segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mônica Bergamo

folha de são paulo

Igreja Católica é condenada a pagar indenização em caso de pedofilia no Paraná

DE SÃO PAULO
Ouvir o texto

A Igreja Católica foi condenada a pagar indenização em um caso de pedofilia no Paraná. A ministra Nancy Andrighi, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), negou recurso da Diocese de Umuarama e determinou a responsabilidade solidária da entidade eclesiástica em ação movida contra o padre José Cipriano da Silva.
PUNIÇÃO
A igreja e o sacerdote vão pagar R$ 100 mil (metade cada um), de forma solidária, pelos danos morais decorrentes do delito. A vítima tinha 14 anos em 2002. "A igreja não pode ser indiferente --em especial no plano da responsabilidade civil, frise-se-- aos atos praticados por quem age em seu nome ou em proveito da função religiosa, sob pena de trair a confiança que nela própria depositam os fiéis", declarou a ministra em seu voto.
PUNIÇÃO 2
A Mitra Diocesana de Umuarama vai recorrer da decisão. "O ato da pessoa física, em suas atividades privadas, nada tem a ver com o ofício do sacerdócio e não pode ser creditado à instituição", entende Hugo Cysneiros, advogado da diocese.
PUNIÇÃO 3
Em seu voto, a ministra rebate os argumentos da defesa: "Mais do que simples relação de subordinação, o ministro ordenado é para os fiéis a própria personificação da Igreja Católica, no qual depositam justas expectativas de retidão moral". E diz que a instituição não pode ser indiferente ao crime praticado pelo sacerdote que "convencia as vítimas a pernoitarem na casa paroquial para praticar atos libidinosos".
NA PRORROGAÇÃO
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, prevê que a minirreforma eleitoral criará a mesma celeuma da Lei da Ficha Limpa. Segundo o ministro, as regras recém-aprovadas pelo Senado não podem vigorar no pleito de 2014. Pelo princípio da anuidade previsto na Constituição, a lei passa a vigorar de imediato, mas não vale para a eleição do ano seguinte. As regras só vão incidir sobre as eleições municipais em 2016.
PARA A PLATEIA
"Os parlamentares têm o tempo todo para promulgar leis, mas deixam para fazer em cima da hora para dar uma satisfação vã à sociedade", critica o novo presidente do TSE.
HELLO
Cat Stevens ligou para Eduardo Suplicy (PT-SP) na quinta-feira passada. Pediu desculpas por não poder ter recebido o senador e os filhos, no dia 17, após show em SP. O cantor, que mudou o nome para Yusuf, confirmou ter recebido o exemplar de "Renda de Cidadania - A Saída É pela Porta", enviado pelo político com dedicatória em inglês. Na conversa, Suplicy revelou ao britânico a vontade dos filhos Supla e João, os Brothers of Brazil, de tocar com ele "em algum lugar da Terra".
BOB SINCLAIR EM SÃO PAULO
Leonardo Soares/Folhapress
BO DJ francês em suíte no hotel Tivoli, em São Paulo
BO DJ francês em suíte no hotel Tivoli, em São Paulo
Com uma intensa relação com o Brasil, o DJ francês Bob Sinclar, 44, já pensa até em gravar com o músico Gusttavo Lima. Em sua passagem por São Paulo para apresentação em uma festa da Pirelli, no embalo da Fórmula 1, ele falou à coluna.
*
Folha - Você já se sente em casa tocando tanto no Brasil?
Bob Sinclar - Desde que "Love Generation" ficou em primeiro lugar no Brasil e o apresentador Luciano Huck começou a tocá-la em seu programa, fui ficando mais conhecido. As pessoas não sabiam quem eu era, mas conheciam a música. Comecei a vir no Carnaval. Me sinto mais confortável tocando aqui do que na França. Os brasileiros têm música nas veias.
Mas não cansa tocar "Love Generation" sempre?
Temos que ter orgulho do nosso trabalho e tocá-lo quanto for necessário. Uma música boa é uma música boa. Dura pra sempre. Mas procuro atualizar minhas faixas.
Você escuta música brasileira?
Tenho escutado muito Seu Jorge, Maria Gadú. Queria muito gravar com o Gusttavo Lima. Entrei em contato para fazermos algo juntos e ele topou, mas ainda estou esperando uma data na agenda. Ele é bastante ocupado.
Todo mundo hoje se diz DJ?
Hoje a tecnologia é evoluída, por isso todo mundo pode ser DJ. Você viu "Ratatouille"? Nesse filme um dos personagens diz que todo mundo pode cozinhar, mas nem todo mundo pode ser um chef de cozinha. Pra ser um bom DJ, aquilo tem que estar em você. Muitos não entendem que a energia vem do público. Prestar atenção nisso faz um bom DJ.
MAR À VISTA
T. Costa
A estilista Fernanda de Goeye exibiu a boa forma para divulgar a coleção de alto verão de Adriana Degreas em um ensaio caseiro entre amigas
A estilista Fernanda de Goeye exibiu a boa forma para divulgar a coleção de alto verão de Adriana Degreas em um ensaio caseiro entre amigas
GAROTA-PROPAGANDA
Livro de estreia da atriz Fernanda Torres, "Fim" terá divulgação digna de grande lançamento. Andrucha Waddington, marido da colunista da Folha, dirige os vídeos da campanha, criada pela agência WMcCann.
ÁLBUM
O Museu do Futebol abre exposição no sábado com objetos que fazem parte da memória impressa do esporte. Além de figurinhas e postais, "Futebol de Papel" exibe itens como os ingressos de todas as Copas do Mundo.
SEM CHORO
Gustavo Rosa, que morreu no dia 12, será homenageado nos espetáculos "Mover-se" e "Entrelaços", da companhia Cinque Sensi. Obras do artista plástico farão parte do cenário e um vídeo sobre ele será exibido, nesta sexta, no teatro Anhembi Morumbi.
AU AU AU
A atriz Larissa Manoela, 12, vai festejar os dois anos de sua cachorrinha, Guilhermina, no bufê Mega Magic, em SP, nesta quarta. A yorkshire da estrela de "Carrossel" tem dez fã-clubes.
HISTÓRIA CONSTRUÍDA
Os arquitetos e sócios Fernando Vidal, Luiz Fernando Rocco e Douglas Tolaine lançaram o livro "Rocco Vidal", sobre o escritório que comandam. Felipe Aflalo e Kiko Salomão, também arquitetos, estiveram no evento, no Museu da Casa Brasileira.

Lançamento de livro no Museu da Casa Brasileira

 Ver em tamanho maior »
Divulgação
AnteriorPróxima
Fernando Vidal, Luiz Fernando Rocco e Douglas Toulaine, sócios do escritório Rocco Vidal, foram ao lançamento do livro "Rocco Vidal", do escritório Rocco Vidal P+W, no Museu da Casa Brasileira
BRILHA MUITO
O joalheiro Jack Vartanian e o artista plástico Kleber Matheus receberam convidados na inauguração da exposição "Variação sobre Pedras", nos Jardins. A empresária Karina Motta, a estilista Juliana Jabour e a mulher de Jack, Cassia Avila, foram à abertura da mostra.

Jack Vartanian abre exposição

 Ver em tamanho maior »
Flavio Teperman
AnteriorPróxima
O joalheiro Jack Vartanian e o artista plástico Kleber Matheus receberam convidados na inauguração da exposição "Variação sobre Pedras", na terça (19), em sua loja no Jardins
CURTO-CIRCUITO
Luiz Felipe d'Avila lança o livro "Caráter & Liderança: Nove Estadistas que Construíram a Democracia Brasileira". Amanhã, às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
A blogueira Lala Rudge vai assinar coleção para a marca de sapatos Schutz.
Nizan Guanaes oferece jantar hoje, nos Jardins, em homenagem ao publicitário PJ Pereira, que lança "O Livro do Silêncio".
Rubens Barrichello comanda leilão de artigos esportivos hoje, no Noite do Bem, evento beneficente no Grand Hyatt.
mônica bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário