quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Kenneth Maxwell

folha de são paulo
Guy Fawkes
Os ingleses têm algumas tradições muito curiosas. Uma das mais duradouras é a Noite de Guy Fawkes.
A cada 5 de novembro, imagens de Guy Fawkes são queimadas em fogueiras em todo o país. Fogos de artifício são disparados para celebrar o fracasso da "conspiração da pólvora", que, em 5 de novembro de 1605, tentou explo- diu a Câmara dos Lordes, onde o rei James 1º deveria participar da sessão de abertura do Parlamento.
Guy Fawkes foi encontrado com 36 barris de pólvora na cripta sob o plenário da Câmara dos Lordes. Caso a explosão tivesse acontecido como planejada, o rei James e muitos parlamentares teriam certamente sido mortos, e o edifício, demolido pela detonação. Ao menos era esta a alegação e a intenção do complô de Guy Fawkes, e é este o evento celebrado a cada 5 de novembro.
"Remember, remember, the Fifth of November" se tornou uma expressão popular. As fogueiras, entretanto, foram originalmente resultado de um ato parlamentar aprovado 400 anos atrás para que as pessoas recordassem a "pólvora e traição", e para criar um dia de ação de graças pelo "afortunado escape de James 1º dos malévolos conspiradores católicos".
O complô da pólvora também ficou conhecido como "traição dos jesuítas", já que o objetivo era restaurar sobre a Inglaterra a autoridade papal que Henrique 8º, o pai da rainha Elizabeth 1ª, havia repudiado devido ao seu desejo de se casar com Ana Bolena, a mãe de Elizabeth.
Guy Fawkes foi contratado para realizar o atentado, e assumiu o nome de "John Johnson" para se tornar zelador do Parlamento. Quando de sua detenção, ele supostamente teria bradado o seguinte: "Minha explosão lançará todos vocês, mendigos escoceses, de volta às suas montanhas natais".
O rei James 1º era o rei James 6º da Escócia, que sucedeu a "rainha virgem", Elizabeth 1ª. James era filho da rainha Mary da Escócia, executada por ordem de Elizabeth.
Alguns historiadores alegam que o complô foi obra de sir Robert Cecil, principal ministro do rei James, que odiava os católicos. Guy Fawkes foi torturado por 72 ho- ras. Em lugar de ser enforca-do e esquartejado, como previa a sentença, ele se jogou do cadafalso e morreu ao quebrar o pescoço.
O grupo de protesto Anonymous usa máscaras de Guy Fawkes em seus protestos contra governos e o siste- ma, em todo o mundo: rostos brancos estilizados, com um largo bigode de pontas re- torcidas para cima, acompanhado por uma estreita bar- ba vertical. Isso inclui, é cla- ro, o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário