segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Mônica Bergamo

folha de são paulo

Para empresas, burocracia é o principal entrave às exportações brasileiras

Ouvir o texto

Uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com 600 empresas mostra que, para 44%, a burocracia alfandegária e aduaneira é o principal entrave às exportações de produtos brasileiros. Só perde para a taxa de câmbio, um problema para 46% dos executivos entrevistados.
PAPEL PASSADO
A burocracia tributária é apontada como um fator de dificuldade por 28% das empresas e as greves, por 27%. Para a CNI, um acordo para a facilitação do comércio, que pode ser assinado na reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Bali, em dezembro, deve ser instrumento eficiente para diminuir os entraves.
PAPEL 2
O acordo prevê, entre outros pontos, a redução de prazo e simplifica os processos para entrada e saída de mercadorias em 159 países membros da organização.
QUE PENA
A prisão de Ronilson Bezerra Rodrigues, que comandou a Receita Municipal e é acusado de ter liderado esquema de desvio de cerca de R$ 500 milhões, teve grande impacto na sede da Prefeitura de SP. Ele era querido por muitos funcionários.
*
Alguns ex-colegas do auditor chegaram a chorar.
CINEMA EM CASA
O jornalista Ruy Nogueira e Valquiria Sais ofereceram jantar em homenagem a Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, e ao ator Fabrício Boliveira. Ele protagoniza o filme "Faroeste Caboclo", inspirado na canção homônima do ex-líder da banda Legião Urbana. O diretor do longa, René Sampaio, foi ao encontro.

Filho de Renato Russo é homenageado

 Ver em tamanho maior »
Zé Carlos Barretta/Folhapress
AnteriorPróxima
Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, ex-líder da Legião Urbana, foi homenageado em jantar oferecido por Ruy Nogueira e Valquiria Sais
A VOLTA...
Deputados federais buscam saída para manter a Subcomissão de Cultura e Direitos Humanos, extinta por pressão da bancada evangélica. A troca do nome --para evitar suposto conflito de competências com a Comissão de Direitos Humanos-- e adaptações no plano de trabalho são estudadas. A presidência da Câmara deve dar parecer nos próximos dias.
...DOS QUE NÃO FORAM
"O nome pouco importa", diz Jandira Feghali (PCdoB-RJ), presidente da Comissão de Cultura, à qual a subcomissão pertence. "O que importa é o tema: a relação entre direitos humanos e cultura. E dele não abrimos mão."
DNA
Cynthia Salles/Divulgação/TV Globo
O ator Ricardo Graça Mello gravou participação na série "Pé na Cova", em episódio sobre circo que vai ao ar amanhã na Globo; ele surge como apresentador e palhaço e atua ao lado da mãe, Marília Pêra, estrela da atração.
PÁGINA VIRADA
Costanza Pascolato chamou atenção na primeira fila dos desfiles da SPFW pela energia e elegância de sempre. Há 50 dias, ela finalizou tratamento de um câncer de mama. "Tenho muita sorte, pois faço exame a cada seis meses. Estava bem no comecinho." A consultora de moda foi submetida a uma cirurgia, seguida de um mês e meio de radioterapia. Há 20 anos, ela havia tratado de um tumor na outra mama.
PÁGINA REVISTA
Plenamente recuperada, Costanza se prepara para a maratona de relançamento do seu livro "O Essencial", bíblia fashion lançada em 1998. "Agora será um guia mais popular, com uma linguagem mais 'interneteira'."
NADA AZUL
A Sociedade Brasileira de Urologia será homenageada hoje no Congresso Nacional pelas suas ações de conscientização e orientação sobre o câncer de próstata, chamadas de Novembro Azul. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o número de casos novos pode chegar a 60.180 por ano, superando o de mama (52.680).
NADA AZUL 2
Será criada uma Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem para discutir a assistência precária no SUS. Enquanto 16 milhões consultam o ginecologista, apenas 2 milhões vão ao urologista. Nos próximos dias, haverá campanha em estádios de futebol para conscientizar os homens.
PEDRA SOBRE PEDRA
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha fez palestra na abertura da conferência Ideas City, no Sesc Pompeia. A artista plástica Jac Leirner, o músico Arto Lindsay e a curadora Corinne Erni, que também participam do projeto, estiveram no local.

Paulo Mendes da Rocha dá palestra

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha fez palestra na abertura da conferência Ideas City, no Sesc Pompeia
CURTO-CIRCUITO
O decorador José Antonio de Castro Bernardes lança hoje o livro "25 Anos de Festa", no Clube Harmonia. A partir das 17h.
Elba Ramalho recebe o título de cidadã paulistana, hoje, na Câmara Municipal.
Jana Rosa e Camila Fremder autografam hoje o livro "Como Ter uma Vida Normal Sendo Louca", às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
O Santander inicia hoje a campanha Amigo de Valor 2013, que destina recursos para a infância.
Alex Atala recebe hoje convidados no lançamento do livro "D.O.M. - Redescobrindo Ingredientes Brasileiros", no estúdio do fotógrafo Sérgio Coimbra, no Itaim.
com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário