DE SÃO PAULO
"Marighella" (Companhia das Letras), de Mário Magalhães, é a vencedora na categoria biografia do Prêmio Jabuti 2013. A categoria foi anunciada pelo curador José Luiz Goldfarb, durante a apuração de votos da segunda fase, ontem, como "ameaçada de extinção" --uma referência ao debate sobre a necessidade de autorização dos retratados para publicação.
A obra teve média final de 29,5 pontos na avaliação dos três jurados da categoria --cujos nomes só serão revelados em 13 de novembro, na cerimônia de entrega.
Em segundo lugar, ficou "A Carne e o Sangue" (Rocco), de Mary del Priore, sobre o triângulo amoroso entre D. Pedro 1º, D. Leopoldina e a Marquesa de Santos, com 27,83 pontos, e "Getúlio: Dos Anos de Formação à Conquista de Poder (1882-1930)" (Companhia das Letras), de Lira Neto, com 26,67 pontos.
Magalhães e Neto estão entre os autores mais ativos no debate sobre biografias. Dias atrás, Magalhães fez em seu blog um texto afirmando que biógrafos não fazem fortunas com suas obras. Pelo primeiro lugar, receberá R$ 3.500. Caso se torne o vencedor na categoria livro do ano de não ficção, ganhará mais R$ 35 mil.
Até a conclusão desta edição, apenas 11 das 28 categorias tinham sido apuradas, e nenhuma delas auditada (os resultados ainda passariam por auditoria até a manhã de hoje).
Nenhum comentário:
Postar um comentário