sábado, 2 de novembro de 2013

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo
A bomba Bolshoi
Se ficasse só na história de 2013 do balé Bolshoi, incluindo o ataque com ácido contra o diretor e as denúncias de corrupção e de prostituição de bailarinas, o americano Simon Morrison já teria um livro digno de atenção. Mas o professor da Universidade de Princeton resolveu investigar a maior companhia de dança do mundo desde sua criação, em 1776, para "Bolshoi Confidential", a ser concluído no ano que vem.
A obra, com o subtítulo "Segredos do Balé Russo -- Do Domínio dos Czares à Era de Putin", pretende mostrar como a instituição se tornou instrumento político da Rússia. Vem atraindo editoras de vários países e teve, no Brasil, os direitos adquiridos pela Record.
-
// GOLPES DO PASSADO
Mario Magalhães, vencedor do Jabuti de biografia por "Marighella", é o nome brasileiro da coletânewa "Crecer a Golpes: Cronicas y Ensayos de America Latina a 40 anos de Allende y Pinochet", que a editora C.A. Press, do Penguin Group, lança na semana que vem.
Prevista ainda para o mercado de língua inglesa em 2014, a obra reúne textos inéditos de 13 autores, como Jon Lee Anderson e Leonardo Padura, sobre as últimas quatro décadas em vários países do continente. Magalhães representa o Brasil com "Juego de la Memoria", em que conta a história do país a partir da trajetória da seleção e de sua reverência de torcedor pelo "ídolo supremo" Zico.
-
TIMING Lou Reed, morto no domingo, é uma das estrelas de 'Dangerous Glitter - A História de como David Bowie, Lou Reed e Iggy Pop Foram para o Inferno e Salvaram o Rock'n'Roll', que a Veneta lança neste mês
-
Policial Raphael Montes, 23, é o novo nome do catálogo nacional da Companhia das Letras. O autor de "Suicidas" (Benvirá), finalista do Prêmio SP de Literatura, publicará no ano que vem seu próximo thriller, "Dias Perfeitos", sobre um psicopata que sequestra a mulher que ama.
Holocausto além-mar Após alcançar a marca de 50 mil cópias em cinco meses, "Holocausto Brasileiro" (Geração Editorial), de Daniela Arbex, sairá em Portugal. A Guerra & Paz publicará a obra sobre as 60 mil mortes nos anos 1960 e 1970 no Hospício de Barbacena (MG).
Mudança Não foi tão pacífica a decisão de fechar a maior loja da Livraria da Vila, de 2.500 m², no shopping Cidade Jardim. Sem o interesse do centro comercial em mantê-la no espaço nobre, a loja chegou a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, mas não foi bem-sucedida.
Mudança 2 A Vila corre o risco de passar o período de compras do Natal sem espaço no shopping, já que a nova loja, menor, está prevista para 2014. Shopping e livraria informam apenas que negociam a mudança de espaço.
Planos A Matrix planeja para 2014 a Coleção Matrix para Ensino Médio, com clássicos da literatura nacional a serem oferecidos de graça a estudantes. O projeto dependerá de parceria com empresas para edição, impressão e distribuição das obras.
Sem festa São Paulo ficará outra vez sem a Primavera dos Livros, evento organizado pela associação de editores independentes Libre e que no Rio acabou de ter sua 13ª edição anual, com 15 mil títulos com descontos. Prevista para o final deste mês, a edição paulistana de 2013 foi cancelada por falta de apoio.
Sem festa 2 Neste ano, a Biblioteca Nacional não lançou seu edital de feiras, que em 2012 garantiu R$ 100 mil para o evento. Outro problema da feira paulistana, de periodicidade incerta, é a concorrência com a Festa do Livro da USP, no fim do ano.
Sua atenção As estratégias das empresas do vale do Silício para ganhar o público são o tema do próximo livro de Tim Wu, autor de "Impérios da Comunicação". A Zahar garantiu os direitos de "Your Attention Please", previsto para o fim de 2014.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário