quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Com Kennedy, os EUA teriam apoiado o golpe militar de 1964 no Brasil?

folha de são paulo

Ouvir o texto
BORIS FAUSTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 1963, o ano em que o presidente Kennedy morreu, os EUA estavam envolvidos na Guerra do Vietnã, a Guerra Fria seguia seu curso e o quadro da América Latina era preocupante, especialmente no caso do Brasil.
A revolução cubana triunfara há pouco e Washington fixara um objetivo claro: impedir que o pesadelo cubano brotasse em outro país.
No radar, aparecia o Brasil, onde os movimentos sociais ganhavam ímpeto, a inflação empinava e o governo populista do presidente Jango ziguezagueava no poder.
No ano de 1963, os EUA já estavam empenhados em apoiar os círculos de oposição brasileira, inclusive os que defendiam como solução o golpe militar.

Momentos marcantes do governo Kennedy

 Ver em tamanho maior »
WOA - 22.out.1962/Associated Press
AnteriorPróxima
Em outubro de 1962, Kennedy anuncia o bloqueio naval à Cuba, que está em vigor até hoje
Em 1962, Kennedy confidenciara ao embaixador Lincoln Gordon: "Do jeito que o Brasil vai, daqui a três meses o Exército pode vir a ser a única coisa que nos resta".
Se ele permanecesse vivo, iria conviver com a ainda maior radicalização da política brasileira e se opor à ruptura da democracia?
Não dá para acreditar que, nesse contexto, Kennedy mudasse os objetivos estratégicos da política externa americana. Em poucas palavras, com ou sem ele, os EUA apoiariam o golpe.
Resta uma pergunta. Se o presidente não fosse assassinado, essa circunstância teria incidência na disputa entre os castelistas, seguidores do marechal Castello Branco, e os integrantes da "linha dura", disputa que tomara corpo no interior das Forças Armadas?
Teria Kennedy a possibilidade de intervir em favor dos primeiros, defensores sem ressalvas da política externa americana? É improvável.
Ao contrário do que muitos pensavam na época, o Brasil não era "o quintal dos EUA". O triunfo da linha dura deveu-se aos rumos da política interna e ao desfecho da disputa entre as facções militares. Nesse vespeiro, por mais que simpatizasse com os castelistas, Kennedy não iria meter a mão.
Para quem valoriza a imaginação, seria atraente navegar nas águas da história contrafactual. Mas, neste caso, o barco acabaria encalhando, sem remédio.
BORIS FAUSTO, historiador, é autor de "A Revolução de 30" (Cia. das Letras).

61% dos americanos creem em conspiração - Raul Juste Lores

folha de são paulo
Ouvir o textoRAUL JUSTE LORES
DE WASHINGTON

A nostalgia lucrativa dos americanos por John Fitzgerald Kennedy ocupa boa parte da programação da TV americana nesta semana, 50 anos após o assassinato do presidente, aos 46 anos, em 22 de novembro de 1963.
Até sexta-feira, a TV dos EUA exibirá 120 especiais sobre o crime que "acabou com a inocência americana" e com o casal mais glamouroso e fotogênico a ocupar a Casa Branca (o único casal rival à altura é o atual ocupante, Michelle e Barack Obama).
Mais de 40 mil livros e centenas de filmes já foram lançados sobre Kennedy, mas o mistério da morte continua para boa parte da população.
Pesquisa divulgada na sexta passada pelo Gallup revela que 61% dos americanos creem em teorias conspiratórias --apenas 30% acreditam que o atirador, Lee Harvey Oswald, agiu sozinho.

Momentos marcantes do governo Kennedy

 Ver em tamanho maior »
Evelyn Lincoln - 1961/Reuters
AnteriorPróxima
Em 1961, Khruschov e Kennedy se reuniram em Viena, após a invasão da Baía dos Porcos, em Cuba
A lista de possíveis culpados, segundo os ouvidos pelo Gallup, é longa. Para 13%, foi a Máfia; outros 13% culpam o próprio governo; sobram 7% para a CIA, 5% culpando Fidel Castro e Cuba, 3% para a Ku Klux Klan e outros 3% para os soviéticos.
Mesmo a criativa TV americana não disfarça a escassez de novidades. A CNN exibiu "O Assassinato do Presidente Kennedy", produzido por Tom Hanks, documentário que mostra todos os ângulos do dia do crime em Dallas, inclusive o museu criado no sexto andar do prédio de onde Oswald atirou em JFK.
O canal da National Geographic adaptou para a TV o livro "Killing Kennedy", do apresentador da Fox News Bill O'Reilly, que narra o governo do presidente, interpretado por Rob Lowe, e sua intensa vida privada --há cenas com as festinhas que o presidente organizava na piscina da Casa Branca, onde convidados mergulhavam nus--, não exatamente novidade na longa bibliografia sobre JFK.
Nem todos querem faturar com a nostalgia: para despistar os turistas que procuram a casa onde JFK e Jacqueline moraram em Washington enquanto ele era senador, um belo casarão no bairro de Georgetown, os atuais donos retiraram o número da porta.

Dallas, 50 anos depois

 Ver em tamanho maior »
Cecil W. Stoughton/Reuters
AnteriorPróxima
Entrada do Parkland Memorial Hospital, em Dallas, para onde Kennedy foi levado após ser baleado em 1963 Leia mais
O presidente Obama deu sua ajuda para manter o mito Kennedy em Washington ao nomear Caroline, filha do presidente, como nova embaixadora dos EUA no Japão.
A nomeação foi bastante criticada. "Ela não tem um pingo de qualificação para o cargo", escreveu David Rothkopf, editor da revista "Foreign Policy". Em 2008, Caroline publicou um artigo no "New York Times", "Um presidente como o meu pai", dizendo que Obama poderia ser tão inspirador quanto JFK.
Não só Obama se derrete com o sobrenome: Joe Kennedy 3º, 33, neto do senador Bob Kennedy, foi eleito em 2012 deputado federal após minúscula militância política. Sua passagem pela Câmara é apagada --seu único voto polêmico foi contra limitar a Lei Patriótica, que dá poderes à espionagem da Agência de Segurança Nacional.

Entrevista Robert McClelland Cirurgião que operou John Kennedy em Dallas

folha de são paulo
eNTREVISTA - ROBERT MCCLELLAND, 84
Fiquei horrorizado ao ver a cabeça do presidente sangrando
Cirurgião que operou John Kennedy em Dallas acredita que havia um 2º atirador e que ordem de assassinato partiu do governo
GUILLAUME SERINADA FRANCE USA MEDIA, EM DALLAS
O cirurgião Robert McClelland, 84, tinha 34 anos e trabalhava no hospital Parkland, em Dallas, quando foi convocado para o acontecimento mais importante de sua vida: operar o presidente dos EUA, que acabara de ser baleado. Nesta entrevista, McClelland relembra o dia e explica por que acha que uma conspiração matou JFK.
Pergunta - Como aquele dia mudou sua vida?
Robert McClelland - Foi o acontecimento isolado mais importante de minha vida. Eu tratava ferimentos como aquele todo dia --mas não o presidente, claro. Quando algo assim acontece a você, não há tempo para pensar, só para se mexer, reagir.
O que você sentiu?
Você não sente muita coisa, não pensa sobre seus sentimentos. O tempo é essencial.
Eu estava no segundo andar do hospital Parkland, numa sala de reuniões, exibindo um filme sobre hérnias aos residentes. Bateram na porta. Um de nossos cirurgiões sêniores, dr. Crenshaw, estava lá e me disse: "Pode sair? Preciso lhe contar uma coisa".
Saí e ele explicou que o presidente Kennedy estava sendo conduzido à sala de cirurgia --tinha sido ferido durante percurso em carro aberto no centro da cidade. E todo o pessoal cirúrgico estava sendo convocado ao primeiro andar imediatamente.
Quando cheguei lá, o lugar estava completamente lotado de homens de terno --quase enfileirados. Eu nunca tinha visto coisa parecida. Talvez 75, 100 pessoas. A multidão abriu caminho para mim, e vi a sra. Kennedy sentada em uma cadeira dobrável, com as roupas ensanguentadas.
Tive de me forçar a continuar caminhando até lá. O chefe de cirurgia do hospital não estava na cidade, e meus dois cirurgiões associados deviam estar na pausa para o almoço. Eu talvez fosse o único cirurgião disponível.
Fiquei horrorizado com o que vi. O presidente estava deitado, com a cabeça ensanguentada. Esse pensamento ainda me horroriza. Ao mesmo tempo, fiquei contente ao descobrir que meus cirurgiões associados, dr. Baxter e dr. Perry, haviam chegado à sala pouco antes de mim.
O presidente já estava morto?
Não. Estava fazendo esforço para respirar, e o eletrocardiograma demonstrava excelente atividade cardíaca. Eu me inclinei e então vi o horrível ferimento na traseira da cabeça. Um terço da porção traseira do crânio desaparecera, do lado direito. A metade traseira do hemisfério cerebral havia sido destruída.
Eu observava quando a metade direita do cerebelo do presidente caiu lentamente daquela imensa ferida, para dentro do carrinho. E eu disse: "Meu Deus, viram a ferida na traseira da cabeça?" Meus colegas disseram que não.
Continuamos a trabalhar. Quatro ou cinco minutos depois, dr. Clark, nosso professor de neurologia, entrou na sala, olhou para a máquina de eletrocardiograma e percebeu que a atividade cardíaca parara. Disse ao dr. Perry: "Pode parar. Ele se foi".
Todos correram para fora da sala. Quando a sala se esvaziou, um padre entrou. Ele se preparou, descobriu o rosto do presidente e se inclinou em direção de seu ouvido esquerdo, a meio metro de mim. A porta se abriu de novo e a sra. Kennedy entrou.
Ela estava parada do lado oposto a nós. Perguntou ao padre se tinha dado a extrema-unção. Ele respondeu que dera uma absolvição condicional ao presidente. Ela fez uma careta, não gostou. Mas não disse nada. E trocou as alianças --pôs a dela no dedo do presidente e a dele em seu dedo.
Ficou ali por um momento, caminhou até o pé do presidente, que estava descoberto, beijou o pé dele e saiu.
Você viu outros ferimentos?
Não vi, na hora. Por exemplo, não soubemos que ele tinha um ferimento nas costas até o dia seguinte, quando o dr. Perry recebeu ligação de um hospital da Marinha. Ele perguntou: "Sabia que ele tinha um ferimento nas costas, à direita?" Não sabíamos.
Isso significa uma segunda bala nas costas?
No alto das costas. Bem, minha conclusão sobre isso não se firmou até que eu visse o filme de Zapruder. As imagens confirmaram o que eu imaginava ter acontecido.
Quando a comitiva entrou na rua Elm, o presidente e a sra. Kennedy estavam bem. Mas você percebe a mão dele subindo na direção do pescoço, logo depois que eles entram na rua. É a primeira bala. Alguns momentos mais tarde, ele continua com a mão no pescoço e a sra. Kennedy se aproxima, como que para perguntar o que há de errado.
Quando ela o faz, a cabeça dele literalmente explode, para trás e para a esquerda. Acho que é naquele momento que a bala o atinge pela frente. Algumas pessoas dizem que o movimento para trás foi efeito do cérebro se liquefazendo e projetando para trás, ou de alguma reação.
Não faz sentido para mim. Ele foi atingido por uma bala pesada na cabeça, e isso o jogou para trás. Provavelmente na linha do cabelo. Não sei. E a bala explodiu a porção traseira de sua cabeça. Não vi a ferida. Talvez tenha ficado encoberta pelo cabelo.
Qual é a sua opinião?
Creio que o primeiro disparo veio do sexto andar [onde Lee Harvey Oswald estava]. Aquela bala provavelmente o atingiu nas costas. A ferida no pescoço era um ferimento de saída, e não de entrada. E então, segundos mais tarde, o segundo atirador disparou da cerca. Conheço uma testemunha ocular que viu um homem erguendo um fuzil por sobre a cerca e disparando.
Como vê a versão oficial?
A Comissão Warren [cuja investigação concluiu que Oswald agiu sozinho] é falsa. Por quê? Não sei. A maioria das pessoas acredita em conspiração, em mais de um atirador. Em 1979, uma comissão da Câmara concluiu que "era muito provável" que tivesse havido uma conspiração. Também declararam que não divulgariam os detalhes até 2029, 50 anos depois.
Minha opinião pessoal é que as ordens de assassinato vieram dos níveis mais elevados do governo. Há mais de 3.000 livros sobre o assunto, e um que li há pouco, "JFK and the Unspeakable", fala do envolvimento da CIA (agência de inteligência) e do FBI (polícia federal). Elementos dessas organizações.
Você também operou Oswald. Como isso aconteceu?
Naquele domingo, cheguei em casa vindo da igreja e liguei a TV. Antes de a imagem se formar, ouvi o narrador dizer "ele acaba de levar um tiro!": [Jack] Ruby acabara de atirar nele. Disse à minha mulher: "Não posso almoçar, tenho de ir para o Parkland: Oswald acaba de levar um tiro". E ela respondeu: "Quem é Oswald? Até mais tarde".

Morte de Kennedy marca revolução na cobertura jornalística

folha de são paulo

Ouvir o texto
DA AFP, EM WASHINGTON

Programação interrompida, cobertura ininterrupta por quatro dias, assassinato de Lee Oswald ao vivo na televisão: a morte do presidente John F. Kennedy, em Dallas, provocou uma revolução nos veículos de comunicação, transformando a televisão na "janela do mundo".
Cinquenta anos depois, Bob Huffaker, um antigo jornalista da rádio-televisão KRLD/CBS de Dallas, ainda se lembra: "a partir desse dia, nós compreendemos que tínhamos mais responsabilidade sobre os nossos ombros do que nunca antes".
"Dealey Plaza, Dallas, em 22 de novembro de 1963: às 12h30 (hora local), "três tiros foram dados contra o comboio presidencial do presidente Kennedy", de acordo com um boletim da agência de notícias UPI, às 12h34.
Às 12h40, no canal CBS, um personagem da novela "As the World Turns" está fazendo "uma profunda reflexão" sobre o casamento quando a imagem é cortada. Aparece o logo da CBS, e o famoso apresentador Walter Cronkite anuncia que o presidente Kennedy "foi gravemente ferido".
À 13h38, Cronkite, de camisa social --na correria, ele acabou esquecendo de colocar o terno--, anuncia a morte do presidente, tira os óculos e olha para o relógio, com pesar. A imagem simboliza o evento trágico que acabara de petrificar os Estados Unidos e o mundo.
"É uma dessas imagens que aqueles que a viram não se esquecem mais", afirma Cathy Trost, vice-presidente do Newseum, museu dedicado à imprensa, localizado em Washington.
"Em Dallas, cancelamos toda a programação normal durante três dias e três noites", conta Pierce Allman, então um jovem diretor da grade da emissora WFAA/ABC.
Todos os principais canais fazem o mesmo e o que se segue são três dias de cobertura, sem anúncio, um horário nobre integral: a viagem de volta do caixão do presidente, o juramento --em fotos-- do novo presidente Lyndon Johnson, a chegada do suspeito Lee Harvey Oswald à delegacia de Dallas.
JANELA DO MUNDO
As câmeras registram ao vivo as homenagens à Casa Branca. No domingo, é a vez do cortejo fúnebre, que segue para o Capitólio, depois o funeral, na segunda-feira, no Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia, perto da capital. Trata-se do cemitério militar mais tradicional do país.
No sábado, em Dallas, depois de indiciado pelo assassinato do presidente, Lee Oswald é transferido. No meio da multidão de jornalistas que tentam entrevistá-lo, um homem surge, de arma em punho, e atira. Jack Ruby acaba de matar, ao vivo na NBC, o principal suspeito da morte de JFK, em mais um fato inédito visto através da TV.
Ao final desses quatro dias, o apresentador da ABC Ron Cochran afirma que "a televisão se transformou na janela do mundo".

Momentos marcantes do governo Kennedy

 Ver em tamanho maior »
Paul Vathis - 22.abr.1961/Associated Press
AnteriorPróxima
Kennedy fala com ex-presidente Dwight Eisenhower sobre invasão da Baía dos Porcos, em 1961
"A televisão atingiu sua maioridade naquele fim de semana", avalia Cathy Trost, acrescentando que "ultrapassou os jornais como principal fonte de informação para para os americanos".
Segundo ela, essa cobertura encontraria seu equivalente somente anos depois, com os atentados do 11 de Setembro. O fato é que a América estava preparada. Em 1949, apenas 9% dos lares americanos tinham televisão; contra 50% em 1952; e 90% já em 1960, com 52 milhões de televisores.
O próprio Kennedy foi um pioneiro na exposição de seu mandato na TV, lembra o jornalista francês Philippe Labro, autor de "On a tiré sur le président", explicando que "todos os outros presidentes apenas reproduziram seu comportamento".
Segundo o instituto de medição de audiência Nielsen, em 22 de novembro de 1963, às 14h45 --horário do anúncio oficial feito pela Casa Branca sobre a morte de JFK--, 45,4% dos televisores estavam ligados; 65,8%, às 18h15; e 81%, na segunda-feira, durante a cerimônia fúnebre.

Dallas, 50 anos depois

 Ver em tamanho maior »
Cecil W. Stoughton/Reuters
AnteriorPróxima
Entrada do Parkland Memorial Hospital, em Dallas, para onde Kennedy foi levado após ser baleado em 1963 Leia mais
"A única coisa que podíamos fazer era ficar em casa", conta Martha Prince Michals, entrevistada na casa de repouso para idosos Edgemere, em Dallas. "Para saber, a gente precisava ver televisão. Era nossa fonte de informação", acrescenta essa senhora, de 89 anos.
O professor de Jornalismo David Greenberg, da Universidade Rutgers (Dallas), confirma que é sempre para a mídia --televisão, sobretudo - "que nos voltamos em tempos de crise para ter explicações, conforto e nos unirmos com nossos concidadãos".
Ainda muito popular, o rádio também esteve presente, e alguns jornais impressos publicaram até oito clichês nesse dia, detalha Cathy Trost, sem se esquecer dos flashes das agências de notícias.
"Hoje, as redes sociais anunciariam a notícia primeiro", afirma, destacando, no entanto, que sempre caebe à imprensa verificar a exatidão dos fatos.