sábado, 30 de novembro de 2013

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo

Pelas beiradas

Ouvir o texto
Sem ambição de crescer como as concorrentes Livraria Cultura e da Vila, a Livraria Martins Fontes Paulista se expande em São Paulo. A rede acaba de fechar contrato com a Universidade Anhembi Morumbi para assumir, em janeiro, os pontos de venda dos campi Brás, Morumbi, Paulista e Vila Olímpia. Substitui a Horizonte, que ficou conhecida nos anos 1980 com charmosa loja de rua no Itaim Bibi e agora encerra operações.
Com os novos endereços, a Martins Fontes Paulista terá sete unidades --ou oito, a se confirmar o projeto de assumir as vendas no Centro Universitário Senac, em Santo Amaro. "Não queremos virar uma grande rede, aceitamos os convites por termos atuação forte na área acadêmica", diz o dono, Alexandre Martins Fontes.
Clube literário
Editor de projetos ambiciosos, como o plano (em andamento) de montar uma réplica da prensa móvel de Gutenberg, Vanderley Mendonça inaugura no próximo dia 12, no centro de São Paulo, o clube literário Hussardos.
O espaço ocupará o segundo andar de um prédio perto do metrô Praça da República e incluirá nada menos que biblioteca, livraria, editora, agência literária, ateliê de impressão, espaço para cursos de produção gráfica e oficinas literárias, café e bar.
O editor dos selo Demônio Negro e Edith interrompe, com isso, a parceria com espaço similar, a livraria e editora Intermeios, em Pinheiros.
Cheiros
Divulgação
O terceiro livro da série de Arthur Nestrovski e Marcelo Cipis (ilustrações) sobre os sentidos, 'Pelo Nariz', será publicado pela Cosac Naify em janeiro, com projeto gráfico em que o texto brinca com as imagens.
Retorno
Depois de James Bond, criado por Ian Fleming, ressuscitar pelas mãos do escritor William Boyd, outro personagem de thriller reviverá após a morte de seu autor. Philip Marlowe, detetive das obras de Raymond Chandler (1888-1959), protagoniza "The Black-Eyed Blonde", que a Rocco lança em 2014.
Retorno 2
O policial será assinado por Benjamin Black, pseudônimo do irlandês John Banville. Marcará a volta do personagem após 25 anos. A última aventura, que Chandler deixou incompleta, foi concluída por Robert B. Parker em 1989.
A grande fome
Textos de John Fante (1909-1983) inéditos em português, publicados entre 1932 e 1959, compõem "The Big Hunger", que a José Olympio acaba de adquirir. Mostram de um autoindulgente Fante juvenil a um autor maduro, interessado em questões imigratórias.
Guia
A LeYa lança na quarta-feira, na entrega do Prêmio Portugal Telecom, "O Livro das Palavras", organizado por José Castello e Selma Caetano. Terá fotos, biografias, entrevistas e fortuna crítica dos 27 vencedores desde 2003, como Chico Buarque, Valter Hugo Mãe e Mário Chamie.
Outros tempos
Esteban Volkov, neto de Leon Trótski (1879-1940), vem ao Brasil em 2014, em data a definir, encontrar o cubano Leonardo Padura, de quem a Boitempo lança agora o romance "O Homem que Amava os Cachorros". Será o primeiro encontro de Volkov, diretor de museu sobre o avô no México, com o autor do thriller sobre a morte do líder soviético. Volkov é citado no livro.
A seu tempo
Outro retrato do regime soviético, desta vez de seu fim, em 1991, surge nas memórias "Alles zu seiner Zeit" (tudo a seu tempo), de Mikhail Gorbachov, 82, último presidente da URSS. "Tive sorte. Bati nas portas da história e elas me foram abertas", ele escreve no livro, adquirido pelo selo Amarilys.
Digital
A Companhia Editora Nacional ingressa no digital com certo atraso, mas promete, em vez dos descontos padrão de 30%, abatimentos de até 70% em e-books. É o caso de "Império dos Apps", de Chad Muretta. De R$ 37,90 em papel, sai a R$ 11,90 no digital.
Digital 2
Para as tiras de "Calvin & Haroldo", que estrearam no digital neste mês nos EUA, o grupo CEN (que edita HQs no selo Conrad) planeja e-books interativos.
painel das letras
Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da "Ilustrada", na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do "Sabático", no "Estado de S. Paulo", e do jornal "Agora", do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário