na cabeça deles e no mundo que os rodeia e tenham dificuldades para encontrar outros tipos de lazer é compreensível.
Mas, tentar entender as razões que muitas mães de adolescentes têm para se envolver com unhas e dentes com esse anseio dos filhos, já é mais complexo.
Sim, elas também estão submetidas ao consumo e aderiram à ideia de que os filhos precisam --precisam!-- ter seus momentos de diversão e que isso significa ir à balada.
E elas fazem de tudo para propiciar esses momentos aos filhos, mesmo que lá no fundo discordem do fato, tenham receios.
Desagradar o filho? Permitir que ele fique de fora do estilo de vida dos colegas próximos? Enfrentar a resistência dele ao não?
Para muitas, tem sido mais tranquilo atender ao pedido do filho, mesmo contra a vontade.
Mas, se elas soubessem que há coisas muito mais importantes rondando a cabeça desses jovens --como o futuro próximo, a dificuldade de amar e de se relacionar, por exemplo--, certamente elas não dariam a menor importância aos pedidos deles para ir à balada.
rosely sayão
Rosely Sayão, psicóloga e consultora em educação, fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola no ato de educar e dialoga sobre o dia-a-dia dessa relação. Escreve às terças na versão impressa de "Cotidiano".

Mirian Goldenberg

folha de são paulo
Botox no cérebro
Quem busca a 'bela velhice' quer, mais do que tudo, encontrar um significado para a última fase da vida
Escrevi para a Folha, em novembro de 2012, o texto "A bela velhice".
Um fato me chamou a atenção. Costumo receber muito mais mensagens de mulheres comentando os meus textos. No caso de "A bela velhice" só recebi e-mails de homens. O primeiro foi o seguinte:
"Cara Mirian, tenho 69 anos, acabei de me aposentar. Ler o seu texto me deu ânimo para buscar alternativas mais prazerosas para o futuro. Estava em busca de cursos de reciclagem. Sua crônica me induziu à reflexão: estou cheio de ser o que sempre fui profissionalmente. Mais do que isso: você me deu forças para buscar algo novo e que me dê prazer. Muito obrigado."
Os leitores enfatizaram o desejo de estudar e de trabalhar em algo que lhes dê prazer. Querem ser produtivos e ativos nessa fase da vida. Não querem apenas ocupar o tempo, passar o tempo, preencher o tempo, perder tempo. O tempo, para eles, é algo extremamente valioso e não pode ser desperdiçado.
Eles gostaram, particularmente, da ideia de ter um projeto de vida na velhice. Eles não precisam mais, mas querem continuar trabalhando em algo que dê sentido às suas vidas. Eles querem, mais do que tudo, encontrar um significado para a última fase de suas vidas.
Cheguei à conclusão de que o lema para uma "bela velhice" poderia ser: "eu não preciso (mais), mas eu quero". Eles querem ter tesão no que fazem, envelhecer do jeito que escolheram e não de acordo com as convenções sociais. Não querem se aposentar de si mesmos.
Em uma entrevista sobre a passagem do tempo e a velhice, a atriz Marieta Severo, de 66 anos, disse: "Vejo tanta gente preocupada em colocar botox na testa, eu queria poder colocar botox no cérebro. Tenho verdadeiro pavor de perder a capacidade mental, é isso o que mais me assusta quando penso na velhice. Quero ser uma atriz velha com capacidade de decorar um texto, quero ser lúcida na vida e na família".
A "bela velhice" não é um caminho apenas para celebridades. A beleza da velhice está exatamente na sua singularidade. E também nas pequenas e grandes escolhas que cada indivíduo faz, em cada fase da vida, ao buscar concretizar o seu projeto de vida e encontrar o significado de sua existência.
miriangoldenberg@uol.com.br

    Ives Gandra da Silva Martins

    folha de são paulo
    O direito e a liberdade do intérprete
    A adoção da teoria do domínio do fato, sem que haja provas materiais consistentes, pode trazer insegurança jurídica
    Causou-me um misto de perplexidade e bom humor que uma longa entrevista concedida à brilhante jornalista Mônica Bergamo fosse quase que inteiramente ignorada e que apenas dois parágrafos dela causassem desproporcional impacto.
    Tive mesmo a impressão de que --para muitos-- aqueles dois parágrafos estariam a concentrar não só tudo o que escrevi na vida, mas toda a minha concepção jurídica da ordem social.
    Na entrevista, eu disse que a teoria do domínio do fato, tal como foi aplicada na ação penal 470, trazia insegurança jurídica e que, se tivesse que ser aplicada, quem teria o domínio do fato completo seria o presidente da República.
    Como um velho e modesto advogado provinciano, aprendi com meus mestres --à época em que os lentes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco eram criadores de teorias, e não reprodutores eletrônicos ou presenciais de teorias alheias-- que a letra da norma, na esmagadora maioria das vezes, exterioriza o seu conteúdo.
    Meu velho e saudoso mestre Canuto Mendes de Almeida abominava as sofisticações teoréticas, lembrando sempre que, por destinar-se a ser aplicado, deve o direito ser inteligível pela sociedade, pois a clareza do legislador atesta a fidalguia do governante.
    Claus Roxin não foi o criador da teoria do domínio do fato, embora seu mais conhecido intérprete. Adaptou-a de Hans Welzel, seu verdadeiro autor, à sua concepção própria, e não pretendeu impedir outros juristas de fazerem o mesmo. Em direito, não há marcas e patentes a serem preservadas, e a ministra Rosa Weber (Supremo Tribunal Federal), quando a ela se referiu, apresentou-a conforme sua leitura.
    Quando, nos dois parágrafos e na breve nota que publiquei na Folha, aludi a seu criador (Welzel) e a seu mais conhecido intérprete e inovador (Roxin), apenas disse que tal teoria, segundo o meu direito de interpretá-la, foi aplicada à falta de prova material consistente.
    Lembro que, se há prova material contra quem comanda uma ação, a teoria é despicienda. As provas por si só já servem para condenar e, conforme o nível da participação do protagonista na condução dos atos delituosos, as penas serão agravadas. Quando as provas materiais inexistem, havendo apenas indícios ou provas testemunhais, é que se lança mão de uma teoria agregadora do comando.
    A aplicação de teoria do domínio do fato a Rafael Videla (Argentina) e a Alberto Fujimori (Peru) decorreu de serem presidentes da República. Embora os crimes tenham sido praticados por seus subordinados, estavam estes sob seu comando.
    É bem verdade que Hans Welzel não conseguiu a aplicação da teoria aos crimes praticados pelo partido nazista. Para Welzel, quem determina a execução do crime não é dele partícipe, mas autor.
    O certo é que os ministros do STF que se referiram à teoria interpretaram-na com a liberdade própria de doutrinadores, não podendo ser criticados de o terem feito, de acordo com suas convicções.
    Eu, pessoalmente, nos dois curtos parágrafos da longa entrevista, discordando da conformação que a jurisprudência brasileira dá à teoria do domínio do fato e dos eminentes ministros que a adotaram, suscitei minha preocupação de que sua adoção, sem que haja provas materiais consistentes, pode trazer insegurança jurídica. E manifestei minha preferência, em direito penal, pela teoria que levou o Supremo Tribunal Federal, após o impeachment do presidente Collor, a absolvê-lo por falta do nexo causal entre conduta e resultado e de prova material consistente.
    O aspecto positivo dos dois parágrafos, todavia, foi abrir-se um debate sobre a matéria, que permitirá o aparecimento de novas exegeses sobre o tema levantado por Hans Welzel em 1939.

    Vladimir Safatle

    folha de são paulo
    Violência e silêncio
    Passeatas de professores que acabam em depredações e batalhas campais, invasões de institutos que fazem pesquisas com animais, manifestantes que ateiam fogo no Palácio Itamaraty. Ao perguntarmos sobre o que pode significar a constância, cada vez maior na política brasileira, de fenômenos violentos como esses, duas grandes explicações são fornecidas.
    A mais clássica gostaria de nos levar a acreditar que estaríamos diante de simples atos de vandalismo, normalmente feitos por jovens pro- todelinquentes inebriados por seus delírios narcísicos de onipotência e infiltrados em meio a manifestantes de boa vontade.
    A segunda é o mero resultado da inversão de sinais, fornecendo-nos uma visão romanceada daqueles que responderiam à violência poli- cial com uma violência legítima. Melhor seria se procurássemos analisar tal violência como um profundo sintoma social da vida política nacional contemporânea.
    O psicanalista Jacques Lacan gostava de lembrar como aquilo que é expulso do universo simbólico sempre retorna no real. Quando não é possível simbolizar uma experiência ou um desejo, ele retorna como uma reação bruta, que acaba por expressar como o próprio universo simbólico se encontra bloqueado.
    Já há algum tempo, a política brasileira tem expulsado muita coisa de seu interior. Tendendo, cada vez mais, a se limitar a discussões gerenciais sobre modelos relativamente consensuais de gestão socioeconômica (vide o debate recente sobre o dito "tripé econômico", do qual ninguém parece discordar), ela perde a possibilidade de mobilizar populações por meio de alternativas não testadas e que ainda contenham um forte potencial criativo. Assim, ela perde também a capacidade de acolher demandas que, mesmo sendo urgentes, sempre colidem com boas justificativas tecnicistas para serem deixadas para mais tarde.
    A política brasileira tem se transformado, com isso, na arte do silêncio. Arte de passar em silêncio sobre democracia direta, como pagar dignamente professores, como implementar uma consciência ecológica radical, como quebrar a oligopolização da economia, como taxar mais os ricos e dar mais serviços aos pobres. Mas também a arte de tentar silenciar descontentes.
    Nesse contexto de mutismo, a violência aparece como a primeira revolta contra a impotência política. A história está cheia de exemplos nos quais as populações preferem a violência genérica à impotência. Ainda mais quando se confrontam com uma brutalidade policial como a nossa. Como todo sintoma, há algo que essa violência nos diz. A resposta a ela não será policial, mas política.

    Ilhados - Pedro Soares

    folha de são paulo
    Ilhados
    RIO DE JANEIRO - Quase alheios aos protestos do lado de fora, executivos do setor de petróleo discutiam, na manhã de ontem, os últimos detalhes do primeiro leilão do pré-sal em um hotel na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).
    A manifestação, que culminou em violência, não constava da lista de assuntos preferidos. Os temas mais recorrentes eram a presença dos chineses na oferta, que acabou sendo tímida, e se haveria um segundo interessado no megacampo de Libra --o que não ocorreu.
    Do lado de dentro, só o som das bombas rompia a tranquilidade dos instantes anteriores ao certame. E isso apenas quando o barulho se intensificou, por volta da hora do almoço. No momento do leilão, a manifestação já tinha perdido força e saiu complemente do radar dos executivos.
    O único a demonstrar alguma preocupação era o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que, todo tempo, tentava tranquilizar a imprensa e o Planalto. Repetia que a situação estava dentro do controle e minimizava o protesto violento, que teve feridos.
    Findo o leilão, o governo comemorou a presença no consórcio vencedor das gigantes Shell e Total, ao lado da majoritária Petrobras.
    Para os defensores do monopólio estatal no setor do petróleo restou apenas protestar diante da necessidade urgente da União de reforçar seu caixa com os R$ 15 bilhões a serem pagos pelos vencedores, o que fez o governo antecipar o leilão em um mês para o dinheiro entrar no cofre ainda neste ano.
    Nem mesmo o chamamento de alguns petroleiros para que os "black blocs" engrossassem a manifestação teve resultado. Em mais um ato que tinha tudo para ser uma manifestação democrática, os mascarados e seus simpatizantes promoveram a violência e acabaram com a festa --para a qual, dessa vez, tinham sido convidados.

      Helio Schwartsman

      folha de são paulo
      Experimentação animal
      SÃO PAULO - É moralmente lícito fazer experimentos com cães? A meu ver, a mais consistente defesa dos animais vem pelo pensamento de Peter Singer, que é um consequencialista radical, isto é, alguém para quem o valor de uma ação é dado não por princípios deontológicos, mas pelos resultados que produz.
      Nesse contexto, agir moralmente é não infligir sofrimento desnecessário e maximizar o bem-estar. Isso já basta para legitimar experimentos que produzam mais bem do que mal.
      Para Singer, tais considerações valem não só para o homem, mas para todos os seres sencientes. Daí não decorre que não exista diferença entre uma criança e um pernilongo. Há uma hierarquia entre os seres vivos, que é dada por sua capacidade de experimentar dor e por seu grau de consciência. Vegetais aparecem lá embaixo e mamíferos vêm no alto. Complicador: uma pessoa em coma pode valer menos que um cachorro saudável. Singer aceita bem isso.
      Outro momento em que a porca torce o rabo para os consequencialistas é na hora de fazer as contas. Não é difícil admitir o sacrifício de algumas cobaias para encontrar a cura para uma doença fatal que afete milhões de pessoas, mas e quando os valores envolvidos são mais etéreos? Quantas dores de cabeça humanas justificam matar um ratinho?
      Não há resposta final. Para o vegetariano, abater um mamífero para comê-lo é errado, mas a maioria das pessoas e a totalidade das espécies carnívoras não pensam assim.
      A meu ver, a posição ética aqui é tentar limitar cada vez mais experimentos fúteis, como os que envolvem cosméticos, e seguir adiante com aqueles que, um dia, poderão resultar em benefícios mais palpáveis.
      Não há como avançar no conhecimento de doenças sem infligir sofrimento a cobaias. E não dá para invocar o consequencialismo, que funciona tão bem para estender considerações éticas aos animais, e jogar fora as partes que nos desagradam.
      helio@uol.com.br

        Libra na balança - Editoriais FolhaSP

        folha de são paulo
        Libra na balança
        Resultado do primeiro leilão do pré-sal ficou sem competição e sem ágio; governo só pode festejar os R$ 15 bilhões de reforço fiscal
        O leilão do campo de Libra, primeiro do pré-sal, esteve longe de fracassar --afinal, carreará R$ 15 bilhões do bônus de assinatura ao Tesouro, uma boa dose de fortificante para a saúde fiscal do país. Mas até o governista mais renitente terá dificuldade em tomar o resultado como um sucesso.
        A competição por um dos maiores depósitos de petróleo descobertos no mundo na última década não teve ágio. E houve um único concorrente, o consórcio composto por Petrobras (10%, além dos 30% de participação obrigatória), Shell e Total (20% cada uma), mais as estatais chinesas CNPC e CNOOC (10% cada uma).
        Pelo novo regime de partilha da produção, o pagamento para obter a concessão por 35 anos estava fixado nos R$ 15 bilhões. Ganharia o leilão quem assumisse o compromisso de entregar à União a maior parcela de óleo extraído, com um mínimo de 41,65% estabelecidos no edital. O consórcio vencedor não ofereceu uma gota além desse percentual.
        Caem por terra, com o desenlace modesto, as expectativas desmedidas que o pré-sal suscitou de início. Uma mescla tóxica de ufanismo e índole estatizante impregnou o modelo da partilha e impôs a Petrobras como operadora única dos campos, uma das razões que afugentou outros concorrentes.
        Há desconfiança quanto à capacidade da estatal brasileira de suportar o desafio. A Petrobras é a empresa não financeira mais endividada do globo, segundo o Bank of America Merrill Lynch, com US$ 112,7 bilhões em obrigações --além do compromisso de investir mais de US$ 200 bilhões para ampliar a produção com o pré-sal.
        O caixa da estatal é drenado pelo acionista principal, a União. O Planalto, que teima em não reajustar a gasolina, alinhando seu preço ao internacional, reluta mais ainda após o recuo recente da cotação do dólar, que faz encolher momentaneamente o subsídio concedido ao consumidor brasileiro.
        Somados a isso a exigência temerária de um mínimo de conteúdo local em equipamentos e serviços e uma previsível disputa intraestatal de comando sobre os novos campos, envolvendo Petrobras, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a recém-criada Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), não admira que investidores internacionais se tenham retraído. Não por acaso já se fala em rever as regras de licitação de outras áreas do pré-sal.
        Diante dos empecilhos à exploração das jazidas criados pelo viés estatizante das administrações petistas, parece ainda mais desconcertante a violência sectária desencadeada em frente ao hotel onde se realizou o leilão.
        O que pretendiam os manifestantes, que a fragilizada Petrobras fosse encarregada de 100% da exploração? Aí, sim, é que a promessa do pré-sal ficaria para as calendas.
        Ao menos esse mérito há de reconhecer ao governo Dilma Rousseff, o de ter enfrentado o nacionalismo sindical e seguido em frente com o arriscado leilão --embora se suspeite que seu objetivo maior fosse reforçar a todo custo o combalido superavit primário.

        EDITORIAIS
        editoriais@uol.com.br
        A ficção da saúde
        Imagine a cena. No Brasil profundo, em uma cidade com menos de 20 mil habitantes, uma clínica médica resolve desviar recursos do Sistema Único de Saúde, o SUS.
        O golpe é simples. Trata-se de emitir recibos de procedimentos médicos nunca realizados e receber verbas como se o atendimento tivesse sido prestado. Para identificar o paciente, basta registrar pessoas mortas ou repetir até 201 vezes o nome de um mesmo indivíduo --ainda que para consultas efetuadas em um único dia.
        Não parece muito crível esse enredo, mas, não sendo um filme, a verossimilhança é irrelevante. Foi o que imaginou uma clínica oftalmológica de Água Branca, no Piauí. Segundo auditoria do Ministério da Saúde, as fraudes do estabelecimento, verificadas no ano de 2011, resultaram em extravio superior a R$ 2,5 milhões --valor que a pasta agora tenta reaver.
        Em Miranda do Norte, cidade do Maranhão com menos de 25 mil habitantes, outra situação surreal. No período de um ano, o hospital municipal atendeu 27,9 mil pessoas para tratamento de glaucoma --grupo de doenças que afetam o nervo óptico e atingem cerca de 5% da população, em geral nas faixas etárias mais avançadas.
        Foram tomados indevidamente dos cofres públicos, nesse caso, quase R$ 2 milhões. Conforme mostrou reportagem desta Folha no domingo, a esse desvio somam-se diversos outros, como aplicação irregular de recursos destinados à saúde, funcionários fantasmas, equipamentos não encontrados e licitações inexistentes.
        De 2008 a 2012, as fraudes custaram ao SUS pelo menos R$ 502 milhões, segundo 1.339 auditorias realizadas pelo governo federal.
        Em termos relativos, o montante não chega a 1% do orçamento do Ministério da Saúde em 2012. Em valores absolutos, é suficiente para construir 227 UPAs (unidades de pronto atendimento) --hoje existem cerca de 270 em todo o Brasil.
        Como se já não fosse um absurdo, a cifra pode ser ainda maior, já que as investigações são feitas após denúncia ou por amostragem. Sem fiscalização mais eficiente, essa hemorragia de recursos públicos não será estancada.

          Painel - Vera Magalhães

          folha de são paulo
          O petróleo é nosso?
          Com o resultado do leilão do campo de Libra, a principal preocupação do Planalto ontem era neutralizar as críticas de que o pré-sal foi privatizado. Auxiliares de Dilma Rousseff relatam que, apesar da esperada crítica da oposição, o governo foi pego de surpresa com a resistência de grupos ligados ao PT. O pronunciamento da presidente na TV foi gravado para acalmar esses setores. O maior temor é o de que cole no governo o carimbo de incoerência com bandeiras históricas do PT.
          -
          Rindo à toa Ao final do leilão, José Eduardo Cardozo (Justiça) foi à sala de controle de segurança montada no hotel na Barra para cumprimentar os agentes pela operação.
          Deu praia O comentário na sala era que havia "mais banhistas que manifestantes" cercando o prédio.
          Rascunho Dilma mandou seu pronunciamento para integrantes do governo que participavam do leilão no Rio para que não houvesse erro.
          Marcação Guido Mantega (Fazenda) rebate Aécio Neves (PSDB-MG), que chamou de "medíocre" o crescimento do PIB sob Dilma: "De que crescimento ele fala? Dos 3,6% dos últimos dez anos ou 2,3% de oito anos de FHC?".
          Em tempo A se confirmar a previsão de crescimento de 2,5% neste ano, a média dos três primeiros anos de Dilma será de 2,15%, menor que a do período tucano.
          Mimo Com apoio de Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Anthony Garotinho (PR-RJ) e sua mulher, Rosinha, prefeita de Campos, conseguiram a municipalização do aeroporto da cidade.
          Vapt-vupt O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), diz ser favorável à publicação de biografias não autorizadas, mas defende que o autor, em caso de difamação, enfrente processo judicial em rito sumário. Ele processou Fernando Morais por citá-lo em um livro.
          Banquete José Serra vai jantar com integrantes do PSDB baiano na quinta-feira. O anfitrião, João Gualberto, é pré-candidato da sigla ao governo da Bahia.
          Em duplas Aliados de Serra justificam o périplo do tucano pelo país: "É uma maneira de dobrar a exposição do PSDB. Eduardo Campos fez o mesmo ao atuar junto com Marina Silva".
          Resgate Pesquisa do PSDB detectou alta na avaliação de Geraldo Alckmin após divulgação de que a facção criminosa PCC teria planejado sua morte. Tucanos creditam o resultado à postura de "coragem" do governador.
          Neutro O presidente nacional do PT, Rui Falcão, nega que tenha declarado apoio a qualquer um dos pré-candidatos do partido ao governo da Bahia. No fim de semana, José Sérgio Gabrielli lançou-se dizendo ter apoio de Falcão e do ex-presidente Lula.
          De olho Interlocutores do Judiciário afirmam que Eliana Calmon entrou para valer na disputa pelo Senado na Bahia. Ela tem até abril para se filiar a algum partido.
          Estrutura Segundo relatos, a estratégia da ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça passa por reativar o discurso de combate aos bandidos de toga, polêmica durante sua gestão no órgão, e fortalecer seu grupo no Tribunal de Justiça da Bahia.
          Visitas à Folha Delcídio Amaral, senador pelo PT-MS, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Silvio Bressan, assessor de imprensa.
          Paulo Pereira da Silva, deputado federal pelo Solidariedade-SP, visitou ontem a Folha. Estava com Jorge Luis Pires, assessor de imprensa.
          TIROTEIO
          "Não é o momento de tiroteio. É hora de celebrar a privatização do petróleo pelo PT, um divisor de águas histórico para o partido."
          DE ELENA LANDAU, presidente do Instituto Teotônio Vilela do Rio e ex-diretora de desestatização do BNDES no governo FHC, sobre o leilão do campo de Libra.
          CONTRAPONTO
          Política da boa vizinhança
          Em evento do PMDB no último fim de semana no município paulista de Tatuí, o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ganharam doces do anfitrião, José Manoel Coelho (PMDB), prefeito da cidade. Quando viu os presentes, o prefeito de Tietê, Manoel David (PSD), protestou:
          --Esses doces são feitos em Tietê! Eles só foram embalados em Tatuí --brincou.
          Diante da "denúncia", Skaf, que acabara de ser lançado candidato a governador de São Paulo, rebateu, rindo:
          --Precisamos esclarecer essa questão!

            Janio de Freitas

            folha de são paulo
            Sem coluna do meio
            Resultado do leilão do campo de Libra foi péssimo ou ótimo, dependendo do ponto de vista adotado
            O resultado do leilão foi péssimo ótimo.
            O petróleo e a Petrobras ilustram com perfeição uma das mais desastrosas e irremovíveis dificuldades dos que, não importa em que grau e em que direção, temos o que é ou parece ser opinião política. Trata-se da dificuldade de distinguir o que são questões partidárias ou ideológicas e, de outra parte, as questões maiores, que dizem respeito ao país, sua realidade e seu destino.
            O leilão da área de Libra no pré-sal foi bem ilustrativo da dificuldade. Dos mesmos que lemos ou ouvimos críticas à tardança de efetivar-se o leilão, "o que impediu o país de ganhar muitos bilhões", lemos ou ouvimos que o leilão foi apressado para que o governo melhore as suas desequilibradas contas.
            Atrasado ou apressado? Depende do que convenha como oposição ao governo.
            Petróleo é riqueza estratégica e o pré-sal, se confirmados os estudos, é riqueza capaz de proporcionar um novo Brasil, a depender só de que a classe dominante não faça no país o que foi feito com a riqueza de São Paulo. Seria o caso, então, de reter a posse de toda a riqueza do pré-sal, apesar da falta de meios para enfrentar os custos gigantescos até sua exploração, retardando os seus frutos transformadores; ou partilhá-la, com ganhos menores mas antecipados, e o máximo de controle possível?
            Nacionalismo pleno ou concessão utilitária? A ideologia e eventuais afinidades com o exterior decidem.
            Há uma outra causa possível, e muito presente, para a tomada de posição diante de tais questões. É o interesse financeiro, pessoal ou grupal. Mas nisso o petróleo não se distingue de incontáveis atividades econômicas, senão todas.
            Desde que o petróleo reacendeu-se como assunto polêmico no Brasil, quando da quebra do monopólio estatal pelo governo Fernando Henrique, o confronto está, pelo menos, desprovido da dramaticidade que envolveu, há uns 60 anos e por décadas seguintes, a decisão entre preservá-lo nacionalizado ou entregar sua pesquisa e exploração ao capital estrangeiro.
            Curioso, nessa transformação, é o que se passou com os militares. O centro nervoso da batalha do petróleo foi o Clube Militar. A posição nacionalista incluía partidos de centro e grande parte da direita. O projeto do monopólio estatal foi de um deputado de direita da ainda liberal UDN. Mas, entre os militares, a presença de oficiais comunistas no nacionalismo levou os identificados com a pregação americana e antinacionalista a verem nacionalismo e comunismo como uma coisa só. A influência do militarismo no Congresso, ainda por efeito da Segunda Guerra, e muitos meios comunicação fixaram a visão estreita.
            Daí decorreu uma discriminação estúpida no meio cultural, na política, no jornalismo, da qual ainda se veem traços nítidos nas gerações mais velhas. Entre os militares o petróleo gerou ódios que, passada uma década desde o período mais agudo da batalha, no golpe de 1964 muitos adeptos da chamada "linha entreguista" vingaram-se da derrota passada, com cassações e prisões de colegas.
            O petróleo continua considerado riqueza estratégica. Os Estados Unidos compram fora e guardam o máximo possível do seu no subsolo. Os militares brasileiros, porém, não se manifestaram sobre esse tema estratégico e, portanto, também militar.
            Hoje se sabe que o leilão de Libra foi decepcionante, com uma só proposta, pela qual a Petrobras arcará com 40% dos R$ 15 bi de taxa para o Estado e dos custos subsequentes, estando já muito endividada.
            Hoje se sabe que o leilão de Libra foi muito positivo, porque a proposta trouxe a surpresa das presenças de Shell e Total, empresas privadas que avalizam e contribuem com suas experiências não estatais, e a Petrobras conseguiu deter 40% do lucro da sociedade, além dos 41% do lucro líquido a serem passados ao Estado.
            Aviso: nesse jogo não há coluna do meio.

            Jairo Marques e Rafael Garcia

            Retirada de cães de instituto afeta pesquisa anticâncer, diz cientista
            Trabalho 'foi jogado no lixo', afirma coordenador de órgão que controla experimento animal
            Alvo de ativistas em São Roque alega razão contratual para não revelar detalhes de medicamento testado
            JAIRO MARQUESRAFAEL GARCIADE SÃO PAULOA retirada de 178 cães da raça beagle de um laboratório em São Roque (a 66 km de SP) comprometeu experimentos avançados de um medicamento para tratamento contra câncer --além de fitoterápicos para usos diversos.
            A informação é do médico Marcelo Marcos Morales, um dos secretários da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e coordenador do Concea (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
            "Um trabalho que demorou anos para ser produzido, que tinha resultados promissores para o desenvolvimento do país, foi jogado no lixo", disse ele, em referência à invasão do Instituto Royal por ativistas na semana passada.
            "O prejuízo é incalculável para a ciência e para o benefício das pessoas", afirmou.
            O cientista não revelou o nome do medicamento desenvolvido, que é protegido por contrato, nem para qual tipo de câncer ele seria usado. Mas informou que se tratava de um tipo de remédio produzido fora do país e que teve a patente quebrada.
            O Royal também não detalha os experimentos alegando restrição contratual.
            Os fitoterápicos eram baseados em plantas da flora nacional e poderiam ser usados, por exemplo, para combater dor e inflamações.
            Ativistas dizem que os cães sofriam maus-tratos. O Royal nega e diz que, quando os animais forem encontrados, terão tratamento e poderão "ser colocados para doação".
            Doutor em biofísica, Morales afirma que os cientistas "também não querem trabalhar com animais", mas que o método é ainda o mais eficaz para testes de tratamentos médicos e vacinas.
            "Seria possível não nos alimentarmos mais com carne? Com pesquisa é a mesma relação. Deixamos de usar animais e vamos testar vacinas em nossas crianças?"
            Para Morales, as pessoas estão "confundindo" animais domésticos com cães que nasceram dentro de biotérios, sob condições controladas e rígidas para o uso científico.
            "O apelo do cão é muito grande, tanto é que levaram todos os beagles, mas deixaram todos os ratos."
            A autoridade brasileira responsável por aprovar pesquisas com humanos, a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) não avaliza projetos de drogas que não tenham passado por testes de segurança em animais.
            Cachorros estão em uma parcela pequena de experimentos científicos --nos quais os camundongos respondem por 74% dos animais. A maioria dos cães é usada para averiguar a toxicidade de medicamentos.

              José Simão

              folha de são paulo
              Pré-sal! Privatiza a pré-rereca!
              E a avó de um amigo meu que entendeu 'bingo' em vez de beagle! Ela gritou: 'Oba! Resgataram os bingos!'
              Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Horário de verão! Todo mundo sem noção! Que horas são? Meio-dia pras quatro! E aí perguntei prum amigo: "Adiantou o seu relógio?". "Adiantei, antes do ladrão levar!".
              E a Dilma acordou deprimida; perdeu uma hora de mandato! E uma menina no Twitter: "Hoje eu senti na pele o que é ser Rubinho Barrichello, acordei com os outros uma hora na minha frente". Rarará!
              E os beagles, os fofos! Fiquei emocionado vendo os beagles fofos sendo resgatados! E adorei a manchete do jornal "Meia Hora": "Dogblocs invadem laboratório e resgatam cachorrada da raça beagle".
              E o site Kibeloco botou a foto dum beagle fofo com a legenda: "Mexeu com o beagle, mexeu comigle". Rarará! O beagle é meu "amigle".
              E tem uma foto do Snoopy com o cartaz: "Testa no cu!" Rarará! E outra que corre na internet: "Tem o Latino, o Feliciano, a Mulher Melão, o Sarney. Pra que testar no coitado do beagle?!". Isso que é revolta, viu!
              E a avó de um amigo meu que entendeu "bingo" em vez de beagle! É verdade! Ela gritou: "Oba! Resgataram os bingos!". Rarará!
              E esse leilão do pré-sal! Eu acho essa história de pré-sal um pré no salco. Aliás, diz que a Dilma vai dar um pré no salco dos manifestantes do pré-sal! "Você é contra o leilão do pré-sal?" PAF! Pré no salco! Rarará!
              "Caiu bomba até na área", diz um manifestante. Aí virou futsal! Rarará! E um amigo quer que a Dilma privatize a pré-rereca da mulher dele! Tem pré-rereca no pré-sal!
              E diz que o Obama espionou o pré-sal e a Dilma. Ou seja, o pré-sal e a sem sal! Rarará! E eu acho que a Dilma devia privatizar o pré-sal e estatizar a Miriam Leitão! Rarará!
              E depois do pré-sal, a Dilma vai lançar mais três programas 1) Pré-primário: alfabetização para todos, coordenado especialmente pelo Lula. 2) Pré-varicação: vaca para todos! 3) Pré-claro: celular para todos! Rarará!
              E depois todo mundo tomando um pré-sal de frutas! Rarará!
              É mole? É mole, mas sobe!
              O Brasil é Lúdico! E essa placa num camping em Cabreúva: "Proibido a entrada de animais, inclusive cachorro". Tá vendo por que não pode fazer teste em cachorro? Ninguém acha que cachorro é animal. Cachorro é pet! E o beagle é meu amigle!
              Nóis sofre, mas nóis goza.
              Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

                João Pereira Coutinho

                folha de são paulo
                Homens e animais
                Os defensores da libertação animal preferem que sejam os homens no lugar dos bichos nos laboratórios?
                É uma marca de progresso: a discussão sobre os "direitos dos animais" chegou ao Brasil. Com estrondo: leio nesta Folha que centenas de cachorros foram resgatados de um instituto de pesquisa médica no Estado de São Paulo. A violência veio a seguir, com carros vandalizados ou completamente destruídos.
                Nada de novo na frente ocidental. Na Inglaterra, por exemplo, tenho amigos que trabalham com ratinhos de laboratório em suas pesquisas científicas. Nenhum deles comenta o fato em ambientes, digamos, sociais. Como bares, cinemas, restaurantes. Nunca se sabe: pode haver um fanático da "libertação animal" por perto e as coisas descarrilam facilmente.
                Como já descarrilaram no passado: histórias de insultos, ameaças de morte, agressões físicas e até profanação de sepulturas de familiares de cientistas fazem parte do cardápio. Na experimentação médica, o silêncio, e não o cachorro, é o melhor amigo do homem. Como se chegou até aqui?
                O filósofo Roger Scruton escreveu um livro a respeito ("Animal Rights and Wrongs", editora Continuum, 224 págs.) que ajuda a explicar o fenômeno.
                E o fenômeno explica-se com o declínio da religião nas sociedades ocidentais: quando os homens acreditavam que eram os seres superiores da criação, ninguém pensava nos "direitos" ou nas "sensibilidades" dos bichos. Nós, e apenas nós, tínhamos sido criados à imagem e semelhança do Pai. Não havia como confundir um ser humano com um batráquio.
                A "morte de Deus" alterou a discussão: se não existe um Pai com seus filhos prediletos, então todos somos habitantes do mesmo espaço --e todos somos, como diria o extravagante Peter Singer, criaturas dotadas de "senciência", ou seja, capazes de experimentar a dor e o prazer. Donde, evitar a dor é um imperativo tão legítimo para humanos como para animais.
                Claro que, nas teorias de "libertação animal", nem todos os animais desfrutam da mesma sorte empática: acredito que mesmo Peter Singer, nas tardes de insuportável calor australiano, também seja capaz de matar uma mosca ou duas. Mas o leitor entende a ideia: se conseguirmos imaginar um animal a falar e a cantar num filme Disney, por que não conceder-lhe estatuto moral pleno?
                Porque isso é uma aberração filosófica, explica ainda Roger Scruton sobre o argumento Disney: existem traços básicos da nossa comum humanidade que estão ausentes do restante mundo animal. São esses traços que fazem com que "nós", e apenas "nós", sejamos seres morais no sentido pleno da palavra.
                "Nós", e apenas "nós", somos capazes de julgar, meditar, revisitar o passado, planear o futuro --desde logo porque somos seres temporais por excelência, conscientes da nossa história e do nosso fim.
                "Nós", e apenas "nós", somos dotados de imaginação e, sobretudo, de "imaginação moral": somos capazes de rir, corar, sentir remorsos ou alimentar indignações (e premeditadas vinganças).
                E, talvez mais importante, "nós", e apenas "nós", somos capazes de reivindicar e defender "direitos", o que implica que "nós", e apenas "nós", somos capazes de entender o que significam certos "deveres". Como, desde logo, o "dever" de não infligir dano desnecessário sobre animais (moscas excluídas).
                Será a pesquisa científica um "dano desnecessário sobre animais"?
                Não creio, sobretudo quando contemplo as alternativas. O americano Carl Cohen, outro filósofo sobre estas matérias que também recomendo aos interessados (com o seu "The Animal Rights Debate"), é primoroso ao colocar o problema no seu duplo e potencial impasse: os defensores da libertação animal preferem que sejam os homens a tomar o lugar dos bichos nos laboratórios?
                Ou preferem antes que não existam mais cobaias nos laboratórios e que os avanços científicos possam parar de vez neste ano da graça de 2013?
                Boas perguntas. Esperemos pelas respostas. Mas, até lá, talvez não fosse inútil convidar os militantes da "libertação animal" a recusarem daqui para a frente todos os tratamentos médicos que têm no seu historial o uso de animais em laboratório. Em nome da coerência.
                Se isso significar, no limite, a morte de alguns dos militantes, tanto melhor: unidos na vida, unidos na morte.

                  Mônica Bergamo

                  folha de são paulo

                  Ex-companheira de José Dirceu quer reconhecimento de relação estável

                  Ouvir o texto

                  SEU, MEU, NOSSO
                  Evanise Santos, recém-separada de José Dirceu (PT-SP), pode ir à Justiça contra ele para que seja feita uma partilha dos bens do ex-ministro. Ao lado do petista por oito anos, invoca a condição de "relação estável" para oficializar a separação, o que daria a ela o direito à metade do patrimônio amealhado no período.

                  Evanise Santos e José Dirceu

                   Ver em tamanho maior »
                  Mastrangelo Reino-21.fev.11/Folhapress
                  AnteriorPróxima
                  José Dirceu e a mulher Evanise Santos na festa de comemoração dos 90 anos da Folha, na Sala São Paulo
                  LADO A LADO
                  Os dois moravam em endereços separados. Mas Dirceu pagava contas de Evanise e estava sempre com ela em compromissos públicos.
                  PONTO FINAL
                  A interlocutores, Evanise diz que pretende "virar a página", fazendo a partilha e cortando qualquer laço de dependência econômica com José Dirceu.
                  PRIMEIRA VEZ
                  Já Dirceu diz aos amigos que está surpreso. Ele tem três ex-mulheres e afirma nunca ter tido problema na Justiça com elas. Tanto o petista quanto Evanise manifestam em privado a intenção de tentar acordo para evitar uma briga mais séria nos tribunais.
                  DATA MARCADA
                  A SP Cine, agência que agregará prefeitura e governo para fomentar a produção audiovisual na cidade, será lançada no dia 31.
                  DUAS VEZES PARABÉNS
                  A produtora teatral Lulu Librandi e a chef Mary Nigri decidiram celebrar juntas o aniversário e receberam amigos no restaurante Quattrino, nos Jardins, no domingo. O ex-prefeito Gilberto Kassab, o tucano José Henrique Reis Lobo e a empresária Paula de Lima Azevedo, com o filho, Antonio Pedro, estiveram na festa. Os atores Leonardo Medeiros e Nilton Bicudo também foram cumprimentar a dupla.

                  Lulu Librandi comemora aniversário

                   Ver em tamanho maior »
                  Greg Salibian/Folhapress
                  AnteriorPróxima
                  A produtora teatral Lulu Librandi e a chef Mari Nigri comemoraram aniversário juntas no domingo (20), no restaurante Quattrino.
                  NO MEIO DA RUA
                  As fãs que ficaram de plantão na entrada do hotel Emiliano para ver Steven Tyler, líder do Aerosmith, foram compensadas no final da tarde de sábado. Em SP para um show, ele distribuiu autógrafos e até selinhos. Às 19h, o americano foi a pé até o restaurante D.O.M., de Alex Atala, onde jantou na companhia de seguranças.
                  PAULISTA DA GEMA
                  Spike Lee também está no Brasil. O cineasta e produtor americano tem vindo ao país para filmar um documentário. Desta vez, desembarcou de férias em São Paulo. Está hospedado no mesmo hotel Emiliano, na companhia de um de seus dois filhos.
                  ERÓTICO
                  O polêmico "Interior. Leather Bar.", inédito no país, abrirá o 21º Festival Mix Brasil, no mês que vem, em São Paulo e no Rio. Dirigido por James Franco e Travis Mathews, o longa é uma mistura de documentário e ficção com cenas eróticas reais entre pessoas do mesmo sexo.
                  PRÓXIMA ESTAÇÃO
                  A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o marido, Márcio Toledo, foram à exposição "Arte no Brasil: uma história do Modernismo", na Estação Pinacoteca. O diretor do Museu Lasar Segall, Jorge Schwartz, a arquiteta Patricia Anastassiadis, a curadora Regina Teixeira de Barros e o fotógrafo German Lorca também passaram por lá.

                  Marta Suplicy vai a exposição

                   Ver em tamanho maior »
                  Greg Salibian/Folhapress
                  AnteriorPróxima
                  A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o marido, Márcio Toledo, estiveram na exposição "Arte no Brasil: uma história do Modernismo", na Estação Pinacoteca, no sábado (19)
                  DECEPADA
                  A remoção de uma seringueira centenária de um dos canteiros da avenida Santo Amaro, em razão da obra da futura estação Campo Belo da linha 5 do metrô, gerou protestos. Moradores jogaram tinta vermelha e colocaram cruzes em volta do local.
                  DECEPADA 2
                  A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente diz que a remoção se fez necessária em função do projeto de edificação da estação e do viaduto "de transposição da avenida Jornalista Roberto Marinho, não havendo alternativa de manejo para a árvore que não fosse o corte". Informa que está prevista uma compensação ambiental.
                  CURTO-CIRCUITO
                  Roberto Cavalli recebe hoje clientes em sua loja para apresentar nova coleção, às 17h. Em seguida, é homenageado com jantar por Janete Boghosian.
                  A joalheria Dryzun faz coquetel hoje para comemorar os 70 anos do livro "O Pequeno Príncipe", às 18h, em sua loja no shopping Iguatemi.
                  Eduardo Tonolli, Saverio Gardino, Oliver Kirkham, Fabrizio Roccia e Michele Uria fazem esquenta amanhã do projeto Mamãe, Não me Espere Para o Jantar, às 19h, na Brera, nos Jardins.
                  com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
                  Mônica Bergamo
                  Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.