terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mirian Goldenberg

Velho está na moda
O mercado é voltado para as jovens magras e exclui quem não se enquadra no padrão
Muitas mulheres de mais de 40 anos dizem que são ignoradas pelo mercado. Além de se sentirem invisíveis, pois não são mais olhadas ou elogiadas como quando eram mais jovens, dizem que não encontram roupas adequadas para a idade.
Uma nutricionista de 47 anos contou: "Tenho um corpo bonito. Fui comprar um jeans de uma marca famosa e a vendedora me olhou dos pés à cabeça como se dissesse: Não temos roupas para velhas. Não queremos nossa etiqueta desfilando na bunda de uma velha ridícula e sem noção'. Saí arrasada".
Outras querem se diferenciar das adolescentes, mas não querem se vestir como velhas. Uma professora de 41 anos disse: "Não posso usar os mesmos jeans das minhas alunas. Tento encontrar um que não seja colado e de cintura baixa, mas é impossível. Não quero parecer uma garotinha, mas não quero parecer uma velha. As opções para a minha idade são horrorosas".
A dúvida é como se adequar à idade sem abrir mão de roupas bonitas. O mercado está voltado para as jovens e magras e exclui aquelas que não se enquadram no padrão.
Uma arquiteta de 56 anos afirmou: "Sempre usei biquíni e minissaia. Agora não posso mais? Adorei quando a Betty Faria, depois de ter sido chamada de velha baranga' por usar biquíni aos 72, disse: Querem que eu vá à praia de burca, que me envergonhe de ter envelhecido?'".
Em um congresso internacional de moda, afirmei que o mercado reproduz as imagens dos velhos do século passado e não vê os "novos velhos" que têm projeto de vida, saúde, amor, felicidade, liberdade e beleza. Convoquei o público a mudar essas representações e participar da campanha que lancei aqui com o artigo "Velho é lindo".
De biquíni ou maiô, minissaia ou jeans, somos mais livres para inventar nossa "bela velhice". E para mostrar aos velhos de hoje e de amanhã que "velho é lindo!" e que "velho está na moda!".
***
No dia 16, às 19h, estarei na Fnac de Pinheiros para um bate-papo sobre o livro "A Bela Velhice" promovido pela Folha. Será uma alegria conversar com vocês lá!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário