sábado, 23 de novembro de 2013

Um exemplo em pesquisa e tecnologia - Julio Abramczyk

folha de são paulo
PLANTÃO MÉDICO
JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com
Um exemplo em pesquisa e tecnologia
O Instituto Butantan, criado em 1901 por Vital Brazil para a produção do soro antiofídico, vai comemorar trinta anos do seu Centro de Biotecnologia, criado pelo professor Isaias Raw.
Esse importante setor do instituto é um dos cinco centros produtores de vacina no mundo. A sua importância está relacionada não só ao desenvolvimento de vacinas mas principalmente à criação de tecnologias próprias para a sua produção.
Dessa forma, evitou a importação das conhecidas caixas pretas cujas patentes impedem a transmissão do conhecimento científico e tecnológico aos países em desenvolvimento.
Raw afirmou, em abril, que uma medida provisória aprovada pelo Congresso permite importar vacina a granel, como se não fosse possível inovar, desenvolver tecnologia e produzir no Brasil.
Nesses últimos 30 anos, acrescentou, o Butantan produziu com tecnologia própria cerca de 900 milhões de doses de vacina de coqueluche, difteria, tétano e hepatite B, que foram aplicadas com eficácia e segurança em bebês.
No dia 2 próximo, um simpósio marcará a efeméride. Serão abordados o desenvolvimento de anticorpos monoclonais, a vacina recombinante BCG-pertussis para recém-nascidos, o surfactante de baixo custo e a genômica.
O atual presidente da Fundação Butantan, mantenedora do Centro de Biotecnologia, é Jorge Kalil, titular de Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina da USP.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário