sábado, 5 de outubro de 2013

Morre general que expulsou EUA do Vietnã - Joseph R. Gregory

Vo Nguyen Giap era considerado um dos mais bem-sucedidos líderes militares do século 20
JOSEPH R. GREGORYDO "NEW YORK TIMES"Vo Nguyen Giap, o general norte-vietnamita cujas campanhas expulsaram do país tanto a França como os EUA, morreu ontem em Hanói.
Teria 101 ou 102 anos (não há registro exato sobre sua data de nascimento).
Segundo o jornal "Tuoi Tre Online", o general morreu num hospital do Exército.
Giap foi um dos últimos sobreviventes de uma geração de revolucionários comunistas que nas décadas do pós-Guerra libertou o Vietnã do jugo colonial e combateu uma superpotência até levá-la a um impasse. Em seus últimos anos de vida, era uma lembrança viva de uma guerra que é história antiga para a maioria dos vietnamitas.
Mas ele não tinha caído no esquecimento. Era visto como estadista aposentado e respeitado, alguém cujas posições de linha dura se abrandaram após o término da guerra que unificou o Vietnã.
Giap defendeu reformas econômicas e o estreitamento de laços com os EUA, e ao mesmo tempo falou publicamente dos perigos da ampliação da influência da China e dos custos ambientais da industrialização.
Para seus adversários americanos, entre o início dos anos 1960 e meados dos anos 1970, ele perdia em importância apenas para seu mentor, Ho Chi Minh.
Para historiadores, sua disposição de suportar perdas esmagadoras diante do poder superior de fogo americano foi uma das grandes razões pelas quais a guerra se arrastou por tanto tempo, deixando mais de 2,5 milhões de mortos --58 mil americanos--, exaurindo o Tesouro dos EUA e a vontade política de Washington de combater e dividindo o país até hoje numa discussão sobre seu papel no mundo.
Professor e jornalista sem formação militar, Vo Nguyen Giap (pronuncia-se vo nuin zap) uniu-se à insurgência comunista maltrapilha na década de 1940 e a converteu numa força altamente disciplinada, que, ao longo de 30 anos de revolução e guerra civil, pôs fim a um império e uniu uma nação.
Charmoso e volúvel, era um historiador militar erudito e um nacionalista ferrenho, que usava o seu carisma pessoal para motivar os soldados e reforçar a devoção deles ao país.
Seus admiradores o incluem no ranking dos grandes líderes militares do século passado.
Para seus críticos, porém, as vitórias de Giap foram erguidas sobre um descaso grande pela vida de seus soldados. O general William C. Westmoreland, que comandou as forças americanas no Vietnã entre 1964 e 1968, disse: "Qualquer comandante americano que suportasse as mesmas baixas imensas que o general Giap não teria durado três semanas no cargo".
    ANÁLISE
    Giap não temia sacrificar vidas por objetivos políticos
    RICARDO BONALUME NETODE SÃO PAULOVo Nguyen Giap merece ser classificado como um dos grandes estrategistas militares do século 20. Sua vitória sobre a França em Dien Bien Phu em 1954 foi brilhante, apesar de custosa --morreram ou ficaram feridos mais vietnamitas do que franceses.
    Mas o mais importante foi o resultado: a derrota dos colonizadores foi um grande triunfo político que levou à independência de metade do Vietnã, sua parte norte.
    Giap e a liderança comunista vietnamita deixaram claro que os fins justificavam os meios. Sacrificar milhares de soldados para obter um objetivo fazia sentido na ideologia marxista-leninista.
    Giap aparentemente esteve por trás de muitas decisões polêmicas na luta para unificar Vietnã do Norte com Vietnã do Sul, em face de uma intervenção americana em prol do sul capitalista.
    A chamada Ofensiva do Tet em 1968 foi um grande desastre militar comunista --mas a sua percepção pelo governo e pela opinião pública americanas de que estava difícil achar a luz no final do túnel transformou a derrota militar em vitória política.
    Giap procurava colocar em prática as três fases da estratégia maoísta de tomada do poder: começando com guerrilha, enfraquecendo o inimigo e por fim obtendo uma paridade --do mesmo modo como pulgas podem lentamente enfraquecer um cão--, até a fase final de ofensiva.
    Um grave erro de Giap e da liderança norte-vietnamista foi achar que a "terceira fase" tinha chegado em 1972.
    Já não havia tropas de terra americanas no Vietnã do Sul. Mas bastou o Exército sul-vietnamita, com pesado apoio de aviação americana, para conter a chamada Ofensiva da Páscoa. Só três anos depois o Sul foi tomado.
    Vencer França e EUA, além de dar uma lição aos chineses que tentaram uma expedição punitiva contra o Vietnã em 1979, deixa claro que os vietnamitas construíram forças armadas eficazes e acima de tudo dedicadas.
    Giap era um excelente organizador e provedor de logística; como tático, não era tão notável assim.
    Mais do que ele, o que sobressaiu foi a resiliência do soldado comum vietnamita. Calçados com sandálias feitas de pneus, comendo praticamente só arroz, mesmo assim prevaleceram.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário