sábado, 23 de novembro de 2013

Painel das Letras Raquel Cozer

folha de são paulo

Contos da ditadura

Ouvir o texto

Junto à leva de livros-reportagem sobre a ditadura previstos pelas editoras para 2014, quando se completam 50 anos do golpe de 64, uma ficção deve se destacar. Trata-se do primeiro livro de contos do cientista político Bernardo Kucinski, que, em 2012, foi finalista dos prêmios Portugal Telecom e SP de Literatura com o romance "K" (Expressão Popular, esgotado), sobre o mesmo tema. A obra sairá pela Cosac Naify, que planeja lançá-lo junto com a reedição de "K". Kucinski diz que "muitos personagens levarão os leitores a se perguntarem 'será que é ele?' ou 'será que é ela?'" e que algumas histórias inspiram-se em relatos reais. E argumenta que as narrativas, embora sejam "invenções", "transmitem melhor do que um estudo acadêmico o clima que se viveu no Brasil nos anos 1960 e 1970".
Exemplares raros
Dos 896 mil índigenas que vivem hoje no Brasil, só 35 são escritores que publicam obras regularmente, segundo dados do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas. Quatro deles estarão na Flipoços, a festa literária de Poços de Caldas, de 26 de abril a 3 de maio de 2014.
São eles Daniel Munduruku --único representante indígena da última Feira de Frankfurt, em outubro--, Cristino Wapichana, Olivio Jekupé e Rosy Wasiry Guará, todos com produção para o público infantojuvenil.
Wapichana, presidente da Associação dos Escritores Indígenas, diz que esses autores também se dedicam a obras adultas, mas o olhar para o público jovem ganhou força com a lei 11.645/08, que estipula o ensino sobre culturas afrobrasileira e indígena nas escolas.
Moda
Flávio de Carvalho
Mais de cem ilustrações de Flávio de Carvalho (1899-1973) para sua coluna 'A Moda e o Novo Homem' (editada no 'Diário de S.Paulo' em 1956) integrarão livro da série Cadernos de Desenho, da Editora da Unicamp/Imesp, no início de 2014.
Guerra
"The Year of the Jungle", infantil da megaseller Suzanne Collins, sairá pela Rocco no ano que vem. É baseado nas memórias da escritora, que viu o pai deixar a família para lutar a Guerra do Vietnã quando ela tinha seis anos. A série mais famosa da autora, "Jogos Vorazes", já vendeu 500 mil cópias no país. Seu segundo volume, "Em Chamas", chegou ao cinema na última semana.
Saúde digital
Do vício no joguinho "Candy Crush" à interação via redes sociais nas manifestações, a relação (por vezes doentia) dos usuários com a tecnologia virtual é o tema de "Conecte-se ao que Importa", espécie de manual para uma vida digital saudável, que a LeYa programa para o ano que vem. O autor é Pedro Burgos, editor-chefe do site Gizmodo Brasil.
Só depois
Por falar em digital, por ora chegará apenas nesse formato o número 69 da "Revista da Biblioteca Mário de Andrade", com lançamento nesta quinta-feira, às 17h30, na instituição.
Só depois 2
A versão impressa da revista anual, que nesta edição inclui dossiês sobre Hilda Hilst e a Boca do Lixo, fica para 2014. A Imprensa Oficial do Estado de SP, que edita a revista, está ocupada com publicações para a Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
A verdade de Tyson
A autobiografia de Mike Tyson, "Undisputed Truth", sai no próximo semestre pela Benvirá. A obra deu o que falar no exterior, com informações como a de que Tyson chegou a usar pênis falso com urina "limpa" para passar em testes antidopping.
Depois da vida
O catálogo de Jack Kerouac (1922-1969) pela L&PM ganha força com três obras póstumas do autor, inéditas no país. Em fevereiro, sai o romance "O Mar É Meu Irmão", publicado em 2011 nos EUA. As novelas reunidas em 1971 em "Pic" saem em julho, e, em novembro, "Some of the Dharma", de 1997, considerado fundamental para entender a espiritualidade do autor.
painel das letras
Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da "Ilustrada", na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do "Sabático", no "Estado de S. Paulo", e do jornal "Agora", do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário