segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mães fazem 'mamaço' em unidade do Sesc em São Paulo

folha de são paulo

 
FLAVIA MARTIN
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto

Em meio a fotografias de animais selvagens nas paisagens mais remotas e intocadas do mundo, retratados por Sebastião Salgado e expostos em "Genesis", no Sesc Belenzinho, zona leste, 20 mães faziam algo igualmente primitivo e natural: davam o peito para seus bebês mamarem.
O "mamaço" da manhã de hoje foi organizado depois que a turismóloga Geovana Cleres, 35, foi proibida de amamentar Sofia, 1 ano e 4 meses, naquela unidade do Sesc, na última quarta-feira.
Segundo Geovana, uma funcionária a abordou dizendo que não era permitido dar de mamar no espaço de leitura do Sesc e pediu que ela fosse à sala de amamentação.
Trata-se de um espaço pequeno, com um micro-ondas para esquentar papinhas e mamadeiras e uma poltrona, que, naquele momento, estava ocupada por um pai que dava comida para o filho.

Mamaço no Sesc Belenzinho

 Ver em tamanho maior »
Zé Carlos Barretta/Folhapress
AnteriorPróxima
Mães fizeram 'mamaço' no Sesc Belenzinho após mulher ser proibida de amamentar no local
"Fiquei sem entender, mas, apesar do incômodo, tirei a Sofia do peito. Alegaram que outras crianças poderiam ficar olhando e até sentir vontade de mamar", conta.
Geovana encaminhou a reclamação ao Sesc e desabafou no Facebook. "Gerei um burburinho e encontrei outras mães que já tinham tido esse problema aqui."
Uma das que leram a mensagem de Geovana foi a chef de cozinha Reila Miranda, 34, que ajudou a organizar o "mamaço". No ato, leu um texto citando trechos da Constituição e do Estatuto da Criança e do Adolescente que garantem a alimentação das crianças.
"Somos mamíferos. Dar de mamar faz parte da natureza humana e do meu corpo! A gente adora o Sesc, mas a instituição precisa repensar o que aconteceu", afirmou Reila, que dá o peito para Maria, de 2 anos e 4 meses, e é fundadora da Casa da Borboleta, de apoio à maternidade.
A pesquisadora Simone De Carvalho, 38, distribuía um folheto que pedia assinaturas para uma petição em prol de lei federal que garanta proteção à mãe que queira amamentar em qualquer lugar.
O Sesc Belenzinho afirmou que a proibição a Geovana foi um erro pontual de uma funcionária. Coordenadores da unidade acompanharam o "mamaço" e pediram desculpas para as mães presentes.

Um comentário:

  1. Lindo ato! Parabéns!

    "MINHA criança manando no MEU peito te incomoda? Pega esse paninho ali ó, e cobre a sua cara."

    ResponderExcluir