sábado, 9 de novembro de 2013

Planeta Terra mostra novo rock paulistano em sessão vespertina

folha de são paulo
Criados em 2009, dois grupos em ascensão fazem no festival os maiores shows de suas carreiras
O Terno toca indie rock voltado aos anos 60, enquanto Hatchets cria som agitado inspirado na dance music dos 90
GIULIANA DE TOLEDODE SÃO PAULO
A chance de estar hoje no festival Planeta Terra ao lado de nomes como Blur, Beck e Travis tem feito as bandas paulistanas O Terno e Hatchets ensaiarem muito nos últimos meses. Terem ganhado o horário menos nobre, o início da tarde, e nome estampado com menos destaque nos cartazes é apenas um detalhe para quem fará o maior show da carreira.
"Nos últimos meses, a parte boa de pegar o metrô para ir trabalhar, é ver nosso nome no telão [de publicidade]", ri Vinícius Militão, 27, baterista do grupo Hatchets.
"A gente já ensaiou tanto que é como se tivéssemos estudado o máximo para uma prova e agora viesse a formatura", diz ele, que desde 2009 mantém o grupo com Gabriel Militão (guitarra e vocal), Otavio Valezi (baixo), Andre Matt (sintetizador) e Paikan Gonzalez (guitarra).
O som da banda é agitado, uma mistura de indie rock com dance music dos anos 1980 e 1990.
Também em 2009, mas do outro lado da cidade --os Hatchets nasceram na zona leste-- um trio de amigos do colégio Santa Cruz, na zona oeste, criou O Terno, dedicado a um indie rock nostálgico, com referências dos anos 60.
De lá para cá, Tim Bernardes (voz e guitarra, 22), Guilherme d'Almeida (baixo, 23) e Victor Chaves (bateria, 23) lançaram o disco "66"(2012) e ganharam notoriedade. A faixa-título virou um clipe que chamou atenção e fez a banda decolar nas redes sociais: uma produção de gente grande, com direito a cenas tocando embaixo d'água.
"Mergulhamos muito e passamos frio", lembra Bernardes, que agora guarda os instrumentos como enfeite na sua casa, local usado para os ensaios da banda.
Neste ano, para além doPlaneta Terra, seguem com agenda cheia. Participaram do novo EP de Tom Zé, "Tribunal do Feicebuqui", lançaram, na última semana, o single "Tic Tac-Harmonium" e se preparam agora para gravar novo disco no próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário