quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Máfia do ISS - Fraude ocorre há 14 anos, diz ex-mulher de auditor

MÁFIA DO ISS
folha de são paulo
Fraude ocorre há 14 anos, diz ex-mulher de auditor
Vanessa Ferreira prestou depoimento de cinco horas ao Ministério Público
Testemunha afirma que fiscal Luís Magalhães lhe contou que esquema já existia quando ele ingressou na prefeitura
DE SÃO PAULOO esquema de fraudes na cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) na Prefeitura de São Paulo começou há 14 anos, afirmou ontem a testemunha Vanessa Caroline Ferreira, ex-mulher do auditor fiscal Luis Alexandre Cardoso de Magalhães.
Ela prestou depoimento de cinco horas ao Ministério Público para dar mais detalhes de como funcionava a máfia do ISS, que pode ter causado rombo de R$ 500 milhões nos cofres públicos. Os promotores vinham investigando o sistema de propina a partir de 2005.
Ao deixar a Promotoria, ela disse que Magalhães lhe contou sobre quando podem ter começado as fraudes.
"O esquema de corrupção --o que o Luis contou para mim-- vem desde quando ele entrou na prefeitura. Tem no mínimo 14 anos. Quando ele ingressou, aprendeu o achaque. Não era um crime organizado, que nem [depois, quando] eles formaram a quadrilha", afirmou.
Os promotores questionavam Vanessa, segundo ela, sobre pontos ainda obscuros no caso. "O depoimento foi mais voltado ao enriquecimento ilícito e detalhes que eu conhecia dessas pessoas, a vida cotidiana, quem vendia joias para quem."
A testemunha ainda afirmou que os promotores enfrentam dificuldades para avaliar as provas apreendidas. "Disse onde eles iriam encontrar alguns arquivos. Há uma quantidade enorme de informações que eles não estão conseguindo desdobrar."
Ela ainda reafirmou que Magalhães lhe revelou ter colaborado na campanha para vereador, em 2008, do ex-secretário de Governo Antonio Donato (PT). Donato nega ter recebido dinheiro do auditor.
"Eu não tenho por que mentir. O Luis foi claro comigo quando falou: O Donato, dei dinheiro na campanha passada dele, espero que ele lembre de mim'."
Vanessa disse também que pessoas ligadas a ela vêm sofrendo ameaças. "Já houve três ameaças contra pessoas próximas a mim. Nesta semana foi ameaçada a mulher do meu advogado. Ela saiu do Estado, ele está apavorado."

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário