sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Diário da Dilma

REVISTA PIAUÍ 

Diário da Dilma - Periquito que acompanha morcego acorda de ponta-cabeça




 1º DE OUTUBRO_João Santana baixou aqui no gabinete. Disse que eu devia trabalhar meus aspectos mais joviais para me aproximar do eleitorado com menos de 30. Já ia retrucando com um “chuchu beleza” quando ele desapareceu atrás dos drapejados da cortina. Esse homem parece o Mestre dos Magos.
 Fernando Bezerra também pediu demissão para se juntar ao Dudu Campos. Batuquei na mesa, “Aonde a vaca vai, o boi vai atrás”. Eu sou raiz.
  2 DE OUTUBRO_Para provar que não me esqueci de nenhum estado, visitei o Rio Grande do Norte. A governadora do DEM, de cujo nome não me recordo, levou uma vaia indecorosa. Inspirada pelo trailer do filme da Diana, representada por aquela mocinha Naomi qualquer coisa, decidi ser fina e saí em defesa da colega. Pra quê. Não adianta ser elegante em terra de grosso. Acho que o maior malfeito de que fui vítima foi a imigração intempestiva dos Rousseff. Se tivessem ficado na Bulgária, hoje eu teria um passaporte comunitário e poderia ser gerente da Eurodisney.
  
 3 DE OUTUBRO_Estou por aqui com o João Santana! Ratinho?! Eu sou padrão Globo de qualidade, ele não entende?! Como custa caro uma reeleição! E o pior: assisti a um pedacinho na tevê e a dúvida se instalou. Sentei mal ou ganhei barriga? Na dúvida, dieta.
  
 4 DE OUTUBRO_Como ter sossego com essa base aliada? Me explica as 2 toneladas de carne na casa do presidente do Senado. O pessoal do Porcão já me ligou. Querem saber se um dos três poderes tem planos de entrar no ramo do rodízio. Em caso positivo, reivindicam chuleta, lagarto e maminha a juros do BNDES.
 Projeto Dilminha Verão 2014: trinta polichinelos ao acordar, vinte abdominais três vezes durante a novela e tonificação do tríceps na cadeira do meu gabinete.
  
 5 DE OUTUBRO_Marina Silva, quem diria, é mais uma que bandeou para o Eduardo Campos. Esse homem é o Triângulo das Bermudas: atrai todo mundo e depois naufraga.
 Aposto que esse noivado será mais curto do que coice de porco.
  
 6 DE OUTUBRO_Domingueira de muito suor no spinning. Ainda estou com What a Feeling na cabeça. Ser jovem tem dessas coisas.
  
 7 DE OUTUBRO_Tiririca, corintiano e brasileiro brotam em qualquer lugar mesmo. Olha a encrenca que essa gaúcha do Greenpeace me arrumou lá na Rússia. O Putin é ninja, não tem jogo. Vamos ver o que o Marco Aurélio pode fazer. Comunistas se entendem. O rapaz que ficou no lugar do Patriota não sei se dá conta.
  
 8 DE OUTUBRO_Fui convidada a abrir a exposição da Eliana Kertész aqui no Planalto. As esculturas são todas de mulheres gordinhas. Resolvi me aceitar como sou.
 De que jeito a Marina chegou aos 20 milhões de votos dizendo coisas como “Prosperará a aliança fática de apoio a sua candidatura”? Com quem ela aprendeu a falar? Com Djavan? Gil? Os criptógrafos da NSA? Ou será que povo da floresta fala assim? Não espanta que tantas tribos ainda não foram contatadas pelo homem branco. A gente contata e, depois, não entende nada?
  
 9 DE OUTUBRO_Tem horas em que todo o sacrifício é recompensado: sancionei a lei que transfere licença de taxista aos herdeiros.
 Soltei para a imprensa que “estou na fase dos grandes beijos”. Em seguida, convoquei reunião com o ministro das Minas e Energia. Vamos ver, vamos ver.
  
 10 DE OUTUBRO_Lula apareceu sem avisar e ficou escondido atrás do sofá. Quando passei, jogou uma escultura da Kertész na minha direção: “Pensa rápido!” O homem anda mais desocupado que barbeiro de índio.
 Marina soltou o tal fático de novo. “Não há incoerência com um partido de direita que não tenha nenhuma realidade fática para esse encontro.” Lula acha que é bloqueio freudiano. O Id quer dizer fálico, mas o subconsciente cristão bloqueia.
  
 11 DE OUTUBRO_Dudu Campos não sabe o que fazer com a Marina. Periquito que acompanha morcego acorda de ponta-cabeça.
 
12 DE OUTUBRO_Dia das quiança. Cadê o zimbebezinho da vovó?Assô! Não vejo a hora de dar um ministério para esse pequerrucho. “Coisa bonita, coisa gostosa/ Quem foi que disse que tem que ser magra pra ser formosa?”, cantarolei enquanto preparava um brigadeiro de colher.
 Essa nem eu entendi: por que diabos fui dizer que sempre que você olha para uma criança há uma figura oculta atrás, que é um cachorro? O brigadeiro bateu mal.
  
 14 DE OUTUBRO_Por que o Djavan está tão preocupado? Quem quer saber da vida dele? A gente nem entende o que ele canta. Açaí, som de besouro, um ímã, branca é a tez da manhã... isso lá é letra? A Ideli é avoada assim desde os idos de 80, quando ouviu a canção pela primeira vez. Desde então passa o dia tentando decifrar e não se concentra no resto.
  
 15 DE OUTUBRO_Pobre é um saco sem fundo. Nada está bom. Entreguei um monte de casa e ficam reclamando que não tem água nem luz. Tive que dar uns gritos e mandar providenciar. Deus me livre, eu descuido um segundo e já fazem bobagem. Vou te falar, que governo incompetente.
  
 16 DE OUTUBRO_O que está acontecendo com Cris Kir? O Lula foi lá mas não me contou nada. Coitada, boa ela não está...
  
 17 DE OUTUBRO_Dei um “meu querido” no Aldo Rebelo. Desconfio de comunista desde meus tempos da VAR-Palmares. Então o Aldo ficou todo belo e faceiro no ministério, tocando o bumbo para si mesmo, e na hora H faz a gracinha de sair para se candidatar a governador? E eu mico sozinha com o vexame da Copa? Se nem o PMDB quer o ministério! Vá catar coquinho em Tirana, meu querido.
 
18 DE OUTUBRO_Como uma Demi Moore em Ghost, o Kamura esculpia meu topete quando, do nada, o João Santana se materializou à minha frente. “Concentre seus ataques em Marina Silva e relegue Aécio ao limbo da indiferença.” Antes que eu pudesse argumentar, o homem já havia sumido por trás de minha sapateira.
  
 19 DE OUTUBRO_Fiquei com a maior peninha dos beagles. Não se faz uma coisa dessas! Mandei a Erenice ver se sobrou algum para eu adotar. Faz companhia para mamãe e talvez me ajude a explicar essa história do cachorro por trás de todo ser humano. O fato é que não ouvi um só protesto da Marina. Se não é na Amazônia, ela nem se importa. Falsa! Duro vai ser convencer a empregada. Essa gente detesta cachorro. Diz que dá muito trabalho.
  
 20 DE OUTUBRO_Preciso persuadir essa Paula Lavigne a ser coordenadora da campanha do Eduardo Campos. Com ela, até o Estatuto da Criança e do Adolescente fica impopular.
  
 21 DE OUTUBRO_Meu são Hermes de Filipópolis, que colar horroroso a Marina Silva me vestiu. Parece lápis de índio pendurado no pescoço. Esta moda étnica é medonha. E aquela voz me dá uma gastura. A sonhática agora deu para falar de tripé econômico. Me poupe! Mandei ela estudar! Engorde e apareça!
  
 22 DE OUTUBRO_Batata! Bastava colocar o Lobão de corpo presente para que o leilão de Libra prosperasse. Esse homem exsuda sucesso, secreta garbo, destila carisma. É um animal sensual.
  
 23 DE OUTUBRO_Essa imprensa anda tão sem assunto! Não aguento mais ver a Daniela Mercury com a noiva. Uma boa matéria investigativa para contar o que aconteceu de verdade entre a Grazi e o Cauã, isso ninguém faz.
  
 24 DE OUTUBRO_Menina, deu certo. Esqueci do Aécio Neves. Tenho dormido bem melhor.
  
 25 DE OUTUBRO_Quando é que vai parar essa coisa de protesto todo dia? Ninguém trabalha? 

Haddad diz que escutas envolvendo Kassab devem ser apuradas com critério

folha de são paulo
O prefeito Fernando Haddad (PT) disse nesta sexta-feira (8) que é preciso apurar com 'critério' as escutas telefônicas obtidas pela Folha em que o auditor fiscal Ronilson Bezerra Rodrigues afirma que o 'secretário' e o 'prefeito' com quem trabalhou sabiam do esquema de fraudes na prefeitura.
Editoria de arte/Folhapress
Ronilson foi subsecretário da Receita Municipal na gestão Gilberto Kassab (PSD). O ex-prefeito nega as acusações.
Segundo o prefeito, essa pode ser mais uma tentativa do grupo em tumultuar a investigação. AFolha mostrou na edição de hoje que o auditor fiscal Ronilson Bezerra Rodrigues, preso sob acusação de liderar o grupo que cobrava propina para reduzir o ISS (Imposto sobre Serviços) de imóveis, diz num telefonema que o "secretário" e o "prefeito" com que trabalhou "tinham ciência de tudo", revela gravação da conversa obtida pela Folha.
Autorizada pela Justiça, a gravação foi feita em 18 de setembro deste ano, dia em que Rodrigues foi convocado pela Controladoria Geral do Município para explicar por que seu patrimônio era incompatível com seus rendimentos.
Rodrigues foi subsecretário da Receita Municipal, um apêndice da secretaria das Finanças, no governo de Gilberto Kassab (PSD).
Segundo investigação da controladoria e do Ministério Público, as fraudes lideradas por ele na administração anterior, entre 2010 e 2012, causaram prejuízo de cerca de R$ 500 milhões em impostos não recolhidos.
"Tinham que chamar o secretário e o prefeito também, você não acha? Chama o secretário e o prefeito com quem eu trabalhei. Eles tinham ciência de tudo", diz Rodrigues na conversa com Paula Sayuri Nagamati, amiga do fiscal e chefe de gabinete da secretaria de Finanças na gestão anterior.
OUÇA O ÁUDIO
Kassab classificou as informações de "falsas" e disse que "repudia as tentativas sórdidas de envolver o seu nome" em irregularidades.
Na gestão atual, de Fernando Haddad (PT), Rodrigues teve outro cargo: foi diretor financeiro da SPTrans, empresa municipal de transporte. Segundo a Controladoria, Rodrigues não tinha acesso ao sistema das Finanças e, por isso, não poderia ter dado prosseguimento às fraudes.
No dia da conversa gravada, além de Rodrigues, os outros três fiscais presos junto com ele também foram interrogados na Controladoria. São eles: Eduardo Horle Barcellos, Carlos Augusto di Lallo do Amaral e Luis Alexandre Cardoso de Magalhães.
Do grupo, só Magalhães foi solto após fazer um acordo de delação premiada --ele aceitou colaborar com as investigações em troca de uma possível redução de pena.
Com o esquema, o grupo conseguiu acumular um patrimônio estimado pela Controladoria em R$ 80 milhões.

Emissões brasileiras de CO2 em 2012 são as menores em 20 anos

folha de são paulo
Redução do desmate da Amazônia foi a principal causa da queda
GIULIANA MIRANDADE SÃO PAULOEm 2012, o Brasil emitiu a menor quantidade de gases-estufa em 20 anos: 1,48 bilhão de toneladas de CO2 equivalente. A redução do desmatamento na Amazônia foi a principal responsável pelo bom desempenho.
Entre 1990 e 2012, as emissões brasileiras cresceram 7% --bem abaixo da média mundial, que foi de 37%.
Os números são de uma iniciativa inédita para estimar a quantidade de gases-estufa emitida no Brasil. Lançado ontem, o Seeg (Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa) é um esforço do Observatório do Clima, um coletivo de ONGs ambientais que se debruçou sobre os dados mais recentes a respeito do tema no país.
Até agora, as informações sobre as emissões nacionais nunca foram muito claras. O Brasil não faz parte do grupo de países que é obrigado a oferecer anualmente um inventário com esses números, e o governo tem fornecido esses dados sem uma periodicidade definida.
"Nesses inventários oficiais, havia uma defasagem grande entre a divulgação dos dados e o período a que eles se referem", afirma Tasso de Azevedo, coordenador do projeto.
A estimativa foi feita seguindo critérios científicos do IPCC (painel de mudanças climáticas da ONU), usando algoritmos e cálculos de cruzamento de informações oficiais e dados de acesso aberto. O conteúdo está disponível gratuitamente na internet.
"O inventário não quer substituir [os números oficiais], mas nos dá uma boa fotografia de como estamos atualmente", diz Carlos Rittl, coordenador do Seeg no Observatório do Clima.
ALERTA
Apesar de o Brasil responder por apenas 2,8% entre os 52 bilhões de toneladas das emissões de todo o mundo em 2012, os autores alertaram: a tendência é que as emissões voltem a subir.
Historicamente, o desmatamento tem sido o grande vilão nas emissões brasileiras, respondendo por mais de 60% do total. Com sua redução, no entanto, cresce a participação das outras fontes.
Segundo o relatório, outros setores têm tido "uma nítida tendência de aumento de emissões". A subida mais significativa foi no setor energético, que elevou suas emissões de gases de efeito estufa em 126% entre 1990 e 2012.
O Brasil ainda tem boa parte de sua matriz energética baseada em fontes renováveis, mas, segundo o relatório, essa "zona de conforto" está se reduzindo, conforme aumenta a participação de fontes "sujas" de geração de energia, como as usinas termelétricas.
Os processos industriais e a as emissões ligadas à questão de resíduos também tiveram altas significativas: 65% e 64%, respectivamente.

    Barbara Gancia

    folha de são paulo
    Ele foi o rei da pamonha --ups, errei!
    Rei do W.C. --ups, errei de novo!--, Alexander foi um Papai Noel fora de hora para paulistanos nesta semana
    O primeiro mandamento do "rei do camarote" é ser uma florzinha enrustida com sorriso de porcelanato da C&C.
    Não! Não! Não! Que zona é essa? Peço mil desculpas, tenho andado esquisita, há algo errado com meu segundo chacra, vamos começar tudo de novo.
    Alô, prefeito Haddad! Queria su­gerir que São Paulo entregasse uma comenda a um cidadão que nesta semana proporcionou alegrias à ci­dade como há muito não se via.
    Refiro-me, é evidente, ao singelo Alexander Augusto de Almeida, ocupação: não importa, denomina­do pela revista "Veja São Paulo" de "rei do camarote" e indivíduo que usa a mesma régua para medir longo prazo que a liderança do grupo Procure Saber.
    Alexander irrompeu a semana fa­zendo a felicidade da própria revis­ta que o perfilou. Acelerando sua Ferrari lá da zona leste em direção à fama, ele fez com que o site da pu­blicação, que andava meio na som­bra, ganhasse 2 milhões de acessos em apenas quatro dias.
    Ele capturou o coraçãozinho do paulistano sem fazer nenhum es­forço extra, além daquele de que já se empenha cotidianamente, que é garantir o pão de cada dia na mesa das profissionais a quem contrata, digo, seduz, com seu charme traba­lhado no plástico do cartão de cré­dito.
    Alô, prefeito Haddad? O Senhor continua me ouvindo? É que a liga­ção do meu celular da Cielo parece estar falhando. Deve ser o meu Visa que está dando pau. Melhorou?
    Então, para quem viu o vídeo, uma das trocentas paródias feitas a seu respeito ou leu a capa da tão co­mentada "Vejinha" do último do­mingo, o Alexander conseguiu um feito inacreditável.
    Ele fez com que cada um de nós, comuns mortais, nos sentíssemos lindos, gostosos, satisfeitos com o que temos e, sobretudo, super bem-comidos. O cara funcionou como um Papai Noel que chegou antecipado. O senhor não entende­ria nada sobre esse assunto, prefei­to Haddad, porque já nasceu boni­tão, mauricinho e abençoado e nunca precisou camelar para pegar ninguém. Mas posso lhe dar dois exemplos para esclarecer melhor o que estou tentando dizer.
    Conversei sobre o Alexander nes­ta semana com o rapaz que conser­ta meu computador, um garoto de 22 anos que não é exatamente um Cauã Reymond ou ganha salário de executivo. Ele disse o seguinte: "Ué? Eu vivo pegando mulher no banheiro da balada e só preciso pa­gar o preço da entrada".
    Em outra conversa, no percurso entre Interlagos e os Jardins no congestionamento monstro da úl­tima quarta, o motorista do táxi ra­ciocinou comigo: "Dos R$ 50 mil que o Alexander gasta numa noite, eu guardaria R$ 49 mil para trocar meu carro, daí fecharia minha rua, gastaria R$ 1 mil comprando muita cerveja e carne para churrasco, fa­ria uma festança que duraria um fim de semana inteiro e ainda apro­veitaria para pegar quatro vizinhas que eu acho que são a fim de dar pa­ra mim".
    Sentiu a parada, prefeito? Nosso Alexander merece uma medalha. Camarada ainda por cima é humil­de à beça. Consegue ir na Armani, Gucci e Burberry's do shopping e sair de lá vestido como se tivesse passado por um outlet de Kansas City. É um verdadeiro São Francis­co em matéria de despojamento. Quem de nós não gasta bem menos e se veste mil vezes melhor?
    Só falta agora o pessoal da Receita "instagramar" o momento do pente fino na declaração de renda dele, né, prefeito? Hashtag glamour.

    Paulo Rabello de Castro

    folha de são paulo
    Tripé, ou a morte pela peste
    Providência essencial: criar uma regra para o avanço do gasto público que, durante uma década, deverá operar com expansão abaixo do PIB
    Quando a peste chegou à Europa, em meados dos 1300, a regra adotada por famílias prudentes era se trancar dentro de casa, evitando contato com pessoas de fora.
    Embora essa regra de contato mínimo não fosse exatamente equivocada, a morte estava nos detalhes e passava pelos buracos das paredes: a doença vinha pelas pulgas, trazidas por ratos negros que perambulavam por cima dos mortos. Cruel ignorância. A humanidade foi quase dizimada antes de entender como a doença de fato se transmitia.
    Esse tipo de aprendizado é o que estamos tentando fazer, sem muito sucesso, há mais de 30 anos.
    Outro tipo de peste, econômica, destroça nossa capacidade de crescer. Perdemos duas décadas, entre os 1980 e 1990, tentando entender por que o milagre havia acabado. Estancamos, com um crescimento na faixa de 2,5% por ano.
    Melhoramos quando adotamos o "tripé" em 1999. A fórmula dizia (1) faça saldo fiscal primário para cobrir boa parte dos juros da sua dívida, (2) crie metas de inflação, impondo juros punitivos até que os preços se acalmem e (3) pare de manietar a taxa de câmbio para os setores mais competitivos poderem florescer.
    Deu certo. Com a forte ajuda de Alan Greenspan e dos chineses, veio uma onda enorme que nos surfou até a praia da prosperidade aparente. O dono da prancha atendia pelo nome de Lula da Silva. Não percebemos, na euforia de pobre, que continuávamos mirrados, crescendo abaixo do potencial.
    A peste da estagnação parecia afastada, pois voltamos a crescer quase 4% em média. Alguns órgãos, como FMI, até anteviram que nosso potencial de crescimento havia se elevado. Erro parecido com o dos médicos durante a peste europeia.
    Outro "surto" de estagnação voltou e encabulou Dilma e sua equipe. O FMI também disse que não somos mais o país dos 4%. E daí?
    Os médicos da peste bubônica logo reapareceram, brandindo a regra do tripé. Candidatos ao Planalto também juram que a adotarão. Raras são as vozes, como a daFolha em editorial ("Além do tripé", 23/10), que deixam registrada sua desconfiança na poção mágica.
    Por que não funciona o tripé? O problema, mais uma vez, reside nos detalhes. O comando de se fazer superavit fiscal primário todos os anos só seria bom se a despesa pública não superasse continuamente o avanço do PIB, como hoje no Brasil. Uma economia com amplo gasto de governo e setor privado estancado tem sempre desequilíbrio de oferta, com mais propensão à inflação.
    Vem o segundo comando do tripé: tome bastante juro, cinco vezes ao dia, em doses cavalares, até a inflação "voltar ao centro da meta". O gasto público com juros ficará catastrófico, gerando esforço de mais superavit primário. E de mais carga tributária, claro.
    Enquanto isso, com câmbio flutuante e juros altos, jorram dólares para aproveitar o juro brasileiro, e o real se aprecia. Afunda a indústria. Financia os passeios para a Disney. E "la nave va". A regra do tripé passa a ser venenosa. O tripé não pode ser administrado por quem não sabe que os ratos entram pelas frestas.
    Providência essencial: criar uma regra para o avanço do gasto público que, durante uma década, deverá operar com expansão abaixo do PIB que o financia. O crescimento anual do gasto corrente não pode ultrapassar metade do avanço do PIB. Não será doloroso, pois o PIB avançará mais rápido do que hoje e, portanto, metade de mais pode vir a ser maior do que o dobro de menos.
    Este ano, temos o gasto público atropelando a 6% ao ano em termos reais, numa economia mirrada que não chega a 3%. Menor pressão de gastos quer dizer menos dívida, menos juros, mais eficiência, mais abertura externa, mais país para todos. Menos ratos, menos peste. Prosperidade real.
    Providência suplementar: arrume gatos. Leiamos o que diz o artigo 67 da Lei de Responsabilidade Fiscal. O legislador nos deixou aí a chave para o controle definitivo da peste. A chave do enigma está na nossa frente, nas mãos dos homens que, em Brasília, brincam de gato e rato.

    Maria Alice Setubal

    folha de são paulo
    À espera do Plano Nacional de Educação
    Para assegurar a educação para todos, é necessário garantir o aumento de recursos e também uma gestão eficiente e eficaz
    O Senado Federal deve votar nos próximos dias o novo Plano Nacional de Educação, a vigorar de 2011 a 2020, portanto, já com um atraso de três anos. Esse segundo plano é fruto de amplo debate público envolvendo mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil.
    Essa ampla mobilização resultou em uma conscientização que reverberou nas manifestações de junho, nas quais milhares de pessoas reivindicaram uma educação de qualidade para todos.
    Nesse contexto, destaco a importância do plano como norteador de diretrizes e ações das diferentes modalidades de ensino e, principalmente, como instrumento legal que possibilitará o acompanhamento e avaliação da sociedade brasileira do cumprimento de suas metas.
    Tendo participado de uma audiência pública no Congresso sobre a matéria, constatei a complexidade das questões que ainda estão em aberto para a votação. Retomo alguns pontos que defendi na ocasião.
    Mesmo com alguns pontos divergentes, o segundo PNE avança em várias frentes, como a determinação de um aumento progressivo de recursos (chegando a 10% do PIB) para o financiamento da educação e as fontes desses recursos, por exemplo, os royalties da exploração do pré-sal.
    A implementação das 20 metas e respectivas estratégias exige aumento de recursos e, ao mesmo tempo, uma gestão eficiente e eficaz. Portanto, é falso o dilema entre recursos ou gestão. Em nosso contexto de desigualdade social, não podemos optar entre mais recursos ou aprimorar a gestão dos existentes. Para assegurar a educação para todos, é necessário agir nas duas frentes.
    Garantir a equidade é o ponto distintivo do debate. O enfrentamento das desigualdades educacionais --especialmente entre as regiões Norte e Nordeste em relação às demais, entre as zonas rural e urbana nos municípios mais pobres e entre as regiões centrais e periféricas das grandes cidades-- demanda mais recursos e melhor gestão.
    Nesse sentido, o CAQi (custo aluno-qualidade inicial) constitui-se um instrumento fundamental que define o investimento mínimo na educação para o enfrentamento dessas desigualdades. Ao repassar verbas para os Estados e municípios que não alcançarem o valor do CAQi, a União cumpriria sua função redistributiva e complementar visando a equidade na educação.
    É justamente nesse ponto que, ao retirar o prazo para a implementação do indicador, as comissões do Senado adiam a oferta de uma educação de qualidade a todos.
    Outro ponto que deve retornar ao texto do PNE é a indicação de metas intermediárias, como alcançar 7% do PIB destinado à educação em cinco anos, ou definir expectativas de aprendizagem em cada nível. Elas facilitam a gestão e o acompanhamento gradual dos resultados, em vez de deixar para o fim da década o alcance dos objetivos estipulados.
    Sem obrigatoriedade do poder público e acompanhamento da sociedade, corre-se o risco de, ao final de dez anos, não termos cumprido a maioria das metas e realocarmos as mesmas no plano decenal seguinte, comprometendo o futuro de uma geração e, em última instância, da própria nação.

    Marina Silva

    folha de são paulo
    Além de Nova York
    As conexões e movimentos no mundo globalizado são visíveis, mas não evidentes. É preciso ver abaixo da superfície o que não é mostrado nas pesquisas de opinião ou nas oscilações do mercado financeiro. Os fenômenos que surpreendem na política são anunciados com antecedência nas entrelinhas das notícias.
    A vitória do candidato democrata à Prefeitura de Nova York surpreende em vários aspectos: o perfil de ultraliberal com passado esquerdista, as propostas de justiça social caracterizadas como "populistas" ao melhor estilo latino-americano, o domínio dos republicanos nos últimos 20 anos, tudo isso, há pouco tempo, seria obstáculo para uma vitória tão folgada, com 70% dos votos.
    O que querem dizer os nova-iorquinos? As maiorias ocultas, de etnias e línguas variadas, resolveram exercer na política um poder que só mostravam --e com dificuldade-- na cultura?
    Quando o movimento Occupy Wall Street mostrou-se resistente a ponto de espalhar-se como estratégia pelo mundo inteiro, o iceberg de uma grande mudança revelou sua pontinha. Os jovens ativistas autorais são as novas antenas da raça humana. Muitas vezes sua importância passa despercebida, como também ficam invisíveis os 21% da população que vivem abaixo da linha de pobreza na capital financeira do mundo. Tanta contradição e potencialidade não fica contida para sempre.
    Vimos o povo nas ruas no Egito, na Espanha, no Chile. Muitos diziam: isso não acontece no Brasil, aqui esses movimentos ficam restritos a desabafos na internet. Mas aconteceu, transbordou do virtual para o presencial em manifestações cujos efeitos estão longe de se esgotar. E, agora, quem pode dizer que tais movimentos não influenciarão a política, os Parlamentos e os governos?
    Não se trata de anunciar a chegada ao poder e a hegemonia de uma nova geração. Trata-se, como tenho arriscado a dizer, de reconhecer o surgimento de um novo sujeito político e de mudanças no ambiente social e cultural em que a política acontece. O imprevisível ronda o palco dos acontecimentos.
    Um desejo forte começa a expressar-se claramente. Milhões de pessoas escolhem qualidade de vida, e não consumo irrefletido; serviços públicos de qualidade, e não grandes obras inúteis; conservação do ambiente e valorização da vida, e não especulação e devastação. Os povos querem desenvolvimento econômico e social, que é muito além do "crescimento".
    Ninguém mais alimenta ilusões em partidos salvadores da pátria, democratas ou republicanos, mas até neles podem ocorrer realinhamentos, novos espaços de ação e novos significados para a política. Portanto, boa sorte aos nova-iorquinos. A esperança está em toda parte.

      Helio Schwartsman

      folha de são paulo
      Suspeitos de sempre
      SÃO PAULO - O "stop and frisk" (parar e revistar) foi um dos destaques da eleição para prefeito de Nova York. A discussão é boa mesmo.
      Baseada na filosofia da tolerância zero, a polícia de Nova York mantém um programa agressivo de "stop and frisk". Entre 2004 e 2012, abordou 4,4 milhões de pessoas nas ruas, revistando-as em busca de armas e drogas. O problema é que 80% dos suspeitos eram negros e latinos, o que levou associações de direitos civis a contestar a prática na Justiça.
      Seus defensores afirmam que ela é fundamental para reduzir o crime. Trata-se de um argumento consequencialista: ainda que inocentes arbitrariamente parados sofram uma injustiça, isso seria plenamente compensado pelo benefício geral.
      Pode ser. O ponto fraco aqui é que não existem estudos de qualidade a demonstrar o nexo entre as revistas e a diminuição da delinquência.
      Já seu detratores dizem que a política é francamente racista e fomenta a desconfiança entre policiais e a população dos bairros pobres, o que é contraproducente no médio prazo.
      Faz sentido, mas me pergunto se um programa dessa natureza poderia não envolver estereótipos. Pulemos da polícia de Nova York para o agente antidrogas no aeroporto. Se ele quer fazer uma apreensão de maconha, deve revistar o hippie cabeludo ou a senhora de meia idade com tailleur? Se ele optar pela mulher, amplia a probabilidade de estar desperdiçando dinheiro público.
      Como resolver a celeuma? O problema está na matemática das revistas. Mesmo que funcionem, geram um número muito alto de falsos positivos, isto é, os 90% de abordados com as quais não se encontram armas ou drogas, mas que são submetidos a constrangimento. É um dano concreto. Já o bônus é só uma possibilidade teórica. Se a polícia quer continuar com o "stop and frisk", deveria mostrar, com um experimento prospectivo e bem controlado, que ele produz os resultados alegados.
      helio@uol.com.br

        Fiscal falava em voltar se Kassab fosse eleito em 2014

        folha de são paulo
        MÁFIA DO ISS
        Fiscal falava em voltar se Kassab fosse eleito em 2014
        Em grampo, auditor comenta possível retorno: 'Aí está todo mundo bem'
        Kassab não comentou afirmação; sobre ida de auditor à sua festa, disse que lá estiveram ao todo 500 pessoas
        DE SÃO PAULODO EDITOR DE 'COTIDIANO'Um dos quatro fiscais da prefeitura presos sob acusação de cobrar propina de empresas em troca da redução de impostos cogitava voltar a trabalhar se Gilberto Kassab (PSD) fosse eleito governador em 2014, segundo gravação obtida pela Folha.
        O áudio integra a investigação sobre as fraudes cometidas pelos fiscais.
        Luis Alexandre Cardoso Magalhães, único dos fiscais a deixar a prisão após decidir colaborar com as investigações, inicia a conversa dizendo: "Ideal mesmo é estar os três juntos".
        Um interlocutor não identificado pelos investigadores continua: "A esperança é o Kassab ganhar a eleição no ano que vem".
        Magalhães endossa: "Pois é. Aí está todo mundo bem".
        Seu interlocutor prossegue: "É a única chance de a gente continuar junto no ano que vem".
        O fiscal responde: "Mas acho que ele não ganha não. [A eleição] Para governador é muito difícil".
        Magalhães menciona três pessoas porque o grupo original, formado por quatro, teve um racha, segundo a Folha apurou. Além de Luis, integram o grupo Ronilson Bezerra Rodrigues, Eduardo Harle Barcellos e Carlos Augusto di Lallo Leite do Amaral.
        Os três se indispuseram com Ronilson, apontado pelo Ministério Público do Estado e pela Controladoria da prefeitura como o líder da organização. As razões da cisão não são estão claras.
        Noutra gravação, Ronilson comemora ter sido bem tratado na festa de aniversário de 53 anos de Kassab, em 12 de agosto, na sede do PSD. Ele fala com Paula Nagamati, sua amiga na prefeitura.
        "Você foi aí na festa do Kassab, o pessoal te abraçou", diz ela. Rodrigues responde: "Fui tratado como subsecretário, é outro papo, é outra coisa. Não fui tratado mais como auditor, como porra nenhuma."
        Kassab afirma em nota que sua festa reuniu 500 pessoas e que não mantém relação pessoal com os servidores. O ex-prefeito não comentou a conversa em que o fiscal fala em voltar sob seu governo.
        Outro áudio, divulgado pela TV Globo, revela a briga entre os fiscais. Magalhães diz a Ronilson Rodrigues que "levaria a secretaria inteira" caso fosse pego. "Vai todo mundo comigo. Eu te dei muito dinheiro", diz. "Sabe por que você me deu dinheiro? Porque eu te deixei lá", responde o homem apontado como chefe do grupo.
        OUTRO LADO - MÁFIA DO ISS
        Afirmações de servidor são falsas, diz Gilberto Kassab
        Ex-prefeito vê 'tentativa sórdida' de envolvê-lo; ex-secretários negam saber de propinas
        DE SÃO PAULOO ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) disse que as afirmações do auditor Ronilson Bezerra Rodrigues não são verdadeiras e que a menção ao seu nome é uma tentativa de atingir sua honra.
        "As afirmações do servidor público concursado são falsas, como a própria imprensa já comprovou ser inverídico o conteúdo de gravação anterior na qual o mesmo funcionário público atribuía ao ex-prefeito a propriedade de um escritório suspeito de ser usado para a prática de irregularidades", diz nota encaminhada pela assessoria.
        O escritório citado, conhecido como "ninho", é do empresário Marco Aurélio Garcia, irmão de Rodrigo Garcia, hoje secretário no governo Geraldo Alckmin (PSDB) e que foi um dos aliados mais próximos de Kassab. Entre 2008 e 2010, Rodrigo ocupou a secretaria de Gestão de Kassab, com quem rompeu depois.
        Kassab diz na nota que "repudia as tentativas sórdidas de envolver o seu nome em suspeita de irregularidades".
        Afirma que há um "objetivo escuso" que busca "única e exclusivamente atingir a sua imagem e honra".
        O ex-prefeito disse que o auditor é funcionário de carreira e que em sua gestão é que foi iniciada a investigação.
        Kassab também informou que, em seus aniversários, sempre reservou um horário para receber cumprimentos tanto de secretários como de funcionários públicos. Mas disse que não mantém relação pessoal e social "com nenhum dos servidores públicos concursados em questão".
        O ex-secretário de Finanças Mauro Ricardo Costa (que ocupou a pasta entre 2005 e 2007 e entre 2011 e 2012) afirmou que uma eventual citação de seu nome pelo ex-subsecretário é uma "tentativa de desvio de foco".
        "Se tivéssemos algum envolvimento nessa questão, jamais abriríamos um processo contra ele e jamais o teríamos demitido. Não teria o menor cabimento", disse.
        No final do ano passado, ele chegou a arquivar uma investigação do caso baseada em denúncia anônima.
        O auditor Rodrigues foi exonerado do cargo de subsecretário em dezembro de 2012. Segundo o ex-secretário, a demissão ocorreu porque ele passou a ter um comportamento "insubordinado" após saber que era investigado. "Ficou revoltado com a investigação", afirmou.
        O ex-secretário de Finanças Walter Aluísio Rodrigues, que nomeou o auditor em 2009 para o cargo de confiança, disse que não sabia de nenhum esquema. Para ele, as gravações podem ser uma manobra para "dispersar".
        Ele disse que a nomeação foi pela capacidade técnica.


          Fiscal preso diz em escuta que prefeito Kassab sabia de tudo

          folha de são paulo
          MÁFIA DO ISS
          Acusado de liderar quadrilha, Ronilson Rodrigues foi subsecretário de Kassab
          Ex-prefeito afirma que auditor deu informação falsa e que repudia tentativa de envolvê-lo em irregularidades
          MARIO CESAR CARVALHODE SÃO PAULOALAN GRIPPEDITOR DE 'COTIDIANO'O auditor fiscal Ronilson Bezerra Rodrigues, preso sob acusação de liderar o grupo que cobrava propina para reduzir o ISS (Imposto sobre Serviços) de imóveis, diz num telefonema que o "secretário" e o "prefeito" com que trabalhou "tinham ciência de tudo", revela gravação da conversa obtida pela Folha.
          Autorizada pela Justiça, a gravação foi feita em 18 de setembro deste ano, dia em que Rodrigues foi convocado pela Controladoria Geral do Município para explicar por que seu patrimônio era incompatível com seus rendimentos.
          Rodrigues foi subsecretário da Receita Municipal, um apêndice da secretaria das Finanças, no governo de Gilberto Kassab (PSD).
          Segundo investigação da controladoria e do Ministério Público, as fraudes lideradas por ele na administração anterior, entre 2010 e 2012, causaram prejuízo de cerca de R$ 500 milhões em impostos não recolhidos.
          "Tinham que chamar o secretário e o prefeito também, você não acha? Chama o secretário e o prefeito com quem eu trabalhei. Eles tinham ciência de tudo", diz Rodrigues na conversa com Paula Sayuri Nagamati, amiga do fiscal e chefe de gabinete da secretaria de Finanças na gestão anterior.
          Kassab classificou as informações de "falsas" e disse que "repudia as tentativas sórdidas de envolver o seu nome" em irregularidades.
          Na gestão atual, de Fernando Haddad (PT), Rodrigues teve outro cargo: foi diretor financeiro da SPTrans, empresa municipal de transporte. Segundo a Controladoria, Rodrigues não tinha acesso ao sistema das Finanças e, por isso, não poderia ter dado prosseguimento às fraudes.
          DELAÇÃO
          No dia da conversa gravada, além de Rodrigues, os outros três fiscais presos junto com ele também foram interrogados na Controladoria. São eles: Eduardo Horle Barcellos, Carlos Augusto di Lallo do Amaral e Luis Alexandre Cardoso de Magalhães.
          Do grupo, só Magalhães foi solto após fazer um acordo de delação premiada --ele aceitou colaborar com as investigações em troca de uma possível redução de pena.
          Com o esquema, o grupo conseguiu acumular um patrimônio estimado pela Controladoria em R$ 80 milhões. Paula, a que conversa com Rodrigues, foi exonerada do cargo por quebra de confiança, segundo a prefeitura --ela saberia do esquema e não comunicou a ninguém. Ela colabora com o Ministério Público.

            José Simão

            folha de são paulo
            Ueba! O Bieber é blackbunda!
            'Prostitutas de BH inovam e podem aceitar cartão de débito e crédito.' É o Xotacard! Ou Trepcard!
            Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Boa notícia! Tiririca fica na política. Com o slogan: "Sem o Tiririca, Brasília mica". Rarará!
            E essa: "Justin Bieber autuado por pichar muro de hotel". Cercado de seguranças. Bem mimado! Só transgride cercado de seguranças. BLACKBUNDA! Rarará.
            Mas ele tá muito levado: vai pras termas e picha muro. E corre na internet a agenda do Bieber no Rio: "10h, impede o fechamento da porta do trem no ramal Deodoro. Cercado por dez seguranças! 12h, joga lixo no chão em plena Cinelândia em frente à Guarda Municipal. Cercado por oito seguranças. 14h30, mija em uma árvore em Ipanema. Cercado por sete seguranças. 22h15, depreda uma agência bancária no Leblon. Cercado por 89 seguranças! Todas as atividades terão apoio da Policia Militar". A agenda do blackbunda. E ele tá com a cara da larva da dengue! Rarará!
            E atenção! Minas sempre na vanguarda! "Prostitutas de BH inovam e podem aceitar cartão de débito e crédito." É o Xotacard! Ou Trepcard! Rarará.
            E mais uma categoria pra atormentar: débito ou crédito? CPF na nota? Gelo e limão? Comum ou aditivada? Luz acesa ou luz apagada? Serve Pepsi? Rarará!
            Vantagens do Xotacard: ganha milhagem e brinde por fidelidade. Desvantagens: beijo na boca só no débito! Rarará!
            E o duro vai ser explicar a fatura pra patroa. Mas essas faturas vêm sempre com outro nome, bem esquisito: "Hortifruti São Petersburgo". "Funilaria do Baitola." E um amigo meu foi numa casa de massagens e a fatura veio no nome da empresa: Coma Bem! Rarará!
            E agora só falta o programa "Minha Piranha! Minha Vida!". E um leitor tem uma dúvida cruel e shakespeariana: "Se brochar, estorna?". Estorna, não. Entorna! Rarará!
            Adorei essas quengas mineiras! Bem modernas! Tudo no cartão!
            É mole? É mole, mas sobe!
            Os Predestinados! Proprietário da Isotec Controle de Pragas Urbanas: Fernando Cupim. Aí uma amiga ligou: "É do Controle de Pragas Urbanas?". "Sim." "Com quem eu falo?" "Fernando CUPIM." Rarará!
            E eu tenho um monte de praga urbana pra ele controlar: Alckmin, Haddad, Kassab, Maluf etc. Praga urbana é o que não falta! Rarará!
            Nóis sofre, mas nóis goza!
            Hoje, só amanhã!
            Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

              Xuxa negocia contrato e quer completar 30 anos de Globo

              TELEVISÃO/OUTRO CANAL
              Está aberta a temporada de negociações de Xuxa com a Globo. O contrato da loira, que vence em 2014, começou a ser debatido anteontem na emissora.
              Um dos pontos a ser negociado é o tempo de duração do novo acordo. A nova política interna da Globo quer estabelecer contratos mais curtos, de dois ou três anos. Já os apresentadores buscam vínculos mais longos com o canal, na faixa dos cinco anos.
              Xuxa, que em 2016 completará 30 anos de Globo, tem um dos maiores salários do canal. Estima-se que esteja na casa dos R$ 3 milhões, ficando atrás somente do salário de Fausto Silva, que é de cerca de R$ 5,2 milhões.
              Sob o comando de Boninho, o "TV Xuxa" está com a audiência estabilizada. O programa registra média na casa dos nove pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.
              Para a loira, a renovação com a Globo é certa. Em outras ocasiões, ela chegou a gravar programas sem ter o novo contrato assinado.
              Nos próximos dias, Xuxa começa a gravar o seu programa de férias na Globo, que ficará no ar em janeiro. Serão seis edições ambientadas em uma casa de praia no Rio. A loira levará fãs para passar o dia com ela no local.
              Em fevereiro, ela voltará a gravar o "TV Xuxa", que será reformulado.
              -
              ATOR Rafael Cortez surgirá com essa pinta de galã de padaria no papel de Quintino, no especial 'Nova Família Trapo', que vai ao ar em 25 de dezembro, na Record
              -
              Cadeiras Mudança à vista no comando dos canais Globosat. Daniela Mignani, diretora-geral do GNT, deve assumir outro canal da programadora em breve.
              Vampiro O filme da saga "Crepúsculo" "Amanhecer - Parte 2", que estreou no Telecine no último dia 26, foi o filme mais assistido de outubro na TV paga.
              Troféu Jane Fonda será homenageada pelo Instituto Americano de Cinema (AFI) no próximo AFI Life Achievement Award, em 2014, em Los Angeles. O canal MGM, que exibirá a cerimônia em julho, escolherá uma atriz brasileira para representar o país no evento.
              Volta Começaram nesta semana, no sul do país, as gravações da série "Doce de Mãe", com Fernanda Montenegro.
              Volta 2 "Doce de Mãe", do núcleo de Guel Arraes, é uma coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre e traz as participações especiais de Drica Moraes, Francisco Cuoco e Otávio Augusto.
              Planos Segunda-feira é dia de reunião no Rio entre diretores de afiliadas da Record. A pauta do encontro é a programação de 2014.
              Teste A Globo vai aproveitar a estreia do novo "Vídeo Show", no dia 18, para testar mudanças em sua grade vespertina.
              Teste 2 A experiência, já em vigor em Brasília, irá se estender a Goiás, onde a "Sessão da Tarde" irá ao ar antes do "Vale a Pena Ver de Novo". Se der certo em audiência, pode ser implantada em outras regiões.

              Mônica Bergamo

              folha de são paulo

              Eduardo Campos convida Gilberto Gil para ser candidato ao governo do Rio

              DE SÃO PAULO
              Ouvir o texto

              Eduardo Campos (PSB-PE) convidou Gilberto Gil para ser candidato ao governo do Rio de Janeiro no próximo ano em aliança com seu partido, o PSB.
              VAMOS NESSA
              A sondagem foi feita na semana passada, quando Gil estava no Recife para um show. Pré-candidato a presidente, o governador de Pernambuco procurou o cantor para falar do assunto.
              FICO AQUI
              A assessoria de Gil afirma que desconhece o fato. E informa que ele não pretende se candidatar a nenhum cargo. O cantor é filiado ao PV (Partido Verde).
              EU TAMBÉM
              O ator Marcos Palmeira, recém-filiado ao PSB, também foi sondado ("por artistas", segundo diz) para disputar o governo do RJ. Disse que não tem interesse.
              MANIFESTO MODERNISTA
              O arquiteto Michel Safatle ofereceu jantar de aniversário à empresária Tarsila do Amaral, sobrinha-neta e homônima da pintora, anteontem, na Vila Nova Conceição. Os artistas plásticos Gustavo von Ha e Maria Bonomi, com a galerista Maria Helena Peres de Oliveira, e o empresário Álvaro Coelho da Fonseca estiveram na festa.

              Tarsila do Amaral faz aniversário

               Ver em tamanho maior »
              Bruno Poletti/Folhapress
              AnteriorPróxima
              A empresária Tarsila do Amaral, sobrinha-neta e homônima da pintora, ganhou jantar para comemorar seu aniversário, oferecido pelo arquiteto Michel Safatle, na quarta (6)
              TODO OUVIDOS
              Apesar da defesa de Fernando Haddad a seu secretário de Governo, Antonio Donato, os radares da equipe mais próxima ao prefeito já estavam ontem ligados na potência máxima. Temiam ser surpreendidos com novas notícias sobre algum tipo de proximidade dele com os auditores presos na semana passada por corrupção.
              TEMPO AO TEMPO
              E já ontem circulava também na prefeitura a possibilidade de Donato se licenciar do cargo. O temor era o de que, ainda que sem base nos fatos, os acusados de corrupção tentassem envolvê-lo para atingir Haddad, que criou a controladoria que fez o cerco final à suposta máfia.
              SILÊNCIO
              Até a manhã de ontem, nenhuma das empresas suspeitas de pagar propina para os fiscais tinha procurado a controladoria para prestar esclarecimentos. Só a Brookfield, citada desde o início.
              BARULHO
              A controladoria e o Ministério Público devem considerar que as empresas que não se oferecerem para esclarecimentos espontâneos não podem depois pleitear o tratamento de vítimas de extorsão. Passam a ser suspeitas de corrupção.
              GUERRA...
              A exibição de uma foto de Bárbara Paz em peça do Teatro Oficina não foi uma crítica à atriz, mas "à ditadura do mercado", segundo o diretor Zé Celso Martinez Corrêa. A imagem --parte de um ensaio com o tema "black bloc" protagonizado por ela-- apareceu em cena de "Cacilda!!! Glória no TBC - Capítulo 1" que atribui ao endurecimento da ditadura a migração de artistas dos palcos para a TV.
              ...E PAZ
              Bárbara já fez trabalhos com o Oficina. "Para sobreviver, temos de pagar algum dízimo. Até eu já fiz pontinha numa novela na Globo", diz o diretor. "Amo o Zé Celso", afirma a atriz. "Exerço o meu ofício. Na TV e no teatro. Não sou uma vendida." A foto será tirada das próximas sessões, segundo Martinez, por razões estéticas.
              UMA LONGA ESTRADA
              Gabo Morales/Folhapress
              Helena Carvalhosa, 75, começou sua carreira nas artes plásticas em 1963. E diz que nunca mais parou. "O caminho pra se chegar a uma identidade própria é sempre longo", afirma.
              *
              Prestes a inaugurar uma exposição com pinturas, cerâmicas e desenhos, a artista --que, entre outros trabalhos, publicou um livro com fotos de objetos criados por ela e trechos da obra do poeta Manoel de Barros (com cartinha de autorização escrita por ele)-- diz que se inspira no conceito de liberdade para criar.
              *
              "Continuarei na arte até morrer. É o que me interessa", afirma Helena. A abertura da mostra está marcada para o próximo dia 13.
              NA GÔNDOLA
              A maior parte dos idosos (51%) não consegue compreender os rótulos das embalagens de alimentos, por causa de "palavras difíceis" e informações escondidas. Desses, 88% dizem que as letras são ilegíveis.
              NA GÔNDOLA 2
              "Isso é muito grave, pois eles são um grupo com alto percentual de restrições alimentares", afirma Marianna Magnoni, coordenadora de um estudo inédito sobre consumo de alimentos na terceira idade. A pesquisa da ESPM, com apoio do Hcor e do Instituto Dante Pazzanese, acompanhou hábitos de 102 idosos cardiopatas.
              LACRE
              A abertura das embalagens também é um problema para 52,9% dos entrevistados. Para 80% deles, as propagandas de alimentos não são feitas para a terceira idade. Quase 90% dos que foram ouvidos não conseguem citar um anúncio que tenha um idoso. Os dados serão divulgados no dia 22, em evento na ESPM sobre o marketing de alimentos.
              VERSÃO PAULISTA
              A cantora Juçara Marçal e os músicos Kiko Dinucci, Criolo e Décio 7 se apresentaram no projeto Afrosampa - Releitura Urbana, anteontem, no Sesc Vila Mariana. O show homenageou os 47 anos do disco "Os Afro Sambas", de Vinicius de Moraes e Baden Powell.

              Artistas cantam "Os Afro Sambas"

               Ver em tamanho maior »
              Bruno Poletti/Folhapress
              AnteriorPróxima
              Os músicos Juçara Marçal e Kiko Dinucci se apresentaram no projeto Afrosampa - Releituras Urbanas, na quarta (6), no Sesc Vila Mariana
              CURTO-CIRCUITO
              Mais de 15 mil pessoas já visitaram a mostra de Mira Schendel, artista suíça radicada no Brasil, no primeiro mês em cartaz na galeria inglesa Tate Modern.
              O livro "Sobre Bolas e Outros Projetos: Eduardo Longo Arquiteto", de Fernando Serapião, será lançado hoje, no Museu da Casa Brasileira, às 19h30.
              O escritório Franco Montoro e Peixoto Advogados, de Paulo Peixoto e Rodrigo Montoro, comemora dez anos, amanhã, na Estação São Paulo, às 20h.
              A Repetto promove aula de balé para crianças, amanhã, às 10h30, na loja do shopping Cidade Jardim.
              com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
              Mônica Bergamo
              Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.