sábado, 26 de outubro de 2013

A andorinha Lola, criada por Laerte, ganha livro; veja tiras da personagem

folha de são paulo

A andorinha Lola, criada por Laerte, ganha livro; veja tiras da personagem

PUBLICIDADE
 
BRUNO MOLINERO
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto

Lola, a andorinha que voa na última página da "Folhinha" toda semana, vai bater asas em um livro.
A obra se chama "Lola, a Andorinha" e traz tiras da ave desde seu "nascimento", em junho de 2010.
"Mas a ordem do livro não é a mesma em que elas saíram no jornal. A Lola é livre até nisso", diz Laerte, que inventou a personagem para a "Folhinha".
Laerte
FOLHINHA - Lola, personagem do cartunista Laerte ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Capa do livro "Lola, a Andorinha"
Na época, o caderno passava por uma mudança gráfica. Com a reforma, Laerte deixou de ilustrar uma página inteira a cada 15 dias e passou a fazer uma tira semanal.
"Precisei inventar novas histórias em um novo espaço, mas não queria trabalhar com os personagens que eu já tinha. Então criei um passarinho, que é simples e leve", conta.
E ela também é tão livre que às vezes desaparece. Isso aconteceu no início do ano, quando ela "tirou férias" de dois meses, e Laerte a substituiu por desenhos livres.
"É ótimo poder dar 'tchau' para a Lola de vez em quando. Um personagem demanda muito engajamento, às vezes o cartunista se torna refém dele. Mas nunca tive a intenção de sumir definitivamente com ela", afirma.
A coletânea de tiras pode ajudar a matar a saudade na próxima vez que a andorinha desaparecer. "É um movimento natural. Assim como a Lola, outros personagens meus também fizeram o caminho do jornal ao livro", diz Laerte, que autografará a obra amanhã, a partir das 10h, na praça Benedito Calixto, em São Paulo.
-
Laerte, 62
Cartunista importante para a história dos quadrinhos no Brasil.
Avener Prado - 4.mai.13/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 04-05-2013: Quadrinistas Laerte e Angeli estiveram em bate-papo na abertura da exposição "Abobrinhas da Brasilônia", de charges políticas do Glauco Vilas Boas. (Foto: Avener Prado/Folhapress, ILUSTRADA) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Laerte, cartunista
Tem no currículo obras como "Piratas do Tietê", "Suriá" e "Los 3 Amigos", esta última feita em parceria com Angeli e Glauco (1957-2010). Desde 1991, faz tiras para a Folha.
No jornal, assina atualmente uma tirinha diária na "Ilustrada" e cria as histórias da Lola para a "Folhinha".


"Lola, a Andorinha"
AUTOR Laerte
EDITORA Narval Comix
PREÇO R$ 40,50
INDICAÇÃO a partir de 3 anos

Um comentário:

  1. isso foi horrivel eu adoro o Laerte mas odeio pessoas que ficam postando coisas sobre ele e as tirinhas

    ResponderExcluir