sábado, 26 de outubro de 2013

Painel das Letras - Raquel Cozer

folha de são paulo
Um passinho para trás
Poucas semanas depois de abrir, em Curitiba, sua primeira filial fora de São Paulo, a Livraria da Vila fechará sua maior loja paulistana. A unidade do shopping Cidade Jardim, de 2.500 m2, dará lugar em 2014 a uma loja menor e em outro andar do centro comercial. "Quando abrimos essa loja, em 2008, achávamos que seria o ideal, mas nosso jeito de atender combina mais com espaços menores", diz Samuel Seibel, dono da rede. As unidades mais antigas têm até 900 m2.
A rede tem hoje oito lojas, e segundo Seibel não há previsão de uma nona. Mas ele promete para 2014 o início da venda de livros impressos e digitais pelo site.
-
// NOVO FÔLEGO PARA A LASELVA
A oferta de títulos à venda nas lojas da Laselva andou reduzida neste ano, em especial após a rede entrar com pedido de recuperação judicial, em maio, com dívidas estimadas em R$ 120 milhões. Como a empresa devia pagamentos a editoras, estas pararam de fornecer livros à rede. Esse cenário pode mudar com parceria anunciada a editores na quarta-feira.
No encontro, eles foram convidados a fornecer livros via Superpedido, distribuidora que então abastecerá a Laselva. Com o intermediário, a rede pagará mais pelos livros, mas ao menos voltará a tê-los nas prateleiras. A princípio, em fase de testes, a parceria valerá apenas para a loja do aeroporto de Guarulhos.
A Superpedido não confirma. Informa apenas que apresentou, no encontro, serviços para livreiros independentes.
-
ESTAMIRA VIVE Frases da catadora Estamira (1941-2011) no filme de 2004 de Marcos Prado integram o bilíngue 'Fragmentos de um Mundo em Abismo', que a N-1 lança em novembro, em embalagem tipo saco de lixo
-
Tango do demo O clássico cult "Sátántangó", do húngaro László Krasznahorkai, que originou filme homônimo de sete horas e meia de Béla Tarr, de 1994, foi comprado pela 34. Mais sucinto que a versão audiovisual, o romance de 320 páginas trata de uma vila impactada pelo retorno de um ex-morador com ares messiânicos.
Na voz de Ana C. Ana Cristina Cesar narra o poema "Samba-Canção" no trailer do livro "Poética", que a Companhia das Letras divulga nos próximos dias para acompanhar o lançamento, programado para 25 de novembro. O vídeo será ilustrado com lambe-lambes, cartas e folhas mimeografadas, sob produção da Mínimas --que também fez o vídeo do "Toda Poesia", de Paulo Leminski.
Fora de casa "Crônica da Casa Assassinada" (1959), de Lúcio Cardoso, ganhará tradução nos EUA em 2014. Os direitos foram adquiridos há pouco pela Open Letter Books. Curiosamente, o título está indisponível nas maiores livrarias do Brasil, mas, segundo a editora Record, isso será sanado em breve, quando for distribuída a edição com novo projeto gráfico.
Fora de casa 2 O romance "Os Éguas" (Boitempo), do paraense Edyr Augusto, causou boa impressão na França, onde saiu há pouco. Uma leitura de "alto nível", segundo a revista "La Cause Littéraire", e "uma das surpresas mais agradáveis de 2013", segundo o jornal "Nice-Matin", o thriller aborda os vícios da alta sociedade manauense.
Fora de casa 3 O tradutor Diniz Galhos teve trabalho árduo. Edyr Augusto teve de esclarecer, por exemplo, que "aceitou uma banda e deu um tapa" quer dizer "receber uns R$ 5, coisa pouca; já o tapa é uma pequena quantidade para fumar, seja em cachimbo, seja em cigarro, tipo crack". Em 2014 a editora Asphalte publica "Moscow", do mesmo autor.
Natal A L&PM prevê para dezembro "Messi: O Garoto que Virou Lenda", de Luca Caioli. Em adaptação para o cinema pela Epic, a biografia conta detalhes como a enorme timidez e as dificuldades com a leitura que o atual jogador do Barcelona enfrentou na escola, na cidade argentina de Rosário, antes de ser detectado o problema hormonal que lhe retardou o desenvolvimento ósseo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário