sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mônica Bergamo

folha de são paulo

'Só porque sou branquinha?', pergunta Fernanda Lima sobre polêmica da Copa

Ouvir o texto

Fernanda Lima virou alvo nesta semana, depois que a Fifa a confirmou para ser mestre de cerimônias do sorteio dos grupos da Copa de 2014. Ela e o marido, Rodrigo Hilbert, teriam entrado no lugar dos atores negros Camila Pitanga e Lázaro Ramos. A troca gerou debates na internet sobre um suposto racismo da entidade do futebol. A apresentadora falou à coluna, anteontem, na inauguração da loja da Riachuelo na rua Oscar Freire, em SP.
Bruno Poletti/Folhapress
Fernanda Lima, apresentadora - Coquetel de inauguração da loja Riachuelo, com talk Show de Fernanda Lima. Inauguração da loja da rua Oscar Freire
Coquetel de inauguração da loja Riachuelo, com talk Show de Fernanda Lima. Inauguração da loja da rua Oscar Freire
Folha - Como tem lidado com a polêmica?
Fernanda Lima - Não estou lidando. Na verdade, eu venho trabalhando com a Fifa já há alguns anos. E fui chamada para esse trabalho há mais de seis meses. Mas a gente não fala essas coisas, né? Acompanhei esse bochicho todo que saiu na imprensa. Mas eu sou funcionária, uma comunicadora. Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?
Os comentários te magoaram?
Talvez eles me magoassem há dez anos. Hoje eu tô descolada. Eu durmo tranquila. Minhas contas estão pagas em dia, pago meus impostos. Sou uma cidadã, crio meus filhos da maneira que acho correta, prezo a educação, o respeito ao próximo, não discrimino ninguém. Também não levanto bandeiras. Simplesmente acho que a gente tem que ser respeitado, sem violência. Eu não alimento esse tipo de coisa.
Você gosta de futebol?
Gosto, mas não sou entendedora. Nesse caso estou como apresentadora. Não acredito que eu vá lidar com as minúcias do futebol ali. Vou ser apenas uma mestre de cerimônias. E pretendo ir aos jogos. Meus filhos e o Rodrigo são loucos por futebol.
Acha que há uma tendência de tudo virar polêmica?
Por conta dos anônimos, né? Os anônimos agora ganharam voz, qualquer coisa que eles falam, botam no vento e os outros vão inventando. O jornalismo perde credibilidade, né? Os jornalistas não estão indo mais na fonte. Eu fiz jornalismo e me lembro dessa aula: vá à fonte, não pegue de uma outra fonte. Isso se perdeu. Todo mundo acredita no tal jornalista, só que ele inventa. E aí?

Oscar Freire ganha loja da Riachuelo

 Ver em tamanho maior »
Bruno Poletti/Folhapress
AnteriorPróxima
O apresentador Luciano Huck com o empresário Flávio Rocha, que inaugurou loja da Riachuelo na rua Oscar Freire, na quarta (27)
REGISTRO GERAL
O italiano Cesare Battisti está pedindo ao Ministério da Justiça a emissão de seu registro nacional de estrangeiro. O documento de identidade oficializará a permanência dele no Brasil como asilado político.
REGISTRO 2
Battisti não obteve até hoje o documento porque o Ministério Público Federal move ação em que contesta a concessão de visto para ele. O escritório Bottini & Tamasauskas, que passou a representar o italiano há alguns dias, alega que a ação não pode impedir a emissão do registro de estrangeiro.
REGISTRO 3
Com a fuga de Henrique Pizolatto para a Itália para escapar da prisão no caso do mensalão, surgiram rumores, não confirmados, de que o país europeu poderia tentar negociar com o Brasil uma "troca" de condenados. Cesare Battisti é acusado de terrorismo na Itália.
ROTINA
José Dirceu deve receber hoje a visita do irmão, Luís Eduardo, do filho Zeca Dirceu, da namorada, Simone Tristão, e de uma das filhas. Na fila está também o jornalista Breno Altman, entre outros amigos. A expectativa é a de que, passada a movimentação dos primeiros dias na prisão, o ânimo do petista já não seja o mesmo.
TROPA DE CHOQUE
O plano de combate à violência nas manifestações de rua preparado pelo governo federal será discutido hoje no Ministério da Justiça com as secretarias de Segurança de SP e Rio, OAB, Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça. A intenção é anunciar as primeiras medidas nas próximas semanas.
TROPA DE CHOQUE 2
As propostas incluem criação de plantões para resolver detenções e fixação de regras para a atuação das polícias nas duas capitais. "A ideia é garantir a liberdade de manifestação. A violência, da parte de quem protesta ou do Estado, inibe quem quer ir para as ruas pacificamente", diz Marivaldo Pereira, secretário de assuntos legislativos do ministério.
SOZINHA...
Reclusa desde 2010, a atriz Ana Paula Arósio não participará do lançamento do longa "Anita e Garibaldi", protagonizado por ela e pelo ator Gabriel Braga Nunes. Segundo Rubens Gennaro, produtor do filme, ela nem chegou a ver a versão final da obra. "As questões patológicas, digo, psicológicas dela apareceram já no fim das filmagens, mas sua participação foi maravilhosa", disse.
...MAS NEM TANTO
A ausência da estrela traz prejuízos à divulgação. "Me fez perder dinheiro, mas eu respeito", diz Gennaro. "Espero que essa paixão valha a pena!", afirma, referindo-se ao casamento da atriz com o arquiteto Henrique Pinheiro. Ana Paula Arósio vive em seu sítio no interior de São Paulo. A assessoria da atriz informa que ela quer permanecer longe dos holofotes.
DECORANDO
Angelo Derenze fez o lançamento da edição 2014 da Casa Cor, anteontem, no Jockey Club de São Paulo. Os arquitetos Sig Bergamin, Murilo Lomas e Camila Klein estavam entre os convidados que passaram por lá para saber as novidades da mostra.

Casa Cor lança edição de 2014

 Ver em tamanho maior »
Bruno Poletti/Folhapress
AnteriorPróxima
Angelo Derenze, presidente da Casa Cor, fez o lançamento da edição 2014 da mostra, no Jockey Club de São Paulo, na quarta (27)
CURTO-CIRCUITO
O balé "O Quebra-Nozes", estrelado por bailarinos cegos, será apresentado hoje, às 20h30, no Auditório Ibirapuera. Livre.
O MDA (Movimento de Defesa da Advocacia) faz almoço de fim de ano hoje na Sociedade Harmonia de Tênis, nos Jardins.
Gustavo Rosa será homenageado hoje no espetáculo "Mover-se", no teatro WTC, às 21h. 12 anos.
A loja Topshop será inaugurada hoje, às 18h, no shopping Market Place.
E a marca Tufi Duek agora está também no shopping Pátio Higienópolis.
A artista plástica Izabel Litieri participa da Bienal de Florença, que começa amanhã, na Itália.
com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
mônica bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário