sábado, 9 de novembro de 2013

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo
Sem acordo
O mercado rejeitou a recente proposta da distribuidora Superpedido de intermediar o abastecimento de livros para a rede Laselva. A livraria, em crise, deixou muitas editoras sem pagamento nos últimos anos. Com isso, a oferta de títulos em suas lojas ficou escassa. Para fazer o meio de campo, a Superpedido tinha sugerido às editoras que lhe pagassem 5% do preço de capa dos livros, além do desconto (de até 50%) normalmente negociado entre essas casas e a Laselva. Não colou.
Outro projeto que a Superpedido tenta emplacar, também cobrando 5%, é um pacote de exclusividade para o abastecimento de 40 livrarias independentes. Muitos editores acham inviável fechar o acordo sem as livrarias estarem definidas, mas algumas grandes casas, como a Ediouro, toparam testar. Sandro Silva, diretor geral da distribuidora, diz que a "aceitação está sendo grande".
-
// OS CONCORRENTES
Boa notícia para os autores da Record interessados nos prêmios literários da Fundação Biblioteca Nacional (FBN): os títulos da editora poderão concorrer neste ano.
No ano passado, as 74 obras inscritas pela casa foram inabilitadas por "insuficiência de ISBN". Isso aconteceu porque desde 2007 a Record praticamente não cadastrava obras no International Standard Book Number (sistema internacional de identificação de livros), e em 2012 a FBN passou a eliminar concorrentes com cadastro irregular. A biblioteca informa que a editora vem regularizando a situação perante o ISBN e que isso já foi resolvido com os livros inscritos.
Todos os títulos habilitados devem ser divulgados depois de amanhã no site bn.br.
-
HQ George Pérez é o entrevistado do volume um da série Mestres Modernos', que a Marsupial lança no Festival Internacional de Quadrinhos; autor será homenageado no evento, que começa no próximo dia 13 em Belo Horizonte
-
Aulas de Nabokov A faceta menos conhecida do autor de "Lolita", a de professor, virá à tona com dois títulos que a Três Estrelas planeja para 2014. "Lectures on Russian Literature" e "Lectures on Literature" reúnem aulas ministradas nos anos 1940 nos EUA, tratando de nomes como Gógol, Tolstói, Jane Austen, Kafka e Proust.
Sem comedimento "L'Extraordinaire Voyage du Fakir qui Etait Resté Coincé dans une Armoire Ikea" (a extraordinária viagem do faquir que ficou preso num armário Ikea) é o título do primeiro romance de Romain Puértolas, que a Record lança em 2014.
Sem comedimento 2 O autor era policial na fronteira francesa, com sete romances rejeitados por editoras, quando a pequena Le Dilettante topou publicar "L'Extraordinaire Voyage...". As aventuras do faquir Ajatashatru Lavash Patel já atraíram 100 mil leitores desde agosto, serão traduzidas em 35 países e estão em disputa por quatro produtoras de cinema na França.
Jornal pessoal Fora de catálogo há três décadas, o "Diário da Tarde", do cronista Paulo Mendes Campos (1922-1991), ganhará edição nos próximos dias pelo Instituto Moreira Salles.
Jornal pessoal 2 Sairá no formato tabloide, idealizado pelo mineiro. É composto por 20 edições do jornal imaginário do autor, cada uma delas com oito seções fixas, tratando de futebol a literatura.
Filtro Um raro acordo entre um site de compartilhamento não autorizado de livros e uma entidade de editores foi firmado na quinta-feira, após ação movida pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABRD).
Filtro 2 Pelo acordo, o site de material acadêmico Ebah, que contém mais de 2,6 milhões de usuários e armazena 181 mil títulos, terá de manter um filtro por tempo indeterminado para impedir o upload de conteúdos de livros dos associados do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) e da ABDR.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário