quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mônica Bergamo

folha de são paulo

Filho de Herzog exige que Salomão Schwartzman peça desculpas por declaração

Ouvir o texto

QUADRO BORRADO
Ivo Herzog, conselheiro da Fundação Padre Anchieta, abriu fogo contra Salomão Schwartzman, que voltou a ter programa na Rádio Cultura. "Uma fundação que tem a história que tem, extremamente ligada à vida de Vladimir Herzog, não pode ter uma pessoa como esta nos seus quadros. Salomão Schwartzman é persona non-grata nesta instituição que tanto defendemos."
"PIOR ESPÉCIE"
Filho de Herzog, que trabalhava na TV Cultura quando foi preso e assassinado por agentes da ditadura militar, Ivo diz que sua "indignação" foi causada por um comentário do apresentador contra defensores dos direitos humanos. Ele quer que o conselho da fundação exija que Schwartzman peça desculpas no ar. Diz que ele tem "um passado no mínimo duvidoso do ponto de vista de valores e ética" e "mostrou de onde vem" ao fazer "comentários da pior espécie".
NOITE DAS MIL E UMA OBRAS
O governador Geraldo Alckmin e o príncipe da Arábia Saudita, Abdulaziz Bin Abdullah, participaram da entrega de prêmio para tradutores da língua árabe, anteontem, no Palácio dos Bandeirantes. A tradutora Cecília Martini e os professores Abdulnasser Salah Shebl, com a mulher, Amira, e João Batista Vargens, foram alguns dos vencedores. O embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, esteve lá.

Entrega de prêmio no Palácio dos Bandeirantes

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
O governador de SP, Geraldo Alckimin e o príncipe da Arábia Saudita, Abdulaziz Bin Adbdullah, participaram do jantar de entrega de prêmio para tradutores da língua árabe, na segunda (21), no Palácio dos Bandeirantes
FESTA
No começo do mês, num comentário, Schwartzman contou uma história ficcional. Disse que um ladrão estava em sua casa. A polícia não tinha viaturas para enviar à residência. Ele "matou" o ladrão e logo chegaram policiais, repórteres e "a turma dos direitos humanos" que não perderia "a festa por nada desse mundo".
NO FUTURO
Ele diz que Ivo Herzog "cismou de fazer um carnaval" e que não vai "pedir desculpa nenhuma". Afirma que conversou com o presidente do conselho curador da fundação, Belisário dos Santos Jr., sobre a reação a seus comentários. E diz que abordará o tema dos direitos humanos em futuros programas.
TALENTO NO DNA
Tato Bellini
Depois de desfilar com exclusividade para a Prada em Milão, Mariana Santana deve voltar ao Brasil para o Fashion Rio. E a modelo baiana de 20 anos chega com uma credencial a mais: é sobrinha do músico Tom Zé.
*
"Ela é capaz de provar que na família não tem só gente feia", brinca ele, que é "primo carnal" do pai de Mariana.
*
A modelo está atualmente em Nova York, onde fotografou na semana passada para a "Vogue Itália" com o badalado Steve Meisel. Por enquanto, deixa trancada a matrícula no curso de artes na Universidade Federal da Bahia.
INTERCÂMBIO
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo firmou convênio com o Ministério da Saúde de Angola para capacitar profissionais e combater doenças infectocontagiosas e mortalidade infantil.
EM QUEDA
Segundo o secretário David Uip, a iniciativa agora amplia um projeto que começou há 11 anos, no qual médicos e enfermeiros brasileiros trocavam experiências com os angolanos na prevenção à Aids. O índice de prevalência da doença em Angola, que era de 3% no início dos anos 2000, caiu para 1,9%.
BEM-VINDO
Autor de biografia não autorizada de Roberto Carlos, o jornalista Oscar Pilagallo foi convidado pelo empresário do Rei, Dody Sirena, para o cruzeiro Emoções, em 2010, dois anos após o livro "Folha Explica Roberto Carlos" (Publifolha) ter chegado às livrarias. A obra faz referências a questões delicadas como o acidente na infância em que o cantor perdeu parte da perna direita.
EM TUDO
"Todos os episódios importantes da vida do Rei estão lá, até aqueles não aceitos em outros livros", diz Pilagallo. O acidente é narrado a partir das citações de Roberto em canções como "O Divã": "Relembro bem a festa/o apito/E na multidão um grito/O sangue no linho branco". O refrão repete: "Essas recordações me matam". E, no último verso: "São problemas superados/Mas o meu passado vive/Em tudo que eu faço agora/Ele está no meu presente".
NA CAPA
Pilagallo diz que decidiu não usar imagens de Roberto Carlos na capa do livro. "Se tivéssemos feito isso, talvez ele fosse querer brecar a obra, como fez com a biografia escrita pelo Paulo César de Araújo [em 2007]."
MAIS CULTURA
A Secretaria Municipal de Cultura de SP abrirá edital com reajuste de 22% para orientadores dos programas Piá e Vocacional. Eles iniciam crianças e jovens nas linguagens de dança, teatro, música e artes visuais.
MEMORÁVEIS
O diretor e roteirista Rubens Rewald levou a filha Rita ao lançamento do livro da quinta edição do projeto "Os Filmes da Minha Vida", anteontem. Os cineastas Pierre Urcun e Antonin Peretjatko também passaram no lounge da 37ª Mostra de SP.

Lançamento de "Os Filmes da Minha Vida"

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
O cineasta Pierre Urcun foi ao lançamento do livro da quinta edição do projeto "Os Filmes da Minha Vida", na segunda (21)
CURTO-CIRCUITO
Sandro Barros e a empresária Renata Queiroz de Moraes comemoram os dez anos de carreira do estilista com desfile da coleção Maxime, às 16h, no Morumbi.
A Cultura Inglesa faz hoje leitura de poesias com as atrizes Denise Weinberg e Louise Yates, no Centro Brasileiro Britânico, às 20h.
A View Arts apresenta hoje a mostra "Entre Mundos", às 19h, nos Jardins.
com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário