sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tati Bernardi

folha de são paulo

Conexões de amor sobre IP

Ouvir o texto

- Eu fui ao dermatologista e ele achou estranha uma pinta da minha perna e arrancou. Até hoje não saiu o resultado. Tô meio nervosa.
- Eu tava atrasado e corri tanto que desmaiei. Era um subidão...eu tô sempre atrasado.
- Eu adoro batata. Eu quero comer batata o tempo todo, pro resto da vida. Com queijo. Eu adoro queijo e batata.
- Eu deveria ler mais. Eu sou um cara meio sozinho, deveria ler mais.
- O Lobo da Estepe é sobre um cara solitário. Todo cara solitário é na verdade um egocêntrico... talvez você só consiga ler o que fala sobre você. O excêntrico é o egocêntrico que se excedeu. Eu sempre me apaixono por falsos fofos.
- Eu não sou falso fofo. Eu sou falso e sou fofo, mas não um falso fofo.
- É sempre por esses tipos que eu me apaixono.
- Eu adoro Red Hot.
- Aff...já era né? Eu adoro Hot Chip.
- Preciso ir.
- Ontem eu sai com um cara. Ele tem uma tatuagem de nuvem na nuca. Achei que o cheiro forte que eu sentia era cheiro de homem, mas comecei a perceber que ele ia muitas vezes ao banheiro do restaurante e nunca pedia comida. Aquele cheiro era de pó. Gente que cheira tem um cheiro de azedo perto do coração.
- Preciso mesmo ir. Depois te chamo.
- O tempo do outro demora uma eternidade. O tempo do outro demora duzentas mil vezes o espaço que eu dou para o tempo do outro. Eu preciso ver a outra pessoa para saber se de fato gosto dela, mas não consigo. Minha ânsia de amar é tão grande que me apaixonei criança por um vulto e até hoje fico pegando coisas reais para tentar preenchê-lo, mas o amor vive vazio. É como se eu tivesse te comprado, ou melhor: te inventado. A pior vingança de quem ousa inventar um amor é o personagem criar vida própria. Eu não respeito você. Não me importa sua hesitação. Qualquer tempo seu longe de mim é uma ofensa pessoal.
- Eu só tô te conhecendo, entende? Foi legal e tudo. Mas amor? Quem é que ama em uma semana?
- Eu
- Você acha que me ama, mas você não ta me vendo. Você tem uma sala na sua cabeça. Uma sala com um homem sentado no centro dela. Esse homem tem uma xícara de chá e um quadro e um tapete. Você não ama, você faz entrevista de ator pra cena que tem na sua cabeça. Você quer saber exatamente o que eu penso desde que seja exatamente o que você quer que eu pense. Você me chama de frio mas frieza é desconsiderar totalmente a outra pessoa como você faz. É desrespeitar o tempo dessa pessoa. É impor a sua realidade a essa pessoa. A maior vingança de um personagem é ter vida real e eu tenho vida real e você não suporta essa vingança. Toda a sua inteligência não foi capaz de colocar roteiro no mundo e então você anda por aí com suas olheiras e enjôos e medos e dores nas costas e cinismos e maldades. Como se todo mundo te devesse desculpas por não estar se movimentando de acordo com a sua direção. O amor é bem mais humilde que isso. Isso é desejo e desejo torto. E porque ainda não é amor, você cava a terra como um cachorro que precisa esconder o ossinho da dor. Você quer roer eternamente o seu vazio escondido no lugar onde sua flor idealizada nunca nasce e nem nunca vai nascer.
- Tá, depois me chama então.
tati bernardi
Tati Bernardi é escritora, redatora, roteirista de cinema e televisão e tem quatro livros publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário