sábado, 19 de outubro de 2013

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo

Inferno na biblioteca

A setentona "Revista da Biblioteca Mário de Andrade" abandona a sobriedade na próxima edição, prevista para o final de novembro. Aproveitando a chegada da publicação ao sugestivo número 69, a equipe editorial resolveu vasculhar o chamado "inferno" da coleção da biblioteca e dar espaço a temas "malditos".
A homenageada será Hilda Hilst, cuja morte completa dez anos em 2014. Haverá, entre outras coisas, um mapeamento de Eliane Robert Moraes sobre a etimologia da palavra "puta" e um dossiê sobre a Boca do Lixo, com fotos de Ozualdo Candeias e Jorge Bodanzky.
A revista terá novo projeto gráfico e, pela primeira vez, uma seção de quadrinhos. A biblioteca prepara eventos o lançamento, incluindo show com poemas de Hilda musicados por Zeca Baleiro.
RESCALDO DA FEIRA
Enquanto pequenas editoras foram à Feira de Frankfurt dispostas a vender obras para editores estrangeiros, as grandes mantiveram a rotina de compras -que há anos não se concentram apenas no período do evento, mas em torno dele.
Entre os títulos mais concorridos, ficaram os de "chick lit" --a mesma literatura de mulherzinha que bombou na edição de 2012, mas deixando de lado o enfoque erótico. Nesse estilo, "I Take You", de Eliza Kennedy, foi disputado por três casas e ficou com a Rocco.
Policiais nórdicos se mantiveram em alta, mas sem burburinho. O norueguês "I'm Travelling Alone", de Samuel Bjork, ficou com a Objetiva.
HQ
Divulgação
'Duas Luas', de André Diniz e Pablo Mayer, sai primeiro em Portugal, pela Polvo, no Festival Internacional de Banda Desenhada, em Amadora, no dia 25; no Brasil, não tem previsão de lançamento
Com amor
Os leilões internacionais pela autobiografia de Morrissey, recém-lançada pela Penguin Classics, estão começando. E o responsável já avisou que, além de lances em dinheiro, os editores devem enviar cartas de amor para o cantor.
Com amor 2
Em tese, as missivas serão lidas por Morrissey e terão peso na decisão. O "Telegraph" considerou a obra a "autobiografia musical mais bem escrita desde as 'Crônicas' de Bob Dylan".
Discrição
Nenhuma grande editora quer correr o risco de anunciar biografias nacionais programadas para 2014. Escaldadas pela polêmica sobre a necessidade de autorização e a possibilidade de mudança na lei, as casas preferem não se manifestar.
Discrição 2
Entre editores consultados pela coluna, Roberto Feith, da Objetiva, disse ter projetos "engatilhados", com pedidos de autorização em andamento, e Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, afirmou apenas ter duas obras para breve e que vai "encarar a Justiça".
Discrição 3
Carlos Andreazza, da Record, adianta que tem nova biografia não autorizada de Otavio Cabral ("Dirceu"), também sobre político, mas "de direita, e pela qual correremos riscos".
Papel social
Já a independente Alameda prevê para dezembro um estudo sobre a vida de um dos expoentes da música nacional, "A Trajetória Social de Raul Seixas - Uma Metamorfose Ambulante no Rock Brasileiro", defendida como dissertação de mestrado por Lucas Marcelo Tomaz de Souza, na Unesp.
Papel social 2
A obra segue Raul da Bahia a São Paulo, mostrando como criou a imagem de "Maluco Beleza".
Viralatas
Ademir Assunção, vencedor do Jabuti de poesia com "A Voz do Ventríloco" (Edith), lança em novembro CD com sua banda Fracassos da Raça. O álbum se chamará "Viralatas de Córdoba", homenagem à quantidade de cães que o poeta viu nas ruas ao visitar a cidade espanhola --e para os quais os moradores deixavam ração e água nas esquinas.
painel das letras
Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da "Ilustrada", na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do "Sabático", no "Estado de S. Paulo", e do jornal "Agora", do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário