sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Monica Bergamo

folha de são paulo

Vídeo de entrevista de Chico Buarque deixou Procure Saber em choque

Ouvir o texto

O vídeo em que Chico Buarque aparece dando a entrevista ao biógrafo de Roberto Carlos que ele sempre disse que jamais havia dado deixou integrantes da Associação Procure Saber, da qual ele faz parte, em choque. Chico sempre usou o argumento de que a entrevista não existira para sustentar sua posição, contra a publicação de biografias não autorizadas.
TECLA
Repetindo a informação, que o escritor, Paulo César Araújo, provou ser falsa ao divulgar anteontem as imagens da conversa (o cantor pediu desculpas dizendo que não se lembrava), Chico tentava animar os outros integrantes da Procure Saber a aderir à causa defendida por Roberto Carlos.
MUITO PESSOAL
Nas reuniões do grupo, Chico Buarque era o mais radical, depois de Roberto, na defesa da restrição às biografias, o que é creditado ao seu "pânico" de ter a vida invadida, à aversão pela indústria da celebridade e a informações equivocadas já publicadas sobre ele na imprensa.
TEMPO AO TEMPO
Gilberto Gil revelava dúvidas, mas acabou tomando a decisão de apoiar a causa. Caetano Veloso dizia ser a favor da liberação das biografias, com argumentos como o de que quem está na chuva (os artistas) é para se molhar.
TEMPO AO TEMPO 2
Caetano, na época, concordou em não se manifestar publicamente enquanto o tema não fosse elevado à condição de prioridade (ele diz que depois se somou a seus colegas mais cautelosos do grupo). Naquele momento, a Procure Saber estava mobilizada para aprovar no Congresso alterações na arrecadação de direitos autorais.
NADA DISSO
O assunto era tratado como tabu, pelo temor de parte do grupo de explicitar publicamente divergências que afastassem Roberto Carlos da causa dos direitos autorais. Pedro Tourinho, na época uma espécie de porta-voz do grupo, chegou a enviar um e-mail à coluna para afirmar que "não houve uma discussão sobre o assunto" das biografias nas reuniões da associação
CALVÁRIO
Paulo César Araújo, o biógrafo de Roberto Carlos que teve seus livros recolhidos em 2007, já revelou a editores que pensa agora em escrever "O Rei e o Réu". Tem planos de colocar no papel a sua experiência com Roberto Carlos. Seria uma obra em primeira pessoa.
MÚLTIPLAS CLARICES
Daniel Primo
"A Via Crucis do Corpo" foi o primeiro livro de Clarice Lispector que Alessandra Maestrini leu. "É o meu predileto", diz a atriz, uma das protagonistas de série "Correio Feminino", inspirada na escritora, que estreia no próximo dia 27.
*
"São oito filmetes para o 'Fantástico', a partir das colunas femininas assinadas pela escritora em jornais", explica o diretor Luiz Fernando Carvalho.
*
Além de Maestrini, 36, Luiza Brunet, 51, e Cintia Dicker, 27, encarnam as figuras femininas da série ambientada nos anos 50 e 60. Cada uma representa uma idade de mulher.
FOTOGRAFIA LATINA
O Itaú Cultural abriu anteontem a exposição "Fotonovela - Sociedade/Classes/Fotografia", em sua sede, na avenida Paulista. Os fotógrafos Nicolas Wormull, Eustáquio Neves, Juan Pablo Echeverri, Claudia Jaguaribe e Helena de Castro, com o filho, Luca, estiveram no evento. Milú Villela, presidente do espaço, também compareceu.

Mostra de foto no Itaú Cultural

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
Milú Villela, presidente do Itaú Cultural, recebeu convidados na abertura da exposição "Fotonovela/Sociedade/Classes/Fotografia" na quarta (16)
SÓ PENSA NAQUILO
A editora LeYa lança no começo de 2014 livro inspirado na série americana "Masters of Sex", exibida pelo canal pago Showtime. A obra narra as experiências de William Masters e Virginia Johnson, famosos pelas pesquisas sobre comportamento sexual na década de 1950.
GASTANDO
As famílias paulistanas estão mais confiantes em relação à economia. É o que mostra o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da Fecomercio, em setembro, que ficou em 123,9 pontos, com alta de 2,7% em relação a agosto. O índice vai de zero a 200 pontos.
GASTANDO 2
A Fecomercio divulga os dados hoje e credita a maior predisposição ao consumo à queda da inflação, aos tímidos sinais de crescimento econômico e ao fim dos protestos em massa nas ruas. O otimismo, no entanto, é menor do que o apurado em setembro do ano passado, com recuo de 11,6% no indicador.
SEGUNDA PELE
Regina Duarte fez tratamento para remoçar, antes de subir ao palco em "Bem-Vindo, Estranho", que estreia hoje em SP. Submeteu-se a uma sessão de laser que faz a troca da pele do rosto na clínica de Jardis Volpe.
MOTORISTA
A Casa Cor exibirá neste ano também carros de alto luxo no Jockey Club, em novembro. O evento fechou parceria com o Auto Premium Show, que exibirá modelos das marcas Land Rover, Jaguar, BMW, Mitsubishi e Porsche. As pessoas poderão dar uma volta com os automóveis. Um dos modelos, usado pela família real da Inglaterra e feito de alumínio, custa R$ 600 mil.
DIPLOMÁTICO
O embaixador do Haiti, Madsen Chérubim, homenageou o novo cônsul-geral do país em São Paulo, José Carlos Kalil, com coquetel anteontem, no Jardim América. A diretora comercial Thaisa Carvalho e Elaine Kalil, mulher do homenageado, estiveram lá.

Homenagem ao cônsul-geral do Haiti em SP

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
Madsen Chérubim, embaixador do Haiti, em coquetel em homenagem a José Carlos Kalil, novo cônsul-geral do país em São Paulo
CURTO-CIRCUITO
Eduardo Maretti autografa amanhã o livro "O Filho da Promessa", às 14h, na Paulinas Livraria.
A marca L'Occitane inicia venda de sabonete solidário em prol de centro de alfabetização em Burkina Faso, na África.
A Big Time Orchestra faz show hoje, às 23h30, no Bourbon Street. 18 anos.
Jairzinho participa do Cantores do Bem, evento em benefício da Associação Aquarela. No próximo dia 29.
Karin Rodrigues estreia em "Duas Mulheres que Dançam", amanhã, às 21h, no Teatro Eva Herz. 14 anos.
com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário