sábado, 12 de outubro de 2013

Mônica Bergamo

folha de são paulo

Caetano, Gil, Djavan e Marisa Monte se reúnem para discutir biografias

Ouvir o texto

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Marisa Monte se reuniram anteontem no Rio. Em pauta, a repercussão do posicionamento deles sobre a questão das biografias. Decidiram, em primeiro lugar, contratar uma assessoria que funcione como porta-voz do grupo, reunido na entidade Procure Saber. A ideia é fazer com que seus argumentos sejam divulgados de modo mais claro.
CHAPA
Apesar das críticas contundentes que receberam de escritores, jornalistas, editores e outros músicos, o grupo permanece na defesa da manutenção da lei atual. Ela diz que uma biografia só pode ser feita depois de autorizada pelo personagem a ser retratado. Na visão de escritores como Laurentino Gomes, a regra transforma o Brasil no paraíso das biografias chapa-branca.
CHAPA 2
Os cantores discutiram argumentos como o de que uma editora pode ganhar milhões com um livro que inclusive abrigue mentiras sobre o personagem que pretende retratar, sem que o atingido tenha instrumentos eficientes para evitar um eventual dano. Muitos ponderaram que é preciso diferenciar a empresa e seu lucro de jornalistas e autores que fazem um trabalho investigativo. Mas continuaram achando que o melhor instrumento para coibir o que consideram abusos é a manutenção da lei em vigor.
JARDIM DE INFÂNCIA
O número de crianças com menos de dez anos no Estado de São Paulo é de 5,5 milhões em 2012, segundo dados inéditos da Fundação Seade. Equivale a 20% da população infantil do país. A capital concentra 1,5 milhão das crianças. Com dados dos cartórios, o estudo mostra ainda que nasceram 312 mil bebês do sexo masculino e 297 mil do feminino, em 2012, no Estado.
NA CABEÇA
O movimento Psicofobia É Crime, que chama atenção para o preconceito contra pessoas que sofrem de transtornos como autismo, bipolaridade, depressão e TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), ganhou a adesão de Cássia Kiss, Luciano Szafir, Mauricio Mattar e Luciana Vendramini.
NA CABEÇA 2
"Cerca de 40 milhões de brasileiros têm algum tipo de transtorno psiquiátrico. É grande a falta de informação e o preconceito, tanto da família quanto dos próprios médicos", afirma Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. A questão é tema do congresso da especialidade, que ocorre entre os dias 23 e 26, em Curitiba.
ALTAR
Zezé di Camargo e Zilu serão padrinhos de casamento de um sobrinho dela, amanhã, em Goiânia. Eles se separaram, mas continuam amigos. "Ainda somos uma família. Só não estamos casados", diz ela. De volta a SP, após temporada em Miami, Zilu afirma estar gostando da nova fase. "É até melhor, porque a relação de marido e mulher tem muita cobrança."
MENORES FRASCOS
E Zezé e o irmão Luciano vão entrar na onda do EP (álbum com menos faixas). A dupla lança nos próximos dias "Teorias", com cinco músicas inéditas. "O Roberto [Carlos] lançou esse formato e vendeu muito [2 milhões de cópias]. É uma maneira de competir com os piratões também", diz Zezé.
CURTO-CIRCUITO
A mostra "Resistir É Preciso...", sobre a ditadura, começa hoje no Centro Cultural Banco do Brasil, às 11h.
Tiago Abravanel e o maestro João Carlos Martins fazem pocket show hoje, às 19h, na Brookfield Incorporações, na Lapa.
Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura de SP, estará amanhã, às 19h, no ciclo de debates Movimentos que Queremos, na Casa Fora do Eixo, no Cambuci.
com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário