sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Marco Aurélio Canônico

folha de são paulo
Duelo biográfico
RIO DE JANEIRO - "Mas isso aqui não me interessa, pelo amor de Deus", diz a voz idosa, num tom irritado --ouve-se, na sequência, uma batida na mesa. "Ou você faz a minha vida como administrador ou eu não quero o livro."
A gravação é um registro da tensa negociação entre um biógrafo --o jornalista Ernesto Rodrigues-- e seu biografado: João Havelange, o ex-presidente da Fifa.
Ela aparece em um documentário exemplar para a atual discussão sobre biografias: "Conversa com JH", dirigido pelo próprio Rodrigues, e que será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O filme expõe a via crucis por que o jornalista passou a partir do momento em que cumpriu o acordo de apresentar a seu personagem os originais do livro "Jogo Duro - A história de João Havelange", lançado em 2007.
Além de tentar derrubar depoimentos de inimigos e qualquer menção a episódios que manchassem sua imagem, Havelange implica até com histórias narradas por amigos, que ajudam a humanizar sua figura.
"Conversa com JH" não apenas narra as desgastantes negociações entre autor e personagem, mas arma, a partir delas, um debate sobre as fronteiras éticas e profissionais da relação entre biógrafos e biografados.
Rodrigues admite ter feito concessões a Havelange antes mesmo que elas fossem requisitadas. "Alguns assuntos que eu sei que são desconfortáveis para o senhor eu coloco na boca dos seus amigos", diz ele, numa das reuniões.
A precaução é inócua. A certa altura, numa tentativa de encerrar o caso, Havelange sugere: "Faz o seguinte, o senhor guarda tudo isso, no dia em que eu morrer o senhor publica".
Infelizmente, como deixam claros vários exemplos de livros vetados por herdeiros, nem a morte do personagem é garantia de que o autor poderá lançar sua obra.

    Helio Schwartsman

    folha de são paulo
    Liberdade de expressão
    SÃO PAULO - Já que as biografias não saem mesmo das manchetes, é o caso de investigar melhor os fundamentos teóricos da liberdade de expressão. Em outras palavras, por que devemos ser contra a censura, seja ela prévia ou póstuma?
    Como já alertava o filósofo John Stuart Mill, no século 19, existem muitas formas de oprimir uma pessoa. Dois candidatos fortes a fazê-lo são o Estado, com suas leis e corpo policial nem sempre razoáveis, e a sociedade, por meio das "opiniões e sentimentos prevalecentes". O único modo de contrapor-se a isso é assegurar ao indivíduo um núcleo de liberdades irredutíveis, entre as quais se destacam a de pensamento, expressão e reunião. Se eu puder me juntar a quem pense como eu, tenho chance de escapar da "tirania da maioria".
    O interessante é que os benefícios dessa tolerância institucionalizada não ficam restritos ao indivíduo. Ela está na base de instituições que definem a modernidade, como a liberdade acadêmica e, com ela, o desenvolvimento tecnológico e científico, e a imprensa que, ainda que muito imperfeitamente, ajuda a controlar os apetites de nossos governantes.
    Mais do que isso, a liberdade de expressão, ao assegurar que todos os temas possam ser discutidos sob todas as perspectivas, contribui para a sociedade encontrar o balanço entre mudança e estabilidade. Tome-se o caso da moral. Um debate aberto facilita o ajuste fino entre a saudável contestação e o necessário consenso.
    É importante frisar que a liberdade de expressão só faz sentido se for estabelecida de maneira forte, ainda que não absoluta. Ninguém, afinal, precisa de garantias para dizer o que todos querem ouvir. Esse instituto só se torna relevante quando permite que mesmo ideias que nos pareçam desprezíveis, incluindo manifestações nazistas, racistas e biografias não autorizadas, circulem livremente. O tempo e um pouco de sorte acabam se encarregando de enterrar o que é lixo e preservar o que é útil.
    helio@uol.com.br

      Monica Bergamo

      folha de são paulo

      Vídeo de entrevista de Chico Buarque deixou Procure Saber em choque

      Ouvir o texto

      O vídeo em que Chico Buarque aparece dando a entrevista ao biógrafo de Roberto Carlos que ele sempre disse que jamais havia dado deixou integrantes da Associação Procure Saber, da qual ele faz parte, em choque. Chico sempre usou o argumento de que a entrevista não existira para sustentar sua posição, contra a publicação de biografias não autorizadas.
      TECLA
      Repetindo a informação, que o escritor, Paulo César Araújo, provou ser falsa ao divulgar anteontem as imagens da conversa (o cantor pediu desculpas dizendo que não se lembrava), Chico tentava animar os outros integrantes da Procure Saber a aderir à causa defendida por Roberto Carlos.
      MUITO PESSOAL
      Nas reuniões do grupo, Chico Buarque era o mais radical, depois de Roberto, na defesa da restrição às biografias, o que é creditado ao seu "pânico" de ter a vida invadida, à aversão pela indústria da celebridade e a informações equivocadas já publicadas sobre ele na imprensa.
      TEMPO AO TEMPO
      Gilberto Gil revelava dúvidas, mas acabou tomando a decisão de apoiar a causa. Caetano Veloso dizia ser a favor da liberação das biografias, com argumentos como o de que quem está na chuva (os artistas) é para se molhar.
      TEMPO AO TEMPO 2
      Caetano, na época, concordou em não se manifestar publicamente enquanto o tema não fosse elevado à condição de prioridade (ele diz que depois se somou a seus colegas mais cautelosos do grupo). Naquele momento, a Procure Saber estava mobilizada para aprovar no Congresso alterações na arrecadação de direitos autorais.
      NADA DISSO
      O assunto era tratado como tabu, pelo temor de parte do grupo de explicitar publicamente divergências que afastassem Roberto Carlos da causa dos direitos autorais. Pedro Tourinho, na época uma espécie de porta-voz do grupo, chegou a enviar um e-mail à coluna para afirmar que "não houve uma discussão sobre o assunto" das biografias nas reuniões da associação
      CALVÁRIO
      Paulo César Araújo, o biógrafo de Roberto Carlos que teve seus livros recolhidos em 2007, já revelou a editores que pensa agora em escrever "O Rei e o Réu". Tem planos de colocar no papel a sua experiência com Roberto Carlos. Seria uma obra em primeira pessoa.
      MÚLTIPLAS CLARICES
      Daniel Primo
      "A Via Crucis do Corpo" foi o primeiro livro de Clarice Lispector que Alessandra Maestrini leu. "É o meu predileto", diz a atriz, uma das protagonistas de série "Correio Feminino", inspirada na escritora, que estreia no próximo dia 27.
      *
      "São oito filmetes para o 'Fantástico', a partir das colunas femininas assinadas pela escritora em jornais", explica o diretor Luiz Fernando Carvalho.
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      Além de Maestrini, 36, Luiza Brunet, 51, e Cintia Dicker, 27, encarnam as figuras femininas da série ambientada nos anos 50 e 60. Cada uma representa uma idade de mulher.
      FOTOGRAFIA LATINA
      O Itaú Cultural abriu anteontem a exposição "Fotonovela - Sociedade/Classes/Fotografia", em sua sede, na avenida Paulista. Os fotógrafos Nicolas Wormull, Eustáquio Neves, Juan Pablo Echeverri, Claudia Jaguaribe e Helena de Castro, com o filho, Luca, estiveram no evento. Milú Villela, presidente do espaço, também compareceu.

      Mostra de foto no Itaú Cultural

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      Zanone Fraissat/Folhapress
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      Milú Villela, presidente do Itaú Cultural, recebeu convidados na abertura da exposição "Fotonovela/Sociedade/Classes/Fotografia" na quarta (16)
      SÓ PENSA NAQUILO
      A editora LeYa lança no começo de 2014 livro inspirado na série americana "Masters of Sex", exibida pelo canal pago Showtime. A obra narra as experiências de William Masters e Virginia Johnson, famosos pelas pesquisas sobre comportamento sexual na década de 1950.
      GASTANDO
      As famílias paulistanas estão mais confiantes em relação à economia. É o que mostra o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da Fecomercio, em setembro, que ficou em 123,9 pontos, com alta de 2,7% em relação a agosto. O índice vai de zero a 200 pontos.
      GASTANDO 2
      A Fecomercio divulga os dados hoje e credita a maior predisposição ao consumo à queda da inflação, aos tímidos sinais de crescimento econômico e ao fim dos protestos em massa nas ruas. O otimismo, no entanto, é menor do que o apurado em setembro do ano passado, com recuo de 11,6% no indicador.
      SEGUNDA PELE
      Regina Duarte fez tratamento para remoçar, antes de subir ao palco em "Bem-Vindo, Estranho", que estreia hoje em SP. Submeteu-se a uma sessão de laser que faz a troca da pele do rosto na clínica de Jardis Volpe.
      MOTORISTA
      A Casa Cor exibirá neste ano também carros de alto luxo no Jockey Club, em novembro. O evento fechou parceria com o Auto Premium Show, que exibirá modelos das marcas Land Rover, Jaguar, BMW, Mitsubishi e Porsche. As pessoas poderão dar uma volta com os automóveis. Um dos modelos, usado pela família real da Inglaterra e feito de alumínio, custa R$ 600 mil.
      DIPLOMÁTICO
      O embaixador do Haiti, Madsen Chérubim, homenageou o novo cônsul-geral do país em São Paulo, José Carlos Kalil, com coquetel anteontem, no Jardim América. A diretora comercial Thaisa Carvalho e Elaine Kalil, mulher do homenageado, estiveram lá.

      Homenagem ao cônsul-geral do Haiti em SP

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      Zanone Fraissat/Folhapress
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      Madsen Chérubim, embaixador do Haiti, em coquetel em homenagem a José Carlos Kalil, novo cônsul-geral do país em São Paulo
      CURTO-CIRCUITO
      Eduardo Maretti autografa amanhã o livro "O Filho da Promessa", às 14h, na Paulinas Livraria.
      A marca L'Occitane inicia venda de sabonete solidário em prol de centro de alfabetização em Burkina Faso, na África.
      A Big Time Orchestra faz show hoje, às 23h30, no Bourbon Street. 18 anos.
      Jairzinho participa do Cantores do Bem, evento em benefício da Associação Aquarela. No próximo dia 29.
      Karin Rodrigues estreia em "Duas Mulheres que Dançam", amanhã, às 21h, no Teatro Eva Herz. 14 anos.
      com ELIANE TRINDADE, JOELMIR TAVARES, ANA KREPP e MARCELA PAES
      Mônica Bergamo
      Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

      Muitas emoções - Barbara Gancia

      folha de são paulo
      Sou do tempo em que a pessoa mais desequilibrada da sala costumava ser sempre eu. Para você ver como as coisas mu­dam. Hoje, consigo não só contar até dez antes de cometer alguma asneira, como fui buscar prazer em outras localidades que não os buei­ros infectos que outrora visitava nos horários em que o cidadão de boa cêpa começa a adentrar o 13º ciclo REM do sono.
      Não chego a ser nenhuma Darlene Glória arrependida, mas já con­quistei o troféu Baby Consuelo da regeneração. Uma Baby Consuelo, veja bem, SEM empresária (pé de pato mangalô três vezes!), mas ain­da assim que fez da recuperação da dependência seu sacerdócio e da virtude da vida saudável seu lema.
      Nem por isso, deixo de estar imensamente preocupada. Sabe o que é? Ontem vi na "Ilustrada", na co­luna daquele adônis do Calligaris, que quem não lê ficção literária bom sujeito não é. Não adianta ler apenas. Nos últimos tempos, tro­quei a remuneração de um traba­lho feito para uma livraria pelos se­guintes e portentosos volumes: "Formação do Brasil Contemporâ­neo", Caio Prado Jr.; "Raízes do Brasil", Sérgio Buarque de Holan­da; "A Integração do Negro na So­ciedade de Classes", Florestan Fer­nandes e assim vai.
      Pois é, nem abri. Alguns foram e voltaram de Miconos virgens, ou­tros eu levei para conhecer uma das maravilhas do mundo, a cidade de Machu Picchu, e mais um par foi comigo até a Terra do Fogo, e de lá voltamos três desconhecidos.
      Se eu não leio nem mesmo livros que me dariam substância para en­tender o país em que vivo e, conse­quentemente, para tentar enrique­cer minha conta bancária, digo, o meu diálogo com você, meu ursi­nho de pelúcia, imagine se eu teria tempo de enfrentar um "Moby Dick"? Contardo menciona estudo que diz que a ficção ajuda a aprimo­rar a capacidade de reconhecer o que os outros sentem, nos ensina a ter empatia.
      Ou seja, estou perdida e o mundo prestes e escoar pelo ralo. Entre iPhone, iPad, BigMac e WhatsApp, ao fim do dia tão sugada, que só con­sigo ficar olhando imagens no Ins­tagram antes de pegar no sono. Nem mesmo na reprise de "Água Viva" consigo me concentrar.
      Nem mesmo para ler provérbio no Facebook eu tenho mais foco. Os 140 caracteres do Twitter então, são "Cem Anos de Solidão". Rever um filme do Bergman hoje em dia equi­valeria aos 27 anos passados por Mandela em Robben Island. Mas o problema maior não sou eu.
      Sejamos sinceros. Eu já estou no ponto para moer e servir de ração para peixinho dourado. E já me dis­pus a mandar às favas Facebook, Instagram e Twitter. Reconheço que estou passando dos limites. Re­de social e fissura em iPhone, depois da coluna do Contardo só na eventualidade de algum assunto de interesse maior, como um ataque de tarântu­las censoras ao STF.
      A questão maior é como domar a testosterona dessa geração de ga­rotos que passam o dia enfurnados no quarto com o nariz grudado na tela. Quando são obrigados a lidar com a vida real, em um mundo em que figura paterna e materna estão cada vez mais bagunçadas, eles es­tão sem saber distinguir entre real e virtual.
      Nesta semana, ouvi relatos apavo­rados de uma testemunha sobre um jovem que trafegava pela zona sul sobre a caçamba de uma pick-up desferindo golpes em motoboys com taco de beisebol. Na cabeça. O camarada parecia estar se divertin­do muito. Claro, assim como a dis­tinção entre sexo virtual e sexo na vida real, o GTA (Grand Theft Au­to) de verdade deve ser bem mais emocionante do que o jogo.
      Barbara Gancia
      Barbara Gancia, mito vivo do jornalismo tapuia e torcedora do Santos FC, detesta se envolver em polêmica. E já chegou na idade de ter de recusar alimentos contendo gordura animal. É colunista do caderno "Cotidiano" e da revista "sãopaulo".

      José Simão

      folha de são paulo
      Ueba! Agora é Gayviões da Fiel!
      E o debate no 'Saia Justa', da GNT? Esses artistas estão confundindo biografia com revista de fofoca
      Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Eu quero a minha biografia não autorizada. Com prefácio da Paula Lavigne! Pra vender em todos os sex shops do Brasil!
      E o debate no "Saia Justa", na GNT? Resumindo: esses artistas estão confundindo biografia com revista de fofoca. E esses artistas criaram uma das situações mais desagradáveis: você discordar é falar mal de quem ama.
      As fãs do Caetano não estão entendendo nada. As fãs do Chico estão todas internadas, em estado de choque. E as fãs do Roberto Carlos não lembram! Rarará!
      "Quem é que censura toda hora/ qualquer livro da Jovem Guarda/ Esse cara sou eu". Roberto Carlos escreveu "Emoções", é um gênio. E fica com essa perrenga mal resolvida!
      E a manchete do Sensacionalista: "Novo Testamento sai de circulação por ser biografia não autorizada de Cristo".
      E essa: "Supremo admite que as biografias de Fiuk e Geisy Arruda não deveriam ter sido autorizadas". E a biografia do Frota é problema da Anvisa, Vigilância Sanitária! Rarará!
      E o Timão? O Quase Ultimão! Direto do SBT: "Pablo do Qual é a Música?' cria torcida corintiana gay, Gaivotas". Apoio! Mas prefiro Gayviões. Gayviões da Fiel!
      Todo gambá tem seu dia de bambi. Os Gambambis! Rarará! Só não sai gol! A última vez que o Corinthians fez um gol eu ainda usava Orkut. A última vez que o Corinthians fez um gol o Sarney ainda era vereador!
      E o site FuteboldaDepressão: "A última vez que o Corinthians fez um gol, o Ceni ainda acertava pênalti". O Ceni ainda tinha cabelo! A última vez que o Corinthians fez um gol, o homem estava esfregando dois gravetos pra inventar o fogo! O último que viu um gol do Corinthians foi o homem de Neanderthal! Rarará!
      É mole? É mole, mas sobe!
      O Brasil é Lúdico! Olha o cartaz num motel bem fuleiro em São Paulo: "Favor não utilizar o controle remoto do televisor como objeto sexual e/ou ejacular sobre o mesmo. Grato. A gerência". Mais direto impossível!.
      E esse cartaz num motel em Sobral: "Pedimos o obséquio de vossa senhoria não lavar a pistola na pia". Sobral? Deve ser do Cid Gomes. Ops, do Cidiverte! Rarará!
      Nóis sofre, mas nóis goza
      Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

      'Marighella' vence melhor biografia no Prêmio Jabuti

      folha de são paulo
      DE SÃO PAULO
      "Marighella" (Companhia das Letras), de Mário Magalhães, é a vencedora na categoria biografia do Prêmio Jabuti 2013. A categoria foi anunciada pelo curador José Luiz Goldfarb, durante a apuração de votos da segunda fase, ontem, como "ameaçada de extinção" --uma referência ao debate sobre a necessidade de autorização dos retratados para publicação.
      A obra teve média final de 29,5 pontos na avaliação dos três jurados da categoria --cujos nomes só serão revelados em 13 de novembro, na cerimônia de entrega.
      Em segundo lugar, ficou "A Carne e o Sangue" (Rocco), de Mary del Priore, sobre o triângulo amoroso entre D. Pedro 1º, D. Leopoldina e a Marquesa de Santos, com 27,83 pontos, e "Getúlio: Dos Anos de Formação à Conquista de Poder (1882-1930)" (Companhia das Letras), de Lira Neto, com 26,67 pontos.
      Magalhães e Neto estão entre os autores mais ativos no debate sobre biografias. Dias atrás, Magalhães fez em seu blog um texto afirmando que biógrafos não fazem fortunas com suas obras. Pelo primeiro lugar, receberá R$ 3.500. Caso se torne o vencedor na categoria livro do ano de não ficção, ganhará mais R$ 35 mil.
      Até a conclusão desta edição, apenas 11 das 28 categorias tinham sido apuradas, e nenhuma delas auditada (os resultados ainda passariam por auditoria até a manhã de hoje).

      "O cidadão tem o direito de não querer ser biografado" - Chico Buarque

      folha de são paulo
      BIOGRAFIAS
      "O cidadão tem o direito de não querer ser biografado"
      LUCAS NEVES
      COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PARIS
      O cantor e compositor Chico Buarque ensaiou nesta quinta-feira (17), em entrevista à Folha em Paris, um mea-culpa em relação a seu apoio à necessidade de autorização prévia de figuras célebres ou dos herdeiros destas para a comercialização de biografias. Mas voltou a defender "que o cidadão tem o direito de não querer ser biografado".
      "Posso até não estar muito bem informado sobre as leis e posso ter me precipitado [...] repito: posso ter me enganado [...]se a lei está errada, se eu estou errado, tudo bem, perdi", disse ele, ao ser abordado pela reportagem na entrada do prédio da Île Saint-Louis, um dos endereços mais nobres da capital francesa, onde escreve seu novo livro.
      "Entendo que alguns artistas, algum cidadão, algum ator queira preservar a sua intimidade. Não acho que isso seja uma aberração. Acho que é um direito [...] São problemas que não são levados pelo artista ao público, [questões] com que ele toma o maior cuidado. Não transforma isso em música, não escreve a respeito, quer preservar para si. Acho respeitável", completou o músico.
      Daryan Dorneles/Divulgação
      O cantor e compositor Chico Buarque
      O cantor e compositor Chico Buarque
      A manutenção desse imperativo de anuência (ancorado em brecha do Código Civil brasileiro) é a principal bandeira do Procure Saber, grupo que reúne, além de Chico, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Milton Nascimento, Erasmo Carlos e Djavan, com a empresária e ex-mulher de Caetano, Paula Lavigne, como porta-voz.
      Os músicos têm por antagonista a Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel), que move desde 2012 no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando a obrigatoriedade do consentimento dos biografados. A corte deve realizar em novembro audiência pública para discutir o tema.
      Depois de Chico quebrar o silêncio e publicar artigo no jornal "O Globo" na quarta-feira (16) defendendo o direito à privacidade de Roberto Carlos, que conseguiu banir livro a seu respeito em 2007, a reportagem foi procurá-lo para pedir detalhes sobre o alinhamento do compositor à agenda do Procure Saber. Esperou nos arredores do prédio dele por quase oito horas no primeiro dia, em vão. Mais tarde, o assessor do músico diria, por e-mail, que ele havia decidido não dar entrevistas, "pois o assunto já o distraiu bastante do processo de criação do novo livro".
      A reportagem, no entanto, decidiu perseverar na vigília, talvez se aferrando ao sofisma costurado por Chico e Ruy Guerra à letra de "Bárbara": "Nunca é tarde, nunca é demais". Voltou, pois, ao posto de sentinela no dia seguinte. Passaram por ali turistas severamente não francófonos pedindo informações sobre a localização da vizinha Notre-Dame e um ou outro interessado nas pechinchas da também vizinha imobiliária (com destaque para o apartamento de 70 m² na Ile ela mesma, em edifício do século 18, a R$ 2,95 milhões).
      Até que Chico apareceu a metros do portão de entrada de seu edifício, passo apressado, edição do "Le Monde" sob a axila, óculos de lente fosca. Só respondeu à reportagem ao terceiro "Chico!". Resistiu de início, dizendo já ter se pronunciado por intermédio do artigo. Mas acabou falando por quase oito minutos.
      Leia abaixo a entrevista.
      *
      Folha - Por que aderiu ao grupo Procure Saber?
      Chico Buarque - Posso até não estar muito bem informado sobre as leis e posso ter me precipitado, mas eu acho e continuo achando, que o cidadão tem o direito de não querer ser biografado, como tem o direito de não querer ser fotografado ou filmado. Me pareceu natural isso. Parece que não. Parece que essa ideia já está perdendo [espaço] na mídia, por interesses ou não por interesses, e está correndo o risco de não vingar na Justiça.
      Agora, o que tem que ficar claro é que nós não começamos esse movimento. O movimento para modificar a lei partiu da Associação Nacional de Editores.
      O que a gente pretendia era deixar as coisas como estão, no sentido de se poder preservar a privacidade de qualquer cidadão, não me refiro [necessariamente] a artista... agora, essa é uma discussão que é até bom que seja levada adiante, mas não nos termos em que as coisas estão acontecendo. Já virou uma batalha num nível muito pessoal --e desigual.
      Não adianta querer dizer que os artistas são famosos, são isso, são aquilo. Nós somos pequenos nessa briga. Repito: posso ter me enganado. Eu julgava que eu estava tendo uma posição sensata.
      Não é natural que se o público tenha curiosidade em saber mais sobre figuras que admira, e isso inclua episódios de diferentes naturezas, tanto favorável quanto desfavorável, para que se chegue a uma visão completa?
      A mim, me pareceu --não falo nem por interesse pessoal. Quem tem interesse nisso são mais as editoras. Eu não tenho problema quanto a isso.
      Entendo que alguns artistas, algum cidadão, algum ator queira preservar a sua intimidade. Não acho que isso seja uma aberração. Acho que é um direito.
      Me pareceu [ênfase] que era um direito. E parece que não. Então tá bom: então vai se criar um outro tipo de situação.
      As biografias serão automaticamente liberadas, e os biografados poderão recorrer à Justiça para receber uma indenização que parece que não é significativa. Ou, quem sabe, para até retirar o livro de circulação.
      Paulo César de Araújo sugeriu que a sua filiação ao Procure Saber, ao pleito apresentado por Roberto Carlos [pela autorização prévia para biografias], teria sido uma moeda de troca ao apoio deste à agenda pró-fiscalização do Ecad que vocês três defendem. Houve esse acordo?
      Isso é uma ilação dele. Eu, em relação ao Roberto Carlos, e ao que eu achava que era o direito do Roberto Carlos de preservar a sua vida pessoal, aspectos da sua vida que ele não queira... antes de se falar em Ecad, em Procure Saber, eu sempre tive essa opinião. Achava que ele tava certo, sim, de se proteger. [ri] Se for levar isso ao extremo, o sujeito é obrigado a deixar invadirem sua casa, fazerem fotografias [dele] de cueca, exporem sua mulher em trajes mínimos, sem poder recorrer.
      [No caso do Roberto] Ele pode não querer que se fale de um casamento, de algum problema da infância. São problemas que não são levados pelo artista ao público, que ele toma o maior cuidado,quer preservar para si. Acho respeitável. Agora, se a lei tá errada, se eu tô errado, tudo bem. Perdi.
      Como encara as críticas de quem vê incoerência histórica no fato de você, Caetano Veloso e Gilberto Gil terem sido perseguidos e censurados durante a ditadura e agora adotarem uma postura que alguns entendem como defesa da censura?
      Dizer que é censura realmente é um pouco pesado. Parece que na lei há esse conflito entre a liberdade de expressão, que é justa e louvável, e o direito à privacidade. São duas coisas que entram em conflito, e é isso que tem de se resolver na lei. Parece que a lei é ambígua --é a informação que eu tenho. Também não estou muuuiiito por dentro da legislação, posso dizer aqui algum despropósito. São as informações que tenho. Estou me baseando nelas e na minha intuição pessoal.
      O Procure Saber também faz lobby pelo pagamento de royalties aos biografados ou a seus herdeiros. Em nota, Djavan disse que "editores e biógrafos ganham fortunas enquanto aos biografados resta o ônus do sofrimento e da indignação". O grupo de fato acha que, no Brasil, escritores enriquecem com suas obras?
      Não acredito que seja esse o problema central. Não acredito que a reparação financeira resolva tudo, não acredito que o Roberto Carlos queira reparação financeira. Não é disso que se trata. Não se falou de dinheiro em reunião nenhuma [dos integrantes do Procure Saber], que eu me lembre. Cada um pode ter sua posição. Eu não acho que seja o momento de levantar essa questão.
      Colaboraram MATHEUS MAGENTA e JULIANA GRAGNANI, de São Paulo

      BIOGRAFIAS
      Chico pede desculpa por negar que deu entrevista a biógrafo
      Compositor acusara Paulo César de Araújo de mentir sobre conversa; autor mostrou fotos do encontro
      Direito à privacidade é argumento do músico e da família de Leminski para defender autorização prévia
      DE SÃO PAULOO músico Chico Buarque pediu desculpas ontem por ter negado a informação de que dera entrevista para Paulo César de Araújo, biógrafo de Roberto Carlos. O autor sempre citara Chico como uma das fontes da obra, tirada de circulação por Roberto.
      "No meio de uma entrevista de quatro horas, 20 anos atrás, uma pergunta sobre Roberto Carlos talvez fosse pouco para me lembrar que contribuí para sua biografia. De qualquer modo, errei e por isto lhe peço desculpas", afirmou Chico, em nota enviada por meio de sua assessoria.
      Chico havia negado a entrevista em texto publicado no jornal "O Globo" anteontem. O texto dizia: "Lamento pelo autor, que diz ter empenhado 15 anos de sua vida em pesquisas e entrevistas com não sei quantas pessoas, inclusive eu. Só que ele nunca me entrevistou".
      Depois da publicação do artigo de Chico, Araújo afirmou à Folha que a entrevista havia de fato ocorrido na tarde de 30 de março de 1992. O biógrafo enviou fotos da conversa com Chico para comprovar sua afirmação.
      "A [entrevista] de Chico, como tantas outras, foi filmada e também está registrada em fotos. Ele se esqueceu", disse Araújo.
      Chico fez, no entanto, uma ressalva, argumentando que apenas uma das perguntas foi sobre sua relação com Roberto Carlos: "Pelo que ele diz, foi uma entrevista de quatro horas onde falamos sobre censura, interrogatórios, diversas fases e canções da minha carreira. Ainda segundo ele, uma das suas perguntas foi sobre a minha relação com Roberto Carlos nos anos 60".
      PRIVACIDADE
      O artigo escrito por Chico contestava a veracidade de fatos publicados em biografias no Brasil. "Pensei que o Roberto Carlos tivesse o direito de preservar sua vida pessoal. Parece que não", escreveu.
      Chico faz parte do grupo Procure Saber, que defende o pedido de autorização prévia para a publicação de obras do tipo, além de pagamento ao biografado.
      O respeito à privacidade também é o argumento usado pelas filhas do poeta Paulo Leminski e sua ex-mulher, Alice Ruiz. Em nota enviada ontem à imprensa, os familiares do autor paranaense deram justificativas para a proibição de duas obras sobre a vida de Leminski.
      A reedição do livro "Paulo Leminski - O Bandido que Sabia Latim" (ed. Record, 378 págs.), de Toninho Vaz, e a nova obra "Passeando por Paulo Leminski", de Domingos Pellegrini, foram barradas, segundo a família do poeta, "pela ausência de autorização expressa aos escritores para inclusão de imagens e poemas de Paulo Leminski, direitos pertencentes às herdeiras, garantidos pela Lei de Direitos Autorais".
      As herdeiras de Leminski dizem não haver autorizado a publicação em razão da inclusão de trechos nas biografias que "violam a intimidade e honra do poeta, bem como da própria família, direitos personalíssimos assegurados constitucionalmente".